Plantas medicinais

Campânula ajuda a tratar tosse: veja os benefícios da planta

Por Alan Costa, em 27/02/2018 (atualizado em 23/09/2021)
campanula

A campânula são flores muitos benéficas para saúde, são originárias da Europa e florescem duas vezes a cada ano, são conhecidas pelo nome de sinos, flor-de-sino e sininho também. Recebem esse nome pois suas flores apresentam formato parecido com o de um sino.

benefícios da campânula

Originária do Mediterrâneo, a campânula, como outras plantas de origem europeia, não se dá muito bem com o calor, então se você mora em uma região próxima ao equador, lembre-se de deixá-la à meia sombra. Porém, essa baixa resistência ao sol torna-a perfeita para ornamentar o ambiente dentro da sua casa ou apartamento.

Para que Serve a Campânula:

Desde a sua raiz não tem amido nelas, mas é uma fábrica de frutose em vez de glicose tradicional e por esta razão repetimos, pode ser consumido de modo seguro por diabéticos. Usando ela como um remédio útil para combater infecções da cavidade oral, você pode fazer dela um excelente gargarejo.

Benefícios da campânula:

Graças aos benefícios da campânula, ela é um excelente tônico aromático e estimulante dos órgãos secretores. Apesar de não ser muito usada nos dias de hoje, pode ser empregada para tratar tosse seca e irritável, ou até mesmo a tosse catarral úmida. Com sua ação antibacteriana, a planta desinfeta os pulmões, de forma que o muco é mais fluído. Pode ser usada também para tratar a convalescença, atuando sobre o sistema digestivo e respiratório, recuperando a vitalidade e melhorando o apetite.

Pode ser usada ainda para combater vermes e parasitas intestinais, além de ser um ótimo remédio natural para tratar bronquite catarral, dores ciáticas e nevralgias. Suas propriedades envolvem sua ação como estimulante, antidisentérica, sudorífica, antisséptica, tônica, antibiótica, diurética, vermífuga, sedativa, colerética e emética. Além dos benefícios já citados, a água destilada feita com a planta e suas raízes ajuda a remover manchas da pele.

Modo de usar a campânula:

A planta possui um princípio ativo amargo que é conhecido como helenina, além dos óleos voláteis inulenina, mucilagens, entre outros, sendo bastante usada na fórmula de diversos medicamentos. Quando transformada em forma de frutose, é usada na confecção de um pão preparado para diabéticos.

para que serve campânula

Dicas de cultivo:

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e mantido úmido. A campânula é proveniente de clima ameno, subtropical, e não tolera o calor tropical. No Brasil ela vegeta bem no sul e em regiões serranas do sudeste. Adubações quinzenais durante o crescimento vegetativo e floração estimulam intenso e prolongado florescimento.

Espécimes altos podem necessitar de tutoramento com amarios e estacas para não tombar. Para florações sucessivas, convém cortar as inflorescências velhas. Apesar de perene na forma típica, a campânula perde a beleza e o vigor após dois anos, desta forma, recomenda-se a reforma bienal dos canteiros. Multiplica-se por sementes, que germinam entre 7 a 21 dias após o plantio.

Sair da versão mobile