Alimentos Saudáveis

Shoyu: Para que serve, valor nutricional e benefícios

Por Alan Costa, em 19/02/2018 (atualizado em 10/08/2023)
beneficios do shoyu

Os benefícios do shoyu são variados, pois, possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, o molho de shoyu, preparado com grãos de soja fermentados e salgados por salmoura, tem alto poder de conservação de alimentos e era essa sua finalidade original, quando foi originalmente inventado pelos chineses.

Atualmente, o shoyu tem sido utilizado como condimento para o preparo de uma enorme variedade de alimentos, devido, principalmente, ao seu sabor marcante e intenso. Muito popular no Brasil, o Molho shoyu pode trazer benefícios à saúde, mas seu consumo deve ser moderado, principalmente por pessoas hipertensas.

benefícios do shoyu

Valor nutricional do shoyu:

Até o momento, já se sabe que a soja é rica em proteínas, ferro, cálcio e vitaminas, principalmente as do complexo B, conhecidas como “vitaminas da disposição”, devido aos seus efeitos benéficos sobre o sistema nervoso e disposição mental.

Benefícios do shoyu para saúde:

1. Desenvolvimento Fetal:

O molho shoyu é uma fonte de vitamina C, B e E. O molho shoyu também esta cheio de nutrientes essenciais, como cálcio, manganês, fósforo, magnésio, ferro e cobre. A vitamina C e o folato ajuda na produção de células sanguíneas e ácido fólico, necessários para o desenvolvimento fetal.

As mulheres grávidas podem consumir o Molho shoyu para garantir que seu corpo obtenha uma quantidade necessária de nutrientes para o desenvolvimento adequado do feto.

2. Baixar a Pressão Arterial:

Pacientes com pressão alta tendem a consumir mais sódio e menos potássio. Alimentos ricos em potássio podem expulsar o excesso de sódio do corpo. Isso pode ajudar a reduzir a pressão sanguínea do corpo. O molho shoyu contém uma boa quantidade de potássio. Então, se você está sofrendo de alta pressão arterial, você pode consumir para fornecer à seu corpo o potássio que ele precisa.

3. Para digestão:

Shoyu é rica em fibra solúvel (100 g contêm fibras 5,3 g). A fibra solúvel é necessário para melhorar a digestão. É altamente recomendado para prevenir e curar a constipação. Também é altamente eficaz em proteger contra a infecção do trato digestivo. Portanto, comer shoyu pode ser altamente benéfico para o sistema digestivo.

4. Limpar as artérias:

Não é nenhuma novidade que o shoyu possui diversos Princípios ativos que são essenciais para nossa saúde, é rico em ômega 3 que é capaz de evitar a formação das placas de gordura na parede das artérias e garantir a flexibilidade das veias e artérias, afastando o risco de doenças como hipertensão, aterosclerose, infarto e derrames.

5. Contra diabetes tipo 2

O molho shoyu ajuda na prevenção do diabetes tipo 2. Pode reduzir a resistência à insulina aumentando a síntese dos receptores de insulina. Além disso, só ocorre na presença de outros suplementos dietéticos essenciais, como boa quantidade de gordura poli-insaturada.

Um bom nível de ingestão de molho shoyu pode diminuir o risco de diabetes tipo 2 e outros problemas crônicos de saúde. Isso também pode prevenir outros problemas relacionados ao metabolismo da insulina e açúcar no sangue.

6. Como antioxidante natural

Não é nenhuma novidade que o shoyu, assim, como muitos frutos e peixes do mar, é rico em ômega 3, que é o poderoso antioxidante, responsável pela maioria das vantagens nutricionais oferecidas pelos pescados.

Para atletas, os frutos do mar também ocupam um lugar especial nas refeições, por serem ótimas fontes de nutrientes como zinco, cálcio, selênio, ferro, vitamina C e proteínas de alto valor biológico e gorduras poli-insaturadas.

7. Fortalecer o vaso sanguíneo

O molho shoyu contém os poderosos fito-antioxidantes, como ômega-3 e ômega-6, que podem proteger os vasos sanguíneos de lesões e hemorragia. Este nutriente é útil na ligação do revestimento dos vasos sanguíneos e ajuda a defender as células de ataques dos radicais livres e depósito de colesterol.

O processo de ligação aumenta a fluidez e flexibilidade dos vasos sanguíneos que ajuda a regular a pressão arterial do corpo.

8. Ajudar perder peso

O shoyu possui boa quantidade de vitamina C, essa vitamina A ajuda a metabolizar o carboidrato do corpo transformando-o em energia, dessa forma, mesmo contendo muitas calorias, pode auxiliar na perda de peso se consumido com moderação.

9. Por ser rico em vitamina A e C

O shoyu contem a vitamina A e por isso mantém nossos olhos saudáveis, e você pode ver os benefícios disso quando você for muito mais velho. E quanto à vitamina C, seus benefícios são mais conhecidos. Mantém sua imunidade forte, a pele em boas condições, mata os radicais livres, evita distúrbios cardíacos, etc.

shoyu

10. Prevenir a osteoporose

A maioria das mulheres são propensas a Osteoporose. Esta doença é causada devido à idade e o enfraquecimento dos ossos. O teor de fitoestrógeno no molho shoyu pode aumentar a absorção de cálcio pelo organismo e prevenir a perda de massa óssea.

11. Impedir o sangramento

A erva de shoyu é conhecida por suas propriedades hemostáticas, ou seja, impedindo a perda de sangue. Assim, esta erva é benéfica na redução de sangramento no caso de pilhas e lesões. Como sementes moídas podem ser aplicadas como uma pasta para picares e picadas de insetos.

12. Contra o envelhecimento

O molho shoyu também pode reduzir os sinais visíveis de envelhecimento, como descoloração da pele, rugas, manchas escuras, linhas finas, etc. A medida que envelhecemos nosso corpo tende a perder estrogênio, o hormônio vital que mantém a elasticidade da pele. Os fitoestrógenos presentes no Molho shoyu ajuda a produzir mais estrogênio no corpo para reduzir rugas e linhas finas.

13. Induz a lactação

Como o shoyu é rico em ferro e cálcio, é muito bom para as mães lactantes, bem como as mulheres grávidas. Aumenta as secreções das glândulas mamárias para estimular a produção de leite. Além disso, fornece força e energia para novas mães após o parto.

Misturar 1 colher de chá de shoyu em pó em um copo de leite morno. Adicionar um pouco de mel para o sabor. Beber diariamente à noite (após o jantar) por várias semanas.

14. Saúde ocular

Uma das vitaminas mais importantes encontradas nesta fruta é a vitamina A, bem como outros carotenoides que ajudam a proteger o corpo. Além disso, os carotenos são essenciais para a saúde dos olhos, pois atuam como antioxidantes para reduzir ou eliminar as cataratas, além de prevenir a degeneração macular nas células oculares.

15. Prevenir a menopausa

Durante a menopausa, a produção de estrogênio no corpo de uma mulher é diminuída. Além disso, esta queda repentina de estrógenos pode causar muitos problemas de saúde em mulheres pós-menopáusicas.

Elas estão em maiores riscos de doenças relacionadas com o coração, diabetes e obesidade. Além disso, também pode causar depressão, alterações de humor, insônia e vários outros transtornos psicológicos.

Veja Também através do vídeo abaixo, outros benefícios do shoyu para saúde:

Sair da versão mobile