Benefícios dos Óleos

Óleo da Árvore do Chá: Para que serve, valor nutricional e benefícios

Por Alan Costa, em 16/02/2018 (atualizado em 23/08/2023)
oleo da arvore do cha beneficios

Os benefícios do óleo da árvore do chá são diversos, pois ele possui as principais propriedades que são necessárias para o bom funcionamento e boa manutenção da saúde do corpo. Além disso, o da árvore do chá, como todos os óleos essenciais, tem um elevado poder de penetração na pele. Misturando um par de gotas deste óleo no creme habitual resulta num tratamento eficaz contra o acne. Útil tanto para o cabelo oleoso como para o seco, uma vez que regula a atividade das glândulas sebáceas do couro cabeludo.

Devido à sua ação antifúngica, ajuda a combater a caspa, adicionando umas gotas de óleo ao xampu habitual, de preferência neutro. É utilizado para diminuir o comichão e irritação do couro cabeludo bem como para a prevenção da infestação de piolhos.

Benefícios do óleo da árvore do chá para saúde:

1. É um excelente cicatrizante:

A propriedade cicatrizante do óleo da árvore do chá faz com que cure as feridas e protege-o de infecções bacterianas. Além disso, ele pode beneficiar neutralizando ou mesmo reduzindo as marcas de cicatriz e manchas deixadas por erupções, furúnculos, da varíola, e acne.

2. Trata dor na garganta:

O óleo da árvore do chá pode ajudar com alguma inflamação das membranas mucosas, que desempenha um papel na dor de garganta, mas mais significativamente ela pode lutar contra uma infecção.

Veja Também: Os 10 Potentes Remédios Caseiros Para Dor de Garganta

3. Elimina caspa e piolhos:

Uma pesquisa indica que shampoos, juntamente com 5% de óleo, cura caspa e ajudar a se livrar dos piolhos. Você também pode fazer seu próprio shampoo, simplesmente através da combinação de 1 gota de óleo da árvore do chá em um shampoo regular. Massageie a mistura em seu couro cabeludo e depois enxágue.

4. Alivia infecções de ouvido:

As infecções do ouvido podem ser causadas por bactérias ou fungos, caso em que é adequado para ambos. Embora não defendamos o seu uso nos casos em que existe uma transmissão visível do pus de ouvidos (como você precisará de antibióticos), ele pode efetivamente ser usado para tratar pequenas coceiras ou infecções do ouvido que acompanham o resfriado comum.

Veja Também: As 10 Dicas com Azeite de Oliva Para Infecção no Ouvido

5. É um ótimo antimicrobiano:

Os micróbios não resistem uma oportunidade contra este óleo, porque é uma substância antimicrobiana eficaz. Pode matar e afastar os micróbios particulares (protozoários) que são responsáveis pela febre exótica grave e malária.

6. Trata queimaduras solares:

A queimadura solar pode ser uma condição dolorosa, mas pode ser gerenciada pela aplicação de agentes anti-inflamatórios calmantes, como o óleo da árvore do chá. A natureza hidratante ajuda a evitar a perda excessiva de água e suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a acalmar a pele vermelha macia.

7. Bom para couro cabeludo:

Este óleo também é aplicado no couro cabeludo, porque permite ter uma boa saúde do mesmo. Suas propriedades fazem com que devolva a saúde do couro cabeludo e de todo o cabelo.

8. Possui qualidades de expectorante:

Embora você não consiga beber, ainda tem algumas qualidades medicinais quando inalado. Sendo um óleo volátil essencial, você pode massagear no peito em uma base de petróleo com óleo de cânfora e menta, ou cristais de mentol, e deixar as propriedades descongestionantes naturais funcionarem para quebrar o muco e congestão nasal.

9. Funciona como relaxante:

É perfeito para as massagens. Quando misturado com óleo de amêndoas doces, você o converte em um óleo perfeito para se desconectar. Além disso, graças ao seu aroma intenso e tão característico, você consegue relaxar muito mais.

10. Ajuda a gerenciar a psoríase:

A psoríase é uma desordem auto-imune que causou o derramamento rápido da pele, forçando células da pele imatura a migrar para a superfície para substituir as perdas. Essa perda rápida às vezes leva a acumulação em áreas específicas, causando aquelas placas brancas clássicas. Os agentes anti-inflamatórios ajudam a aliviar a psoríase à medida que diminuem a taxa de migração dessas células e também aliviam a coceira e a ternura que acompanham. Aplicar duas vezes por dia ou conforme necessário para as áreas afetadas.

11. Possui propriedade balsâmica:

Este óleo tem propriedades balsâmicas que geralmente melhoram a saúde. Ele estimula a absorção de nutrientes dos alimentos e fornece defesa contra doenças, o que significa que, em geral, é apenas um acessório otimista para nossas vidas.

12. É um ótimo inseticida:

Não há qualquer dúvida de que um óleo tão mortal para vírus e bactérias provavelmente será bem-sucedida para insetos. O óleo da árvore do chá é um excelente dissuasor de insetos e inseticida. Ele não permite parasitas juntamente com outros insetos, como mosquitos, pulgas, piolhos ou moscas se aproximem de alguém que tenha esfregado este óleo sobre o corpo.

Ele mata insetos internos, bem como vermes, como vermes intestinais, vermes redondos, vermes de fita e vermes de gancho, uma vez que pode ser absorvido pelo corpo e pele.

Outros benefícios óleo da arvore do chá:

  • É capaz de reduzir o tamanho das verrugas.
  • Pode eliminar infecções de faringe quando misturado com água e limão e se faz gargarejos com ele.
  • Elimina a placa dentária, fazendo gargarejos com ele.
  • Elimina os odores do pé de atleta.
  • Pode eliminar os fungos da área íntima, aplicando o óleo de maneira regular.
  • Ajuda a eliminar os fungos que aparecem nas unhas e que as deixam quebradiças.
  • Ajuda a limpar os olhos de maneira segura, especialmente quando há sujeira.
  • Alivia os sintomas incômodos das hemorroidas.
Sair da versão mobile