Benefícios do Chás

Chá de Quebra Pedra: Benefícios, receitas e efeitos colaterais

Por Alan Costa, em 21/12/2017 (atualizado em 21/08/2023)
beneficios do cha de quebra pedra

O chá de quebra pedra possui muitos nutrientes que podem ser relevantes para manter a saúde em dia. Além disso,  a planta medicinal que também é conhecida como Pimpinela branca, Saxífraga, Arranca-pedras, Quebra-panela, Conami ou Fura-parede, e que traz benefícios para a saúde.

Além disso, o chá de quebra pedra (Phyllantus) é um dos mais populares chás medicinais utilizados no nosso país. Os benefícios são voltados aos rins, sendo ótimo diurético e também famoso por eliminar cálculos renais, que são comumente chamados de “pedras nos rins”.

Essa planta que normalmente nasce em pequenos espaços entre pedras, pode ser encontrada em quintais, passeios de calçadas, entre fendas de muros e etc., fato que populariza seu uso como chá medicinal.

Benefícios do Chá de Quebra Pedra Para Saúde:

1. Alivia as dores:

O fitoquímico geraniin também possui um efeito analgésico, diminuindo a dor. Um experimento do ano de 1996 isolou o fitoquímico da planta e concluiu que ele é um analgésico sete vezes mais potente do que substâncias como a aspirina, por exemplo.

2. Combate ao Inchaço:

O chá de quebra pedra possui propriedades diuréticas, ou seja, que estimulam a eliminação de água por meio da urina. Isso é benéfico para quem sofre com retenção de líquido no corpo, uma condição que causa inchaço. Assim, ao eliminar o excesso de água presente no corpo, a pessoa também pode se livrar do indesejado inchaço.

3. Ameniza os sintomas da menopausa:

Esse benefício ocorre por causa dos fitoesteroides presentes nessa planta, especificamente as lignanas. Esses esteroides imitam a ação dos hormônios estrógenos, hormônios que estão baixos no período da menopausa.

Além disso, o chá atua, então, como um repositor hormonal natural desse hormônio amenizando os sintomas da menopausa como calor excessivo, dores nas articulações e no trato urinário, cansaço, insônia, ansiedade, nervosismo, irritabilidade, alterações do humor, alteração de peso (geralmente ganho de peso), entre outros sintomas.

4. Melhora a saúde do fígado:

Uma pesquisa clínica identificou que ela tem a habilidade de proteger o fígado, ajudando inclusive a prevenir contra o desenvolvimento de câncer no órgão.

5. Ajuda a emagrecer:

Na verdade, a bebida pode auxiliar a perda de peso justamente pelo motivo citado no tópico acima. É que o inchaço causado pela retenção hídrica dá a impressão de que o corpo está mais cheio e maior. Logo, sua eliminação dá a aparência de uma silhueta mais fininha.

Além disso, substituir bebidas mais calóricas como refrigerantes, sucos industrializados, cafés cremosos e achocolatados pode trazer uma diminuição na quantidade de calorias consumidas diariamente.

6. Previne o aparecimento de doenças:

As substâncias antioxidantes presentes nessa planta exercem o efeito protetor do organismo. Essas substâncias, representadas pelos flavonoides, protegem o corpo contra o aparecimento de doenças como o câncer, doenças cardiovasculares e doenças degenerativas. Além disso, as substâncias antioxidantes combatem o envelhecimento precoce conferindo mais saúde à pele.

Esses benefícios ocorrem porque os antioxidantes combatem os radicais livres, compostos que surgem no organismo frutos de processos metabólicos naturais ou através de meios externos como poluição, estresse, sustâncias químicas, álcool, fumo, radiação natural e artificial, alimentação rica em gorduras, açúcar refinado e aditivos químicos, entre outros meios.

7. Protege contra toxicidade do álcool:

Existem pessoas que utilizam a erva antes de sair para beber. O objetivo disso é diminuir a eficiência do álcool em sua ação de danificar as células cerebrais. Acredita-se ainda que o chá de quebra pedra pode auxiliar o fígado a trabalhar de maneira mais eficaz, depois da bebedeira.

8. Promove a saúde dos rins:

Além disso, o chá de quebra pedra é conhecido por combater o aparecimento de pedras nos rins e as cólicas renais e por limpar e estimular os órgãos. Entretanto, é importante saber que enquanto alguns médicos acreditam que a bebida auxilia a evitar a formação de cálculos renais, a eficiência de sua utilização para eliminar pedras nos rins ainda não foi comprovada.

9. Trata problemas hepáticos:

O chá de quebra pedra é muito utilizado para tratar problemas hepáticos devido a sua ação medicinal comprovada cientificamente. Ele, além de tratar icterícias e afecções hepáticas, evita a toxicidade desse órgão, combate o vírus da hepatite B e ajuda a prevenir pedras na vesícula biliar. Com todos esses benefícios, observamos, então, que essa planta exerce um efeito protetor sobre o fígado.

10. Previne derrames:

No mesmo sentido, o chá de quebra pedra auxilia na prevenção de derrames também por atuar na redução da pressão arterial.

11. Mantem a saúde do trato digestivo:

O chá de quebra pedra pode ser utilizado para auxiliar o tratamento de problemas do trato digestivo como gases, diminuição de apetite, dor de estômago, infecções intestinais, disenterias e prisão de ventre. A planta utilizada no preparo da bebida é capaz de criar um ambiente no intestino desfavorável para as bactérias intestinais.

12. Promove a saúde do coração:

Podemos afirmar que a planta beneficia a saúde do coração devido ao fato de que ela trabalha contra a elevação da pressão arterial. Isso porque a pressão arterial alta aumenta as chances de sofrer ataques cardíacos.

13. Baixa a pressão arterial:

O chá de quebra pedra é composta por uma substância chamada geraniin. Além disso, trata-se de fitoquímico que inibe a enzima conversora da angiotensina (ACE, sigla em inglês), que atua na elevação da pressão arterial.

Além disso, a planta contém outros componentes que inibem uma substância vasoconstritora chamada endotelina-1. Isso é relevante porque um vasoconstritor aperta (constringe) as artérias de modo a fazer com que a pressão arterial cresça.

Outros Benefícios do Chá de Quebra Pedra:

Além desses benefícios citados, o chá ainda oferece outros efeitos para a saúde, entre eles:

  • Diminui as taxas de glicose sanguínea;
  • Tem ação antibacteriana;
  • Tem ação antiespasmódica;
  • Exerce efeito diurético;
  • Alivia os sintomas da azia;
  • Melhora os sintomas da prisão de ventre.

Receitas de Chá de Quebra Pedra:

1. Chá de quebra pedra para evitar câncer:

Ingredientes:

– 40 gramas de quebra pedra fresca;
– 1 litro de água;

Modo de Preparo:

  1. Coloque as 40 gramas da erva em um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue.
  2. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos.
  3. Em seguida, é só coar e beber.

Observação: Além disso, essa mesma receita desse chá serve para cálculos renais, tome o chá à vontade durante o dia por três semanas. Pare sete dias e, se necessário, repita.

2. Chá de Quebra Pedra Para Diabetes:

Ingredientes:

– 75 gramas da erva fresca;
– 1 litro de água;

Modo de Preparo:

  1. Em primeiro lugar, coloque as 75 gramas da erva em um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue.
  2. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos.
  3. Em seguida, é só coar e beber.
Sair da versão mobile