Plantas medicinais

Pimenta de macaco Combate a má digestão: veja 10 benefícios da planta

Por Alan Costa, em 23/02/2018 (atualizado em 24/09/2021)
pimenta de macaco

Os benefícios da pimenta de macaco  desta fruta exótica são muitos e variados, pois, possui muitas propriedades que podem ser aplicadas à medicina natural, o que acarreta na resolução de muitos problemas de saúde. Nesse sentido, as partes utilizadas são as folhas e os frutos.

Essa é uma espécie que possui semelhança com um arbusto e que dificilmente ultrapassa um metro de altura. Ela possui folhas verdes, oblongas, agudas, irregulares e redondas na base. Já os frutos são bagas que possuem formato de ovo em forma de espiga, com sabor muito acre e picante.

pimenta de macaco

Valor nutricional da pimenta de macaco:

Na composição da pimenta de macaco encontramos uma série de vitaminas como a vitamina A, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina B3, vitamina C, além de Cálcio, Ferro, Cobre, Fósforo e Potássio.

Benefícios da pimenta de macaco:

1. Auxilia no tratamento de feridas:

Os Princípios ativos encontrados na pimenta de macaco são utilizadas em banhos, que são feitos com as sementes para tratamento das feridas. Além disso, as folhas, em banhos demorados, têm sido usados em casos de queda do útero.

2. Combate a má digestão:

Assim como a Pimenta do reino, é carminativa, melhorando o funcionamento da digestão e a circulação por ser picante, sendo vantajoso seu uso como condimento na culinária.

3. Ajuda no tratamento da diabetes:

A pimenta de macaco também é bastante utilizada como uma das insulina vegetal utilizada popularmente para tratamento da diabetes.

4. Regula os vasos sanguíneos:

Ajuda na dilatação adequada dos vasos sanguíneos que ajuda a nos proteger contra certas doenças, como a aterosclerose, colesterol alto, congestionamento cardíaco e dores de peito severas.

5. Combate a dengue:

A pimenta de macaco é uma planta que contém óleo essencial de ação inseticida. Além disso, essa folha, transformada em repelente, pode afastar o Aedes aegypti mosquito causador da dengue. As folhas secas se transformam num líquido poderoso.

6. Beneficia a pele e cabelo:

Graças aos níveis elevados de vitamina A, a Pimenta é ótima para uma pele, cabelo e visão saudável. Além disso, desempenha um papel na hidratação e antienvelhecimento.

7. Auxilia no tratamento de hemorragias:

A pimenta de macaco conhecida cientificamente como Piper aduncum velosso faz parte da família das Piperaceae e tem um odor picante. Além disso, na Amazônia muitas tribos usam os benefícios das folhas da Pimenta como antisséptico. No Peru para estancar hemorragias e para o tratamento de úlceras.

benefícios da pimenta de macaco

8. Fortalece os ossos:

A Pimenta é rica em vitamina A, que é fundamental para o bom desenvolvimento dos ossos, deixando-os fortes e resistentes às fraturas. Além disso, de possuir minerais, como o Cálcio é essencial para manter os ossos saudáveis. Além disso, dessa forma é uma fruta que previne a osteoporose na idade avançada e ajuda na recuperação de lesões ósseas.

9. Trata a diarreia:

A pimenta de macaco possui princípios ativos que funcionam como agentes de lavagens intestinais, ajudando assim, a eliminar os sintomas de diarreia.

10. Beneficia a gravidez:

Ajuda a desenvolver o cérebro, sistema nervoso e sistema imunológico de um feto de forma eficaz. Além disso, o consumo também reduz o risco de aborto durante a gravidez e minimiza a extensão da dor do parto durante o nascimento.

Sair da versão mobile