Plantas medicinais

Arnica é bom para dor muscular: veja 14 benefícios da planta

Por Alan Costa, em 21/02/2018 (atualizado em 27/09/2021)
arnica

As propriedades curativas e os benefícios que a arnica traz ao nosso corpo já são conhecidos há muitos séculos e, cada vez mais considerados pelas medicinas modernas.

arnica

O que atrai na Arnica é a sua capacidade de agir no combate às situações dolorosas (contusões, dores de cabeça, machucados) e seu potencial anti-inflamatório, comprovadamente efetivo, para além do seu uso consagrado como cicatrizante e no combate às hemorragias. Além disso, também é reconhecida em suas ações anti-séptica e analgésica, tônica e estimulante.

Benefícios da arnica para saúde:

1. Para artrite:

Em um estudo de 2002 com 79 adultos com osteoartrite média no joelho, os cientistas notaram uma redução substancial da dor, bem como a rigidez (mais uma melhoria na função) entre aqueles que utilizaram gel de arnica duas vezes por dia durante 6 semanas.

Além disso, uma pesquisa adicional, publicado em 2007 e incluindo 204 indivíduos com osteoartrite nas mãos, demonstraram que o gel de arnica diminuir a dor com tanto sucesso como o ibuprofeno.

2. Benefícios pós-cirurgia(inchaço):

Tendo uma diluição homeopática de arnica pode diminuir um pouco a inflamação pós-operatória, de acordo com uma pesquisa em 227 adultos que passaram por artroscopia em 2006.

3. Benefícios pós-cirurgia(dor):

Numa pesquisa com 190 adultos que teve suas amígdalas retirada em 2007, os cientistas descobriram que aqueles que receberam uma diluição homeopática de arnica tiveram uma pequena redução ainda considerável na dor quando comparados com pacientes que utilizaram um placebo.

4. Para dor muscular:

Tomando uma diluição homeopática de arnica pode ajudar a aliviar a dor muscular, de acordo com uma pesquisa com 82 corredores de maratona em 2003. No entanto, uma pesquisa anterior com 519 corredores descobriu que homeopática foi inadequado para dor muscular consequente de uma corrida de longa distância.

Além disso, arnica é simplesmente um tratamento que é usado para dores musculares.

5. Combate a artrite reumatoide:

Entre os benefícios da arnica destaca-se o fato de ela possuir substâncias anti-inflamatórias capazes de auxiliar no tratamento da artrite reumatoide, uma doença que afeta milhões de pessoas em todo mundo.

Além disso, estudos apontam que o uso do gel desta planta diminui a dor e a rigidez presente nos joelhos e nas mãos dos pacientes que sofrem desta doença. A compressa com o chá de arnica também é muito recomendada para amenizar as terríveis dores causadas nas articulações.

benefícios da arnica

6. Arnica nutre a pele:

Por serem ricas em óleos voláteis, ácido carbônico, flavonoides e demais substâncias benéficas, as flores de arnica contribuem para nutrir e hidratar a pele, mantendo-a com um aspecto muito mais rejuvenescido.

Além disso, Inclusive, esta propriedade medicinal faz com que seja acelerado o processo de cicatrização de feridas, queimaduras, excessiva exposição solar e até mesmo favorece para a prevenção de inflamações na pele, como no caso de acnes, por exemplo.

7. Arnica ajuda a suaviza as estrias:

Outro dos benefícios que proporciona para a saúde da pele é que o extrato desta planta ameniza consideravelmente o aspecto antiestético das estrias provocadas pela gravidez ou oscilação de peso.

8. Combater a queda de cabelo:

Além de fazer um bem imenso para a pele, esta planta exerce um papel fundamental para a saúde dos cabelos. Além disso, a arnica favorece o crescimento e fortalecimento dos cabelos, combate a queda e também rejuvenesce o couro cabeludo. Exatamente por esta razão, esta planta é muito utilizada na fabricação de shampoos, sendo combinada com jaborandi e calêndula, tornando os cabelos macios e flexíveis.

9. Auxiliar no tratamento da caspa:

Ainda com relação à saúde capilar, outra das propriedades da arnica trata-se de ela auxiliar no tratamento da caspa. Um problema reconhecido pela desagradável presença de “escamas” brancas no couro cabeludo. Além disso, isso ocorre porque esta planta é responsável por eliminar o excesso de oleosidade do couro cabeludo, limpando os cabelos e devolvendo-lhes um brilho natural.

10. Aliviar dores musculares:

Por conter propriedades anti-inflamatórias, esta planta é muito eficaz no tratamento de dores musculares, atuando exatamente na causa do problema. Além disso, por este motivo, o gel de arnica é ainda mais recomendado para atletas e até mesmo para pessoas que praticam atividade física com uma certa frequência, auxiliando também no tratamento de contusões, hematomas etc.

11. Favorece a saúde bucal:

Poucas pessoas sabem disso, mas a arnica é tida como uma grande aliada da saúde bucal, sendo bastante utilizada até mesmo para tratar infecções orais. Ao lavar a boca, é possível prevenir ou auxiliar no tratamento de piorreia, gengivite e dor de dente. Além disso, justamente por este motivo, esta planta é muito utilizada pela indústria de produtos de higiene pessoal na fabricação de diversos produtos.

12. Combate o inchaço pós-cirúrgico:

A arnica ingerida em doses homeopáticas tem apresentado excelentes resultados quanto à diminuição do inchaço causado após pequenas intervenções cirúrgicas (no caso de pacientes submetidos a procedimentos de artroscopia).

arnica benefícios

13. Para condições de pele:

Arnica é eficaz como um tratamento homeopático para a pele dura, inflamada. Além disso, ou mesmo seco que tende a ocorrer por causa de escaras, furúnculos, ou talvez, picadas de insetos.

14. Para dor de dente:

Os indivíduos podem recorrer quando tiverem dor de dente, como também sangramento ou até mesmo dores nas gengivas por causa de um acidente de trabalho ou acidental.

Malefícios:

Embora a arnica seja um medicamento 100% natural, ela poderá apresentar alguns efeitos colaterais (no caso de uso indevido), que são:

  • Tonturas;
  • Tremores;
  • Dores do abdômen;
  • Aumento pressão arterial (hipertensão);
  • Enjoos e/ou vômitos;
  • Taquicardia e/ou arritmias;
  • Erupções cutâneas;
  • Alergias;
  • Ocorrência de dermatite e/ou bolhas na pele;
  • Intoxicação (quando ingerida de forma inadequada).
Sair da versão mobile