Doenças e Tratamentos

Balanite: o que é, causas, sintomas e tratamentos

Por Alan Costa, em 28/02/2018 (atualizado em 08/10/2021)
balanite

A balanite é uma inflamação que acomete a mucosa presente na cabeça do pênis. A higiene correta e a ingestão de medicamentos pode solucionar o problema, entretanto ela pode ser facilmente confundida com o câncer de pênis, que também apresenta esse tipo de inflamação. A ida ao médico é essencial para constatar a doença.

balanite

Balanite é um termo médico que pretende caracterizar uma infecção ou inflamação da pele na cabeça (glande) do pênis. Em homens que não são circuncidados, esta área fica coberta por um retalho de pele conhecido como prepúcio.

A balanite pode ocorrer tanto em homens circuncidados como não circuncidados, mas ocorre mais frequentemente em homens que não são circuncidados. Geralmente, os meninos apenas são afetados por esta condição se tiverem um prepúcio muito apertado que se torna difícil de puxar para trás.

O que é balanite?

Balanite é uma inflamação da mucosa que reveste a cabeça do pênis, acompanhada ou não de uma infecção. Quando a pele que recobre a cabeça do pênis também é acometida, usa-se o termo balanopostite.

Causas da balanite:

A balanite é uma inflamação, geralmente causada por infecções ou condições crônicas na pele. higiene inapropriada pode contribuir para esta irritação na pele. Na prática, excesso de higiene abrasiva e a falta dela pode contribuir para o surgimento no problema

Em geral, a condição é causada pela reprodução anormal de bactérias ou fungos. A pele do pênis é o local ideal para a reprodução destes organismos, pois reúne bastante umidade ao redor da glande.

Machucados e pequenas lesões também contribuem com o problema. O mesmo pode ser dito de irritações na área. As irritações podem ser causadas pelas seguintes condições:

  • Não remover totalmente o sabão do pênis, após tomar banho;
  • Utilizar sabonetes com componentes alérgicos;
  • Utilização de sabonetes que ressequem a pele;
  • Utilizar loções ou sprays com componentes alérgicos na região;
  • Alguns laxantes, pílulas para dormir, analgésicos e antibióticos também podem contribuir com irritações.

Sintomas da balanite:

O prepúcio é um retalho de pele que cobre o pênis, e a circuncisão é um procedimento que remove o prepúcio. Os pais decidem se querem ou não ter o seu bebé circuncidado. Geralmente, a circuncisão é realizada logo após o nascimento, a pedido dos pais.

Os sintomas podem afetar tanto a cabeça do pênis (glande) de homens cincuncidados como não circuncidados. Balanopostite é o termo técnico para a inflamação que envolve tanto a glande como o prepúcio, mas o uso comum do termo balanite abrange a inflamação da glande e prepúcio. Existem diversos sintomas gerais que são associados à maioria dos tipos desta condição. Os sintomas aplicam-se tanto à inflamação do prepúcio como da glande do pénis:

  • Vermelhidão;
  • Inchaço;
  • Coceira;
  • Descarga (pode ser grossa, branca e ter odor desagradável);
  • Dor;
  • Queimação;
  • Erupções ou úlceras;
  • Dor ao urinar.

Apesar da condição em si não ser geralmente grave, pode ser um sinal de uma infecção, pelo que você deve visitar um médico se tiver estes sintomas. Nalguns casos, a inflamação pode fazer com que o prepúcio possa apertar de modo que ele não se retrai, uma condição chamada de fimose. O tratamento precoce pode evitar esta complicação.

Se o seu filho apresentar sintomas de balanite consulte um médico para que a sua condição possa ser avaliada e tratada, se tal for indicado. O seu filho também pode precisar de instruções sobre a forma de manter a cabeça do pênis limpa.

Tratamentos:

O tratamento depende da causa. Se o seu problema for causado por uma infecção por fungos, você será aconselhado a usar um creme anti-fúngico. Clotrimazol (Lotrimin, Mycelex) é um medicamento de venda livre muito eficaz, que também é usado para o tratamento de infecções vaginais por levedura e pé de atleta.

Aplique-o na área afetada duas a três vezes por dia durante 10 dias. O médico também pode recomendar e prescrever um tratamento antifúngico, seja em forma de creme ou pílula.

Se você tiver uma infecção com bactérias da pele, você deverá utilizar um creme antibiótico e certificar-se de limpar a área completamente. Ocasionalmente, as pílulas de antibiótico podem ser necessárias.

Quando a pele fica inflamada mas não infetada, você será aconselhado a manter a área limpa e seca, e a evitar quaisquer sabonetes ou loções para a pele que possam agravar a condição. Por vezes, um creme de cortisona pode ajudar a melhorar o problema mais rapidamente.

No entanto, a cortisona pode piorar certas infecções, por isso é melhor evitar este tipo de medicação, a menos que seja prescrita por um médico.

tratamento da balanite

Como prevenir? 

As melhores maneiras de prevenir as balanites são uma boa higiene, com retração da pele do pênis, tratamento da(o) parceira(o) sexual e uso de preservativo nas relações sexuais. Se a pele retrátil recobrir muito a cabeça do pênis, a circuncisão é uma opção por facilitar a higienização.

E assim, proteger o indivíduo contra a balanite, ao facilitar a higienização e evitar o acúmulo do esmegma. Evitar exposição aos agentes irritantes causadores, como pomadas, sabonetes, etc. Retrair o prepúcio após urinar e enxugá-lo com papel higiênico.

Sair da versão mobile