Plantas medicinais

Alface-d’água combate disenteria: veja os benefícios da planta

Por Alan Costa, em 17/02/2018 (atualizado em 28/09/2021)
alface-d'água como usar

A Planta alface-d’água considerada daninha, porém também usada para fins ornamentais. Ela é usada por tribos indígenas da Amazônia principalmente em forma de cataplasma das folhas misturada com sal. Além disso, é mais facilmente encontrada em riachos e lagos, onde deve se ter o cuidado para saber se a água está poluída ou não antes de consumir, pois ela prolifera em águas poluídas.

Um lugar fácil para encontrar elas em bom estado é em qualquer represa, ou seja, um reservatório de água doce parada de fonte confiável. Parece um alface, é uma roseta de folhas.

alface-d’água

O que é alface-d’água?

A alface-d’água é um gênero de planta aquática da família Arum, Araceae. A única espécie que compreende, Pistia stratiotes, é freqüentemente chamada de repolho, alface e Nil.

Propriedades nutricionais:

Além disso, a alface-d’água constitui uma fonte importante de sais minerais como o cálcio, fósforo, ferro, potássio (imprescindível para a actividade muscular e diurético, magnésio (defesa de cãibras musculares) e selénio (anti-oxidante; ajuda a atrasar o envelhecimento).

A alface-d’água é rica em vitamina K essencial na coagulação sanguínea. Também possui quantidades consideráveis de vitamina A (importante para a saúde da pele e das mucosas e ajuda a promover o bom funcionamento dos órgãos da visão) e vitamina C (ajuda na cicatrização, combate infecções, evita a fragilidade óssea e má formação dentária).

No entanto, a fibra mais abundante na alface é a celulose, que não conseguimos digerir. Mas a celulose possui propriedades excelentes para reduzir o contacto do organismo com eventuais substâncias cancerígenas. No fundo a celulose acelera o esvaziamento intestinal diminuindo a pressão no seu interior.

Benefícios da alface-d’água para saúde:

Sendo uma planta flutuante, a alface-d’água obtém todos os nutrientes diretamente da água. Isso a torna uma ótima planta para combater algas. As longas raízes de penas também são um ótimo abrigo para peixes jovens e outros animais selvagens. A alface de água geralmente não requer cuidados, mas existem algumas razões pelas quais ela pode não prosperar.

Além disso, a alface é compatível com a maioria dos peixes, embora peixes maiores, como ciclídeos, possam danificá-lo. No entanto, deve ser completamente evitado em qualquer tanque contendo peixe dourado ou qualquer outro peixe herbívoro de grande porte, pois eles tendem a comer as raízes e até a própria planta.

No entanto, a alface-d’água também possui nutrientes importantes que são muitos eficientes para saúde do corpo humano, e, esses nutrientes são capazes de combater diversas doenças como:

  • Asma,
  • diabete insípida,
  • disenteria,
  • enfermidades da bexiga e rins, estrangúria,
  • hematúria,
  • hemorroida,
  • hidropisias,
  • hemoptises,
  • hérnias infantis,
  • inflamação,
  • oftalmias,
  • tumores causados por erisipela,
  • urinas sanguíneas.

Curiosidade sobre alface-d’água:

A alface-d’água Também utilizada como folha sagrada nos rituais da cultura afro brasileira, principalmente no preparo de água sagrada, denominada de Oju o ró “olhos sagrado”, pelo fato desta erva acompanhar toda iniciação na feitura de santo.

Sair da versão mobile