Plantas medicinais

Yohimbe ajuda a tratar disfunções sexuais: veja os benefícios da planta

Por Alan Costa, em 26/02/2018 (atualizado em 24/09/2021)
yohimbe

A yohimbe muito popular, cuja origem é a África do Sul. A princípio, seu uso era voltado a doenças comuns, como febre e tosse. Ela também foi utilizada em casos de lepra. Além disso, um de seus componentes químicos – a ioimbina – é um alcaloide, que faz com que os vasos sanguíneos se expandam, em todas as extremidades do corpo, inclusive nos genitais.

Esse alcaloide, após estudos da indústria farmacêutica, foi isolado e sintetizado, passando a ser utilizado como medicamento importante no tratamento de impotência.

yohimbe

O que é yohimbe?

O yohimbe é uma árvore originária da África do Sul, conhecida pelas suas propriedades afrodisíacas, que estimulam o apetite e ajudam no tratamento de disfunções sexuais.

O nome científico desta planta é Pausinystalia, e esta pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação ou mercados livres. Além disso, as cascas secas desta planta podem ser usadas na preparação de chás ou tinturas, podendo também ser adquirida na forma de suplementos em cápsulas ou extrato concentrado.

Benefícios da yohimbe para saúde:

No geral, as propriedades da yohimbe incluem uma ação que melhora o desempenho, a disposição e a potência. Esta planta possui um potente efeito afrodisíaco, além de ser responsável por dilatar os vasos sanguíneos, fortificar e prolongar a ereção do pênis.

Essa planta melhorar a circulação sanguínea, libera mais serotonina na corrente sanguínea e ainda combate a depressão leve. Além disso, a yohimbe ajuda no tratamento de diversos problemas como:

  • Ajuda no tratamento da depressão, transtorno do pânico e ansiedade generalizada;
  • Estimula o crescimento muscular, podendo ser indicada para atletas.
  • Estimula o apetite sexual e ajuda a aumentar a líbido;
  • Ajuda no tratamento da disfunção sexual em homens causada por estresse e ansiedade;
  • Auxilia no tratamento de disfunções eréteis, pois dilata os vasos sanguíneos e facilita a ereção;
  • Aumenta a sensibilidade da região íntima da mulher;
  • Além disso, quando indicado pelo médico esta planta medicinal pode também ser usada no tratamento da doença de Alzheimer e da diabetes tipo II.

Como usar?

Geralmente, são usadas cascas secas de yohimbe, para preparar chás caseiros ou suplementos à base de cápsulas, pó concentrado ou extrato concentrado contendo extrato seco da planta.

Como fazer o chá de yohimbe para a disfunção sexual?

O chá de yohimbe  pode ser facilmente preparado usando cascas secas do tronco da planta, do seguinte modo:

Ingredientes:

– 2 a 3 colheres de cascas secas de yohimbe.

Modo de preparo:

  1. Em primeiro lugar, coloque as cascas secas da planta numa panela com 150 ml de água fervente, deixando ferver a mistura durante 10 minutos em fogo baixo.
  2. Passado esse tempo, desligue o fogo, tampar e deixar repousar durante 10 a 15 minutos. Coar antes de beber.
  3. Este chá deve ser bebido 3 a 4 vezes por dia sob orientação médica, durante 2 semanas de tratamento.

É recomendado uso em forma de cápsulas industrializadas para que tenha o efeito esperado deve-se tomar de 18 a 30mg por dia, durante, pelo menos 7 semanas, porque esse é o período que esta planta demora para alcançar seu máximo benefício.

Quando não deve ser usada?

Esta planta medicinal está contraindicada para mulheres grávidas ou amamentando e para pacientes com diabetes, problemas nos rins, fígado ou estômago.

Além disso, esta planta medicinal não deve ser consumida juntamente com remédios para a pressão alta, antidepressivos e medicamentos para o tratamento de transtornos psicológicos como esquizofrenia, por exemplo.

A yohimbe também não deve ser consumida enquanto a pessoa ingerir alimentos ricos em tiramina.

Quais são os malefícios da yohimbe?

yohimbe quando consumida em grande quantidade, ou sem supervisão médica, pode causar alguns efeitos colaterais desagradáveis, que podem incluir:

  • Aumento da pressão e dos batimentos cardíacos;
  • Dor de cabeça;
  • Ansiedade e insônia;
  • Náusea e vômito;
  • Tremores e tonturas.

Com seu uso ainda podem surgir sintomas como vertigem, cefaleia, falta de coordenação motora, ansiedade, hipertensão, alucinações.

Sair da versão mobile