Doenças e Tratamentos

Verrugas genitais: o que é, causas, sintomas e tratamentos

Por Alan Costa, em 27/02/2018 (atualizado em 11/10/2021)
verrugas genitais

As verrugas genitais são diferentes da maioria das verrugas. Eles têm longas projeções estreitas que se estendem a cerca de 1-2 milímetros da pele. Eles podem ser amarelos, castanhos, cor-de-rosa ou em tons de pele, e geralmente não se formam em aglomerados.

Essas projeções longas e estreitas aparecem mais frequentemente nos lábios, nas pálpebras, no pescoço, nos dedos e nas pernas. Eles também podem se espalhar rapidamente para outras partes do corpo.

verrugas genitais

Além disso, as verrugas genitais são causadas pelo vírus do papiloma humano (HPV), que é contagioso. Você pode espalhar as verrugas por contato com a pele, especialmente se a pele está quebrada. Enquanto eles não são cancerígenos, eles podem causar desconforto. Saiba mais sobre os sintomas, tratamento e prevenção de verrugas filiformes.

O que é verrugas genitais?

A verruga genital é um dos tipos mais comuns de infecções sexualmente transmissíveis. Pelo menos metade de todas as pessoas sexualmente ativas serão infectadas com o papilomavírus humano (HPV).

No entanto as verrugas genitais podem aparecer pequenas, como caroços cor de carne ou com uma aparência de couve-flor. Em muitos casos, as verrugas são tão pequenas que não podem ser vistas a olho nu.

Algumas cepas de HPV genital podem causar apenas verrugas, outras podem ser mais graves e evoluírem para um câncer. As vacinas podem ajudar a proteger contra certos tipos de HPV.

Quais são as causas?

As verrugas genitais são geralmente causadas por vírus. Existem mais de 100 diferentes tipos de vírus chamados papiloma vírus ou HPV (Human Papilloma Virus) responsáveis pelo aparecimento de verrugas.

Além disso,  a transmissão do vírus e das verrugas e o aparecimento da infecção (=tempo de incubação), pode haver uma demora de vários meses.

Elas se propagam através da contaminação de uma pessoa para outra (ex: na academia, piscina, hotel, etc.) As Verrugas Genitais são bastante contagiosas, por um lado esse contágio pode ocorrer por auto-contaminação, isto é por transmissão da verruga de uma mão para outra, ou para outras partes (pés, rosto), e por contaminação de uma pessoa para outra.

Quais são os sintomas?

As verruga genital podem crescer na vulva (área externa da vaginal), na área entre a vagina e o ânus, no canal anal e no colo do útero. Nos homens, elas podem ocorrer na ponta ou eixo do pênis, no escroto ou no ânus.

Além disso, verrugas também pode se desenvolver na boca ou na garganta de uma pessoa que teve contato sexual oral com uma pessoa infectada.

Os sinais e sintomas de verrugas genitais incluem:

  • Pequenos inchaços, cor de carne ou cinza, em sua área genital;
  • Várias verrugas juntas que assumem uma forma de couve-flor;
  • Coceira ou desconforto em sua área genital;
  • Sangramento durante o sexo.

Muitas vezes, as Verrugas Genitais são tão pequenas e planas que não podem ser vistas a olho nu. Às vezes, porém, a Verruga Genital podem multiplicar-se em grandes aglomerados.

Qual é o Tratamento para verruga genital?

Observações:

Em casos de verruga genital, o médico pode recomendar a vacinação contra o vírus HPV. Desaparecimento natural. É importante observar que as verrugas vulgares, planas e plantares costumam se curar sozinhas em 1 a 2 anos, sem necessidade de tratamento.

Por razões estéticas, é possível fazê-las desaparecer mais rapidamente. Tratamentos. Diferentes tratamentos podem curar essas verrugas: distinguimos principalmente os verrucidas e a criodessecação.

Sair da versão mobile