Nutrientes

Tiamina – o que é, benefícios e deficiência!

Por Alan Costa, em
tiamina gera a energia necessária para aumentar a concentração

A vitamina B1 ou a tiamina, é um nutriente essencial necessário ao organismo humano e para o funcionamento normal de vários sistemas orgânicos. Além disso, a tiamina (vitamina B1) é classificada como uma das vitaminas do complexo B.

Todas as vitaminas do complexo B são hidrossolúveis, ou seja, o corpo não as armazena e precisam ser repostas diariamente.

quais os alimentos ricos em vitamina B1?

Pequenas quantidades de tiamina (vitamina B1) são encontradas em praticamente todos os alimentos.

Além disso, a combinação de vitamina B1 com outras vitaminas da família B regula o sistema endócrino e digestivo.

Mas uma vez que é uma vitamina solúvel em água, é fácil expulsar do nosso corpo através da urina, por isso é importante que consumamos vitamina B1 se quisermos manter níveis adequados. É por isso que devemos incluir alimentos ricos em tiamina no nosso dia-a-dia.

Quais os alimentos ricos em vitamina B1?

Embora sua deficiência seja rara, os especialistas recomendam manter níveis adequados desta vitamina, se possível através de fontes naturais, como alimentos ricos em B1.

Entre eles estão sementes, grãos, legumes e nozes, bem como algumas carnes de porco.

Embora seja verdade que a metabolização dos alimentos para a energia é uma das principais propriedades da vitamina B1, existem múltiplos benefícios que aumentam a lista dos efeitos saudáveis da tiamina.

Quais os benefícios da vitamina B1?

1. Metabolismo saudável:

Graças à vitamina B1, o corpo pode converter carboidratos, proteínas e gorduras em energia para células, além de participar da geração de glóbulos vermelhos.

2. Sistema nervoso:

A capacidade da Tiamina para nos fornecer energia ajuda a evitar que os nervos e o cérebro sofram danos que causam, por exemplo, problemas de mobilidade.

Veja também: Os 30 Benefícios do Aspargo Para Saúde!

3. Sistema cardiovascular:

vitamina B1 gera parte da energia que os músculos do coração precisam para funcionar corretamente e manter a freqüência cardíaca adequada.

Também ajuda a manter a função ventricular e tratar a insuficiência cardíaca.

4. Sistema imunológico:

A vitamina B1 cuida da saúde digestiva, tanto quando mantém os músculos do sistema digestivo quanto quando é hora de secretar o ácido necessário para digerir completamente os alimentos e absorver nutrientes.

5. Previne problemas cerebrais:

A vitamina B1 ajuda a manter a conexão entre o cérebro e o corpo, evita alguns distúrbios de memória resultantes de uma deficiência de tiamina e diminui o risco de doença de Alzheimer.

6. Concentração:

Nosso aprendizado pode ser melhorado graças à tiamina porque gera a energia necessária para aumentar a concentração, lutar contra o estresse crônico, prevenir a perda de memória e facilitar reações rápidas e lucidez.

tiamina gera a energia necessária para aumentar a concentração

7. Problemas de visão:

A tiamina ajuda a combater alguns problemas de visão, como cataratas ou glaucoma.

Deficiência de vitamina B1:

A falta de vitamina B1 tem efeitos diretos na força e energia do corpo, de modo que a fadiga e os problemas do sistema nervoso e do coração serão as principais conseqüências.

Algumas pessoas com alcoolismo podem ter deficiência de vitamina B1.

É conhecida como síndrome de Wernicke-Korsakoff e é porque, além de beber um monte de álcool, não coma o suficiente.

Sintomas de falta de vitamina B1:

Normalmente, esse déficit de vitamina B1 não é usual nos países desenvolvidos, mas, quando parece, manifesta alguns destes sintomas:

  1. Anorexia ou perda de peso rápida;
  2. Diminuição do apetite;
  3. Colite;
  4. Problemas digestivos como diarreia;
  5. Nervos danificados e inflamação dos nervos (neurite);
  6. Fadiga;
  7. Diminuição da memória de curto prazo;
  8. Confusão;
  9. Irritabilidade;
  10. Fraqueza muscular;
  11. Alterações no humor, como apatia ou depressão;
  12. Efeitos cardiovasculares, como um coração alargado;

Se quisermos evitar uma deficiência de tiamina, é essencial cuidar da nossa dieta e ingerir o suficiente desta vitamina diariamente, uma vez que a vitamina B1 é facilmente expulsa do corpo e o corpo não tem muito tempo para absorver grandes quantidades.

Sair da versão mobile