Tendinite Patelar – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Tendinite Patelar – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos
5 (100%) 4 vote[s]

Tendinite Patelar – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que iremos lhe mostrar agora. Além disso, a Tendinite Patelar, conhecida na língua inglesa como Jumpers knee (joelho do saltador) é uma condição que, apesar de aparentemente inofensiva, pode levar à grande incapacitação à prática esportiva.

Tendinite Patelar Blazina foi o primeiro autor a estudar a doença em 1973, descrevendo uma tendinopatia (doença do tendão) insercional visto em atletas esqueleticamente maduros que praticavam salto a distância. O joelho do saltador normalmente afeta a fixação do tendão patelar do pólo inferior da patela devido ao mecanismo de cizalhamento que ocorre durante a desaceleração no esporte.

Tendinite Patelar O que é:

Mais comumente observada em adultos jovens, a Tendinite Patelar está associada à flexibilidade diminuída da musculatura posterior da coxa (isquiotibial) e a movimentos repetitivos de contração extrínseca (o músculo permanece contraído enquanto há alongamento das fibras musculares) do mecanismo extensor do joelho, também conhecido como quadríceps femoral.

Inicialmente, a Tendinite Patelar se apresenta por dor insidiosa na borda inferior da patela, principalmente após a prática esportiva. Mais tarde a dor pode inclusive aparecer durante a atividade física e em flexão prolongada dos joelhos limitando o desempenho.

O diagnóstico se faz basicamente através de boa história e exame clínico. Radiografias simples geralmente são normais, mas fazem parte do exames complementares para diagnóstico.

Ultrassonografia é o exame mais utilizado para confirmação diagnóstica enquanto a ressonância magnética é indicada para casos crônicos, reincidentes ou para planejamento de tratamento cirúrgico se este for o caso.

Causas da Tendinite Patelar:

As causas mais frequentes são:

  • Tipo de calçado,
  • Execução incorreta do gesto esportivo,
  • Defeitos anatômicos (joelho varo, valgo ou dismetria dos membros inferiores),
  • Treinamento muito pesado,
  • Superfície de jogo muito dura (por exemplo asfalto),
  • Desequilíbrios musculares.

É importante encontrar o sapato certo, existem muitos tipos para cada planta e cada um é específico para um determinado esporte, por exemplo, um corredor amador deve usar um sapato mais pesado do que um profissional.

Em pacientes afetados pela tendinite de joelho, alguns movimentos causam microtraumas com hipóxia (falta de oxigênio), aumento da temperatura, etc. Após os 30/40 anos é muito mais frequente, na verdade a idade provoca uma alteração das fibras e portanto ocorre mais facilmente uma lesão.

Andar de bicicleta pode causar uma tendinite no joelho, mas geralmente ocorre no tendão do quadríceps, ou seja, acima da patela. Geralmente, esta doença é causada por uma sela muito baixa.

Sintomas da Tendinite Patelar:

A dor é o primeiro sintoma da tendinite da patela, geralmente entre sua rótula e onde o tendão se liga à sua espinha dorsal (tíbia).

A Dor em seu Joelho Pode:

  • Em primeiro lugar, estar presente apenas quando você começa a atividade física ou logo após um treino intenso;
  • Persegue até que interfira em jogar seu esporte;
  • Eventualmente, interfere com movimentos diários, como escalar escadas ou subir de uma cadeira;

Fatores de Risco:

Uma combinação de fatores pode contribuir para o desenvolvimento da Tendinite Patelar, incluindo:

Atividade física: A corrida e o salto são mais comumente associados à tendinite da patela. Aumentos repentinos de quão difícil ou com que frequência você se dedica à atividade também adicionam estresse no tendão, como pode mudar seus sapatos de corrida.Tendinite Patelar causas

Músculos apertados das pernas: Os músculos da coxa apertados (quadríceps) e os isquiotibiais, que correm na parte traseira das coxas, podem aumentar a tensão no tendão da patela.

Desequilíbrio muscular: Se alguns músculos em suas pernas são muito mais fortes do que outros, os músculos mais fortes podem puxar mais forte em seu tendão patelar. Essa atração desigual pode causar tendinite.

Tratamentos Para Tendinite Patelar:

Os médicos geralmente começam com tratamentos menos invasivos antes de considerar outras opções, como a cirurgia.

Medicamentos Para Tendinite Patelar:

Os analgésicos como o ibuprofeno (Advil, Motrin IB, outros) ou o naproxeno sódico (Aleve, outros) podem fornecer alívio a curto prazo da dor associada à tendinite da patela.

Terapia Para Tendinite Patelar:

Uma variedade de técnicas de fisioterapia podem ajudar a reduzir os sintomas associados à tendinite da patela, incluindo:

Exercícios de Alongamento: Exercícios de alongamento regulares e estáveis ​​podem reduzir o espasmo muscular e ajudar a prolongar a unidade do músculo-tendão. Não salte durante o seu trecho.

Exercícios de fortalecimento: Os músculos da coxa fracos contribuem para a tensão no tendão da patela. Os exercícios que envolvem a redução da perna muito lentamente depois de estendê-la são particularmente úteis.

Correia do Tendão da Patela: Uma alça que aplica pressão ao seu tendão patelar pode ajudar a distribuir a força longe do tendão e direcioná-lo através da alça em vez disso. Isso pode ajudar a aliviar a dor.

Iontoforese: Esta terapia envolve a propagação de um medicamento com corticosteróides em sua pele e, em seguida, usando um dispositivo que entrega uma baixa carga elétrica para empurrar a medicação através da sua pele.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *