Talalgia – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Cura Natural

Talalgia – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos
4.6 (92.86%) 14 vote[s]

Talalgia – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos mais adequados para lidar com esta condição. Além disso, a Talalgia é a dor no calcanhar, que chega inclusive a dificultar caminhar corretamente. As causas podem ser variadas, ainda que a verdade seja que as mais comuns são o aparecimento de esporões e a inflamação da fáscia plantar, isto é, a fascite plantar.

O médico é quem deverá examinar os calcanhares e determinar assim qual é a origem deste problema podal. Lembre-se que qualquer condição física devem ser atendidos: se você sentir dor ou desconforto, consulte sempre um profissional para cada caso.

O que é Talalgia:

A Talalgia (dor no calcanhar)  é uma doença inflamatória que causa dor no talão. É um termo geral que inclui várias doenças. Este osso é o mais posterior dos ossos do pé, é o primeiro que apoia no chão quando você caminha e recebe contínuas solicitações mecânicas.

talalgia tratamento

Quando se caminha ou corre, o calcâneo fica localizado entre o tornozelo e o solo, então ele tem um papel fundamental. A dor no calcanhar afeta o pé esquerdo e direito igualmente.

A Talalgia indica a dor debaixo do calcanhar, ou em torno do perímetro exterior e interior. Esta condição também é conhecida como fascite e afeta principalmente os atletas que praticam futebol e atletismo.

Causas da Talalgia:

Basicamente, os estresses sofridos na fáscia plantar e no calcâneo são as situações que iniciam o processo de inflamação que cria o “ambiente ideal” para o desenvolvimento da calcificação e do Esporão Calcâneo.

Algumas situações podem facilitar o surgimento do Esporão Calcâneo, geralmente as que implicam em maior impacto (trauma), como o sobrepeso e a obesidade, trabalhos que exigem que a pessoa passe muito tempo em pé e corridas, especialmente sem os calçados adequados para amenizar a tensão no calcanhar.

Talalgia também pode surgir em pessoas que têm Pé Cavo, por conta da má distribuição do impacto.

Mulheres com idade entre 40 e 50 anos compõe o grupo que apresenta mais frequentemente o Esporão Calcâneo. Entre os motivos para isso estão: as alterações hormonais, o encurtamento muscular, o ganho de peso, a degeneração da gordura protetora do calcâneo e o uso contínuo de sapatos de salto.

Sintomas da Talalgia:

O principal sintoma é a Talalgia, especialmente pela manhã, quando você sai da cama. Durante o dia, tende a diminuir e, eventualmente, desaparece, mas se você estiver em repouso por um longo período de tempo, ou seja, se você permitir tempo para que a articulação e os tecidos se esfriem, a dor pode retornar.

Tratamentos Para Talalgia:

A melhor maneira de tratar o calcanhar é identificar e eliminar a causa, resolver a inflamação e evitar a recaída.

Um atleta terá que desfrutar de um período de descanso para não se tornar crônico e piorar a inflamação, uma vez que ele retome a prática esportiva, ele deve controlar especialmente a técnica de material, terreno e esportes para evitar novas recaídas. É útil, no tratamento, o alongamento da

talalgia

fáscia plantar e do tendão de Aquiles para restaurar a mobilidade dos tecidos conjuntivos do pé e devolver a elasticidade.

Os medicamentos anti-inflamatórios podem proporcionar alívio temporário, mas não atuam sobre a causa da doença. As injeções de cortisona resolvem a inflamação, mas podem enfraquecer o tendão. No caso de doenças reumáticas, como a gota, continue com fisioterapia acompanhada dos medicamentos recomendados pelo reumatologista.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *