Surdez – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Surdez – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Surdez – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos
4.8 (95%) 8 votes

Surdez – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos deste distúrbio. Além disso, a Surdez, também chamada de deficiência auditiva, pode ser congênita ou adquirida. Na Surdez congênita a criança adquire a deficiência durante a gestação. A aquisição da Surdez pelo bebê pode se dar por medicamentos tomados pela gestante, doenças adquiridas durante a gestação, como sífilis e toxoplasmose, ou por causa hereditária.

surdez

A exposição da mãe a radiações e problemas no parto também podem causar esta condição na criança. O fato de a criança nascer antes ou depois do tempo, infecções hospitalares, o uso de fórceps para retirar a criança ou a falta de oxigenação pode levar o bebê a ter problemas de Surdez.

O que é Surdez?

Esta condição é caracterizada por uma perda auditiva repentina que pode afetar um ou os dois ouvidos. Em termos técnicos, um caso de perda auditiva repentina é considerado Surdez súbita quando é superior a 30 DB (decibéis) em três frequências contínuas e acontece em um período de menos de três dias.

Estima-se que em 70% dos casos ela seja acompanhada por zumbido e em 30% por tonturas. Normalmente ela é unilateral, com incidência semelhante tanto para homens e mulheres e prevalência maior em pacientes com idade entre 40 e 60 anos.

Causas da Surdez:

A Surdez pode ser genética ou adquirida. Há inúmeras causas que podem prejudicar a audição. Algumas são transitórias e de fácil resolução como, por exemplo, a acumulação de cera no canal auditivo com a sensação de ouvido tapado e mal-estar que está entre as principais causas da condição transitória.

Outra causa dessa condição são as otites que, na maioria dos casos podem ser tratadas com antibióticos, e a resolução é total.

Em algumas situações, as otites podem causar alterações estruturais permanentes (destruição do tímpano, por exemplo) onde o tratamento já implica cirurgia e a perspetiva de reabilitação da capacidade auditiva é menor.

Sintomas da Surdez:

Os sintomas são bem variáveis. Alguns pacientes acometidos pela Surdez súbita relataram ter escutado um som explosivo no ouvido afetado quando a lesão ocorre pela primeira vez. Nestes casos a condição súbita foi acompanhada por zumbido persistente e por vertigem que normalmente desaparece em alguns dias.

Mas, de uma maneira geral, a condição súbita são a percepção clara de uma diminuição da audição, zumbidos e vertigens, além de uma sensação de pressão nos ouvidos, como se o ouvido estivesse entupido ou tampado.

causas da surdez

Tratamentos Para Surdez:

O tratamento para Surdez depende da sua causa, como limpeza ou drenagem do ouvido quando há acúmulo de cera ou secreção, ou realização de cirurgia em casos de tímpano perfurado ou para correção de alguma deformidade, por exemplo.

No entanto, para recuperar a audição, pode-se recorrer ao uso de próteses auditivas ou implantes de aparelhos eletrônicos. Saiba mais quando é necessário usar aparelho auditivo e os principais tipos. Após indicação do aparelho auditivo, o fonoaudiólogo será o profissional responsável por orientar o uso, o tipo de aparelho, além de adaptar e acompanhar o aparelho auditivo para o usuário.

Além disso, alguns pacientes podem também se beneficiar com algumas formas de reabilitação que incluem a leitura labial ou linguagem de sinais, que melhoram a qualidade de comunicação e interação social destas pessoas.

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cancro do Estomago

Cancro do Estômago – O que é, Causas, Sintomas e Tratamento

Doença de Krabbe – O que é, Sintomas e Tratamento