Plantas medicinais

Sândalo combate garganta inflamada: veja os benefícios da planta

Por Alan Costa, em 23/02/2018 (atualizado em 24/09/2021)
sândalo

O sândalo é uma planta que possui muitas propriedades benéficas para saúde, tem o nome científico Santalum, sua árvore possui origem indiana e de outras partes da Ásia, embora possa ser cultivada em outros locais do mundo sem maiores problemas. Sua madeira é famosa por ser usualmente entalhada por escultores e também por se obter delas óleos utilizados em perfumarias, dado seu aroma adocicado.

o que é sândalo

O que é sândalo?

O sândalo é uma planta medicinal, também conhecida como sândalo-branco ou indígena, muito utilizada para ajudar no tratamento de doenças do sistema urinário, problemas de pele e bronquite.

O seu nome científico é Santalum album e pode ser comprada em algumas lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação sob a forma de óleo essencial.

Para que serve sândalo:

Ela serve para ajudar no tratamento de infecções urinárias, garganta inflamada, bronquite, pele ressecada, acne. Além disso, cistite crônica, pele seca, gonorreia, depressão, fadiga, inflamação dos rins, infertilidade, tuberculose e tosse.

Propriedades do sândalo:

As propriedades dela incluem sua ação calmante, aromática, fixadora, desinfetante, antimicrobiana, adstringente. Além disso, anti-séptica, carminativa, diurética, expectorante, sedativa, refrigerante e tônica.

Como usar sândalo:

As partes usadas dela são a casca e o óleo essencial.

  • Banho de assento para infecção urinária ou cistite: Adicionar 10 gotas de óleo essencial dela em uma bacia com 1 litro de água. Além disso, e sentar-se nesta água por, aproximadamente, 20 minutos. Repetir esse procedimento até a diminuição dos sintomas da infecção urinária.
  • Inalação para bronquite: Além disso, adicionar 10 gotas do óleo essencial dela em uma bacia com água fervente e inalar os vapores com cuidado para não ocorrer queimaduras no rosto.

Embora tenha muitos benefícios, o sândalo não pode, de forma alguma, ser utilizado interiormente. Além disso, exceto em caso de recomendação médica e de dosagens mínimas.

Malefícios:

Não foram encontrados efeitos colaterais.

Contraindicações:

Não estão descritas contraindicações.

Sair da versão mobile