Os 10 Remédios Caseiros Para Tratar Garganta Inflamada

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Os 10 Remédios Caseiros Para Tratar Garganta Inflamada
4.7 (94.44%) 36 vote[s]

Os 10 Remédios Caseiros Para Tratar Garganta Inflamada de forma rápida e eficaz. Além disso, a gente sabe o quão incômodo é ter a Garganta Inflamada e a consequente dor de garganta que acaba aparecendo no dia a dia. Se você mora em grandes cidades então, basta o clima estar seco para a poluição atmosférica aumentar e aparecerem os sintomas da famosa infecção na garganta. E não tem quem não se incomode com a dificuldade de comer qualquer coisa enquanto sofre com esse problema.

remedios caseiros para tratar garganta inflamada

Mas antes de partir para os Remédios Caseiros Para Tratar Garganta Inflamada, você pode tentar remédios caseiros para a dor de garganta e obter bastante êxito. E o melhor de tudo isso é que esses remédios caseiros para dor de garganta podem estar nos alimentos que você tem em sua casa!

Como medida preliminar, no entanto, é possível que alguns remédios caseiros difundidos pela medicina popular, possam trazer alguns efeitos para que o paciente possa obter alívio do problema antes mesmo da consulta. Confira Agora Os 10 Remédios Caseiros Para Tratar Garganta Inflamada

1. Remédios Caseiros Para Garganta Inflamada com Limão e Pimenta:

Para Tratar a dor de Garganta , um dos métodos mais conhecidos é o de fazer gargarejo com suco de limão misturado com pimenta caiena. Para isso, a mistura consiste em 125 ml de água morna, uma colher de suco de limão, uma colher de sal e uma pitada de pimenta-de-caiena. A dica seria misturar todos os ingredientes em um copo e fazer gargarejo várias vezes ao dia.

2. Remédios Caseiros Para Garganta Inflamada com Suco de Abacaxi:

Outra forma muito difundida como capaz de ajudar no tratamento da Garganta Inflamada, é por meio do suco de abacaxi, já que a fruta é rica em vitamina C. De acordo com informações, quando o suco é adoçado com mel, ele também ajuda a manter a garganta lubrificada.

Veja Também: Os 25 Alimentos Ricos em Vitamina C!

Para preparar o suco são necessárias duas fatias de abacaxi com casca, meio litro de água e 3 gotas de própolis, além de mel a gosto. É só bater todos os ingredientes no liquidificador e beber em seguida.

3. Remédios Caseiros Para Garganta Inflamada com Suco de Morango:

Outra opção seguindo essa linha com fruta, seria o suco de morango. Isso porque a fruta é rica em antioxidante e vitamina C, sendo em tese, um ótimo remédio para tratamento da infecção da garganta.

Veja Também: Os 40 Benefícios do Suco de Morango Para Saúde

Para preparar o suco, a dica seria usar meia xícara de morangos, meio copo de água e uma colher de mel. Depois é só bater todos ingredientes no liquidificador e beber de três a quatro vezes ao dia, lembrando que a bebida deve estar em temperatura ambiente.

4. Remédios Caseiros Para Garganta Inflamada com Cravo e canela:

Use a canela, uma especiaria com benefícios comprovados pela ciência, para fazer um chá anti dor de garganta. Coloque um ou dois pauzinhos de canela em uma xícara de água e deixe em infusão por 10 minutos.

Pode colocar um dente de cravo-da-índia que também é um poderoso antibacteriano.

Remédios Caseiros Para Garganta Inflamada Usando Cebola:

A cebola é um poderoso remédio natural, um antibiótico e um antiinflamatório por natureza. Leve para ferver a casca da metade de uma cebola para cada xícara água. Filtre e deixe amornar. Se o sabor não for do agrado, adoce com uma colherzinha de mel.

5. Óleo Essencial de Eucalipto Para Garganta Inflamada:

O óleo essencial de eucalipto é rico em eucaliptol, uma substância à qual foram atribuídas fortes propriedades germicidas. O uso pode se dar aspirando vapores dágua com o óleo. Coloque em uma panela com água fervendo na pia da cozinha ou do banheiro, com cuidado para não se queimar, 3 ou 4 gotas do óleo essencial de eucalipto e aspire o vapor com a ajuda de uma toalha na cabeça para que o vapor não se disperse. Um outro modo é colocar 1 ou 2 gotas do óleo e dilui-las em água para fazer gargarejos duas vezes por dia.

Veja Também: Os 40 Benefícios do Chá de Eucalipto Para Saúde

O óleo essencial de eucalipto pode ser comprado em lojas de produtos naturais ou online. Algumas pessoas podem ser alérgicas porém ao eucalipto. Se não tiver a certeza de não ser alérgico, use outras opções.

6. Remédios Caseiros Para Garganta Inflamada Usando Sálvia:

A sálvia além de ser um ótimo condimento na cozinha é uma planta à qual são atribuídas propriedades antibacterianas naturais. Com as folhas de sálvia secas pode-se preparar uma infusão para ser bebida duas ou três vezes por dia.

garganta inflamada

Use 2 colheres de chá de sávia para cada xícara d’água. O chá em temperatura ambiente também pode ser usado para se fazer gargarejos.

Veja Também: Os 40 Benefícios do Chá de Sálvia Para Saúde!

7. Remédios Caseiros Para Garganta Inflamada Usando Tomilho:

O tomilho também ajuda a acalmar a dor de forma eficiente. Use uma colher de sopa de tomilho em uma xícara de água , espere esfriar e faça gargarejos.

8. Remédios Caseiros Para Garganta Inflamada Usando Camomila:

Além de suas propriedades antiespasmódicas que ajudam a relaxar os músculos tensos de dor, a camomila também é anti-inflamatória. Faça um tradicional chá de camomila para acalmar a dor de garganta.

9. Remédios Caseiros Para Garganta Inflamada Usando Romã:

Use um romã para 1,5 l de água. Corte-a ao meio e leve-a para ferver por 15 minutos. Deixe em infusão até que amorne e faça gargarejos 3 x ao dia.

Veja Também: Os 30 Benefícios do Óleo de Romã Para Saúde

10. Remédios Caseiros Para Garganta Inflamada Usando Alcaçuz:

Use a raiz de alcaçuz, planta muito conhecida por suas propriedades medicinais, para curar afecções da garganta e inflamações bucais em geral. Coloque 2 colheres de sopa de raiz moída para cada litro de água e deixe ferver por 10 minutos. Beba o chá 3 x ao dia ou use o chá para fazer bochechos e gargarejos. Não é indicado para pessoas que sofrem de hipertensão.

O tratamento com remédio caseiro é muito indicado nos casos da Garganta Inflamada, porém deve ser entendido que esses remédios apenas aliviam as dores e o mau estar causado pela inflamação.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *