Remédios Caseiros

Remédios caseiros para infecção por fungo: como fazer, dicas e receitas

Por Alan Costa, em 07/02/2018 (atualizado em 14/10/2021)
remedios caseiros para infeccao por fungo

Os remédios caseiros para infecção por fungo de forma simples pois a infecção por fungo, também conhecida como cândida, é causada por fungos microscópicos chamados Candida Albicans, que existem naturalmente dentro do corpo, causando infecção apenas quando o sistema imunológico está fraco.

Além disso, a cárie geralmente afeta a área vaginal  especialmente em mulheres pós-menopausa cujos níveis de estrogênio diminuíram – mas não é o mesmo que a vaginose bacteriana.

A infecção também pode aparecer em torno de próteses dentárias, sob os seios, na parte inferior do abdômen, nas unhas e sob as dobras da pele. No entanto, a maioria das pessoas que sofre de alguma forma da infecção por fungo pelo menos uma vez na vida.

remédios caseiros para infecção por fungo

Quais são os sintomas de infecção por fungos?

  • Dor vaginal;
  • Vermelhidão e inchaço da vulva;
  • Sensação de queimação durante a relação sexual ou ao urinar;
  • Comichão vaginal e irritação;
  • Descarga vaginal espessa, branca e inodora com consistência de queijo cottage.

Remédios caseiros para infecção por fungo:

1. Cranberries: 

Cranberries, que também são usados para tratar infecções do trato urinário e da bexiga, são antibacterianos e antifúngicos. Eles eliminam as bactérias e fungos que causam infecções fúngicas. Beber o suco de cranberry ou tomar comprimidos de cranberry (2 a 3 vezes por dia) várias vezes ao dia ajuda na cura das infecções de fungo rapidamente.

2. Alho: 

O alho tem propriedades antifúngicas, antibacterianas e antibióticas que ajudam na cura de infecções fúngicas. A maneira mais simples de usar é colocando em suas refeições. Você também pode inserir meio dente de alho diretamente na vagina e deixá-lo agindo durante a noite. Para um tratamento tópico, experimente a pasta de alho ou uma mistura de óleo de alho, vitamina E e óleo de coco.

3. Óleo da árvore do chá:

 O óleo da árvore do chá possui propriedades antibacterianas e antifúngicas. Misture uma colher de sopa em uma xícara de água morna e use-a como uma ducha uma ou duas vezes por dia. Além disso, se causar irritação, pare de usá-lo. Alternativamente, dilua o óleo da árvore do chá com água ou uma colher de chá de azeite ou óleo de amêndoa e esfregue na área afetada.

4. Óleo de Coco: 

Além disso, aplique óleo de coco ou uma mistura de óleo de coco e óleo de canela diretamente na área afetada.

5. Vinagre de cidra de maçã:

O vinagre de maçã equilibra o nível de pH da vagina, prevenindo a infecção por fungos. Adicione duas xícaras de vinagre de maçã em um banho quente e fique descansando neste banho por 15 minutos. Mas seque-se completamente depois. Você verá resultados após dois ou três mergulhos.

6. Ervas:

  1. Em primeiro lugar, ferva 3 ½ xícaras de água, retire do fogo, adicione 1 ¼ colher de chá de manjericão moído, cubra durante 30 minutos.
  2. Em seguida, adicione 1 colher de chá de tomilho seco em 1 xícara de água fervente, deixe descansando durante alguns minutos, e beba.
  3. Repita esse processo até 4 vezes ao dia. Alecrim: Faça o chá de alecrim e use como ducha ou aplique diretamente na área afetada.

7. Probióticos:

 Os probióticos são bactérias boas que ajudam na diminuição do crescimento de fungo. Os medicamentos vendidos em farmácias podem curar sua infecção por fungos, eles também podem matar as bactérias amigáveis que seu sistema imunológico precisa para manter-se saudável e prevenir futuras infecções. Consuma uma abundância de alimentos que contenham probióticos.

8. Iogurte: 

O iogurte contém uma bactéria chamada lactobacillus acidophilus, que ajuda no controle do crescimento de fungo e prevenção de futuras infecções. Também ajuda no alívio da coceira e a irritação.

  1.  Aplique o iogurte não açucarado na área afetada e deixe por uma hora.
  2.  Você também pode mergulhar um tampão no iogurte, inseri-lo e deixa-lo agindo por duas horas duas vezes ao dia.
  3.  Além disso, inclua o iogurte em sua dieta normal.

9. Água: 

No entanto, a água é o remédio mais poderoso para cada tipo de doença. Portanto, beba no mínimo, 236 à 295 ml de água pura diariamente para eliminar o açúcar que alimenta infecções fúngicas.

10. Óleo de orégano:

O orégano contém carvacrol e possui componentes antifúngicos e anti-fermento, que fortalecem o sistema imunológico e combatem os organismos que causam infecções fúngicas. Dilua o óleo de orégano com azeite e aplique na área afetada, ou tome as cápsulas de orégano 1-2 vezes ao dia.

11. Folha de azeitona: 

Além disso, o extrato de folha de azeitona contém propriedades antivirais, antioxidantes, antifúngicas e anti-inflamatórias. Também ajuda na restauração de boas bactérias do corpo.

  1. Corte cuidadosamente 2-3 folhas de azeitonas frescas e coloque-as em um frasco com tampa.
  2. Adicione vodka até que todas as folhas estejam completamente cobertas.
  3. Em seguida, coloque a tampa e armazene em um local escuro por 4 semanas.
  4. Coloque a solução em outro recipiente.
  5. Aplique diretamente na área afetada 3 vezes ao dia.
Sair da versão mobile