Os 10 Remédios Caseiros Para Eliminar Terçol!

Revisado por

Dermatologia Graduada pela Unicamp

Especialista do Cura Natural

Os 10 Remédios Caseiros Para Eliminar Terçol!
4.9 (97.78%) 9 vote[s]

Os Remédios Caseiros Para Eliminar Terçol que são bastante eficazes. Além disso, o terçol é uma infecção das glândulas (órgão capaz de expelir determinada substância) relacionadas aos folículos que geram os cílios. Seu desenvolvimento forma um carocinho consistente de ponta amarela que secretam pus e podem crescer no interior ou exterior da pálpebra.

Eliminar Terçol

  • Dentro da pálpebra (interno) – ocorre uma infecção das glândulas meibomiana caracterizada por ser mais doloroso.
  • Fora da pálpebra (externo) – ocorre uma infecção das glândulas zeiss e Mol caracterizadas pelo hordéolo de ponta amarela com pus.

O que Causa Terçol?

Entre o fatores que levam ao terçol ter uma má higiene ocular e esfregar excessivamente os olhos podem acarretar uma infecção. Porém, existem causas referentes a doenças pré-existentes como nos casos de:

  • Blefarite (doença que causa uma inflamação na raiz das pálpebras)
  • Infecções bacterianas principalmente por Staphylococcus aureus.
  • Deficiência de imunoglobulina (sistema imune fraco).

Causas por aspectos mais inerentes aos próprios portadores:

  • Mau funcionamento das glândulas responsáveis pela lacrimação.
  • Abstinência de sono.
  • Defeito no folículo de crescimento dos cílios ou nas glândulas próximas.
  • Excesso de oleosidade do rosto.

Tanto as causas mais naturais como por doenças podem ser prevenidas através de uma alimentação que fortaleça o sistema imunológico, como cuidar bem da limpeza do rosto, principalmente quem usa maquiagem com frequência. Agora, veja Os 10 Remédios Caseiros Para Eliminar Terçol:

1. Lavagem com Camomila e Alecrim Para Eliminar Terçol:

Ingredientes:

  • 5 talos de alecrim.
  • 60 g de flores de Camomila.
  • 1 litro de água fervente.

Modo de Preparo:

  • Coloque os talos de alecrim e as flores de  Camomila na água fervente por 5 minutos, deixe amornar e depois lave os olhos com esta infusão.

Veja também: Os 50 Benefícios do Alecrim Para Saúde!

2. Massagem com Babosa Para Eliminar Terçol:

Ingredientes:

Modo de Preparo:

  • Abra a folha de babosa pelo meio e retire o gel que está no interior.
  • Depois esfregue um pouco do gel no local do terçol, fazendo uma leve massagem.
  • Deixe o gel ficar no olho por cerca de 20 minutos e depois lave com um pouco de água morna ou com a infusão de Camomila, por exemplo.

Veja também: Os 40 Benefícios da Camomila Para Saúde!

3. Compressa de Cravos da Índia Para Eliminar Terçol:

Ingredientes:

Modo de Preparo:

  • Junte os ingredientes e deixe repousar por 5 minutos, depois coe e mergulhe um pano limpo ou compressa na mistura.
  • Esprema o excesso de água e aplique sobre o olho afetado por 5 a 10 minutos.

Veja também: Os 40 Benefícios do Cravo-da-Índia Para Saúde!

4. Pepino ou Batata Para Eliminar Terçol:

Eliminar Terçol

Quando você tem um terçol, colocar algo refrescante em suas pálpebras pode tornar o problema menos incômodo. As fatias frias de Pepino são perfeitas para proporcionar umidade que ajuda a diminuir a inflamação e a irritação.

Basta cortar um Pepino que ficou na geladeira e colocar uma fatia no olho problemático por dez minutos ou mais. Se você não tem um Pepino, uma fatia de batata pode funcionar bem também.

5. Sementes de Coentro Para Eliminar Terçol:

Também é recomendado o uso de sementes de coentro para fazer um líquido tipo chá e depois usar esse líquido (uma vez que esfriou) para limpar o olho. O coentro tem propriedades antibacterianas, por isso faz sentido que possa pode ser útil para tratar o terçol.

6. Cúrcuma Para Eliminar Terçol:

As propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias da cúrcuma podem ajudar a se livrar deste problema rapidamente. Para usá-la, basta adicionar uma colher de sopa de cúrcuma a duas xícaras de água e ferver até que a solução seja reduzida para metade. Em seguida, deixe esfriar e use esta solução para lavar a área do olho afetada duas ou três vezes por dia por alguns dias.

Você também pode misturar uma colher de chá de cúrcuma em uma xícara de leite morno. Beba diariamente antes de ir para a cama por uma semana para uma cura mais rápida.

Veja também: Os 40 Benefícios da Cúrcuma Para Saúde!

7. Aloe Vera Para Eliminar Terçol:

A aloe vera é outro tratamento popular para terçol devido às suas propriedades calmantes, antibacterianas e anti-inflamatórias. Isso pode ajudar a reduzir a vermelhidão, inchaço e inflamação, bem como acelerar o processo de cura.

Corte uma folha de uma planta de aloe vera e extraia o gel da mesma. Esfregue o gel sobre a pálpebra afetada e eixe-o por 20 minutos e, em seguida, lave a área dos olhos com água morna. Repita este processo algumas vezes ao dia por cinco dias ou até que a condição esteja tratada.

8. Folhas de Goiabeira Para Eliminar Terçol:

Devido ao seu poder de cura natural, as folhas de goiaba são consideradas um bom remédio caseiro para o terçol. As folhas também possuem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a eliminar a vermelhidão e o inchaço da pálpebra afetada.

Ferva duas ou três folhas de goiaba em água quente. Mergulhe um pano em água morna e remova o excesso. Coloque as folhas de goiaba sobre o pano quente e enrole bem. Deixe esfriar e retire as folhas. Aplique o pano morno na área afetada e deixe-o por cerca de 5 minutos. Faça isso duas vezes por dia por três a quatro dias.

Veja também: Os 40 Benefícios da Folha de Goiaba Para Saúde!

9. Chá Verde Para Eliminar Terçol:

O Chá Verde tem compostos anti-inflamatórios naturais, que ajudam a reduzir a dor e inflamação. Além disso, é rico em ácido tânico, que é eficaz para acabar com as infecções. Os seus nutrientes e antioxidantes contribuem para a cicatrização e alívio de um terçol.

Para isso, basta colocar um saquinho de Chá Verde em água quente por alguns minutos. Retire e esprema o excesso de água. Feche os olhos e pressione o saco de chá úmido sobre a pálpebra afetada e aguarde por cinco minutos. Este remédio também pode ser feito com saquinhos de chá preto.

Veja também: Os 40 Benefícios do Chá Verde Para Saúde!

10. Compressas Para Eliminar Terçol:

Eliminar Terçol

Aplicar uma compressa morna sobre a área afetada da pálpebra é um dos melhores remédios para um terçol. O calor vai aumentar a circulação na área e acelerar o processo de cura. Ele também reduz os sintomas como dor e inchaço.

Molhe um pano limpo com água quente e esprema o excesso de água. Feche os olhos e coloque a compressa quente na pálpebra afetada. Deixe agir de cinco minutos a uma hora, de três ou quatro vezes ao dia, até que o pus seja liberado.

Atenção:

Terçol é contagioso, portanto evite contato próximo com outros indivíduos enquanto estiver contaminado, e jamais tente espremê-lo ou extirpá-lo, pois ele poderá espalhar-se para o restante do olho. Caso o terçol demore muito para desaparecer, cresça ou cause demasiada dor, busque auxílio médico.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Mattos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *