As 10 Receitas Caseiras Para Combater a Dor de Garganta!

As 10 Receitas Caseiras Para Combater a Dor de Garganta!

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Especialista do Cura Natural

As Receitas Caseiras Para Combater a Dor de Garganta de forma rápida. Além disso, a Dor de Garganta precisa ser tratada imediatamente pois pode ser causada por uma série de complicações. A Dor de Garganta é um sintoma comum caracterizado por inflamação, irritação e dificuldade para engolir ou falar que pode aliviada com o uso de remédio para Dor de Garganta, como a Nimesulida.

dor de garganta

A Dor de Garganta pode ser passageira e ser acompanhada de uma gripe, ou pode ser persistente, o que acontece especialmente em pessoas que sofrem com amigdalites. Alguns exemplos de remédios para Dor de Garganta são Ibuprofeno, Amoxicilina e Nimesulida, que podem ser indicados pelo médico para combater a Dor de Garganta e a febre que ela pode provocar.

Estes remédios por vezes podem ser comprados sem receita médica, mas a automedicação é desaconselhada porque é prejudicial à saúde. Tomar o remédio errado pode agravar a infecção, piorando os sintomas, além disso, todo medicamento possui efeitos colaterais e contraindicações e por isso só devem ser usados com o conhecimento do médico. Então, confira agora as Receitas Caseiras Para Combater a Dor de Garganta:

Receitas Caseiras Para Combater a Dor de Garganta:

1. Receitas Caseiras Para Combater a Dor de Garganta com Toranja:

Um outro bom remédio caseiro para Dor de Garganta é tomar o suco de toranja, pois ele é rico em vitamina C e atua como anti-inflamatório, diminuindo assim os sintomas de gripes e resfriados.

INGREDIENTES:

  • 3 toranjas

MODO DE PREPARO:

  • Retire suas sementes e leve as frutas à centrifuga de alta velocidade. O suco feito dessa maneira fica mais cremoso e tem maior quantidade de nutrientes. Beba o suco de toranja pelo menos 3 vezes ao dia.

Veja Também: Os 10 Benefícios do Óleo de Toranja Para Saúde…

2. Receitas Caseiras Para Combater a Dor de Garganta com Alho:

Também pode ser considerara uma das melhores Receitas Caseiras Para Combater a Dor de Garganta. Este bulbo usado como condimento na gastronomia é um dos antibióticos naturais mais poderosos que podemos encontrar.

Suas propriedades destroem centenas de vírus e bactérias e estimulam a limpeza das vias respiratórias para prevenir e combater doenças.

Além disso, graças aos seus nutrientes, fortalece o sistema imunológico e mantém afastadas as doenças virais.

INGREDIENTES:

  • 2 alhos crus
  • O suco de 1/2 limão

MODO DE PREPARO:

  • Triture bem os dois alhos crus até obter uma pasta e misture-os com o suco de meio limão.
  • Tome este remédio em jejum, por no mínimo duas semanas.

Veja Também: Como Usar o Alho Para Acabar com o Resfriado Rapidamente…

3. Receitas Caseiras Para Combater a Dor de Garganta com Água e Sal:

  • Faça gargarejos com água morna e sal, várias vezes ao dia, pode auxiliar na redução do inchaço na garganta, além de soltar o catarro, o que ajuda a eliminar as bactérias causadoras da irritação.
  • Para aproveitar os benefícios, basta dissolver meia colher de chá de sal em um copo de água. Caso o gosto salgado esteja muito forte, você pode acrescentar um pouco de mel na mistura. Lembre-se de não engolir a mistura.

Veja Também: Os 35 Benefícios da Salsa Para Saúde…

4. Receitas Caseiras Para Combater a Dor de Garganta com Pimenta de Caiena:

Pimenta de Caiena é outro remédio natural muito eficaz para Dor de Garganta. Esta especiaria pungente tem anti-inflamatório, bem como propriedades antibacterianas que vão ajudar a reduzir a inflamação e combater o crescimento das bactérias que causam Dor de Garganta.

  • Misture ¼ de colher de chá de pimenta de Caiena em pó, uma colher de sopa de mel e três dentes de alho ralado. Tome meia colher de chá desta mistura a cada meia a uma hora, várias vezes por dia.
  • Evite beber água imediatamente após tomar esta mistura. Como alternativa, adicione ¼ de colher de chá de pimenta caiena e uma colher de sopa de suco de limão em um copo de água quente.

Veja Também: Os 13 Benefícios da Pimenta Caiena Para Saúde…

5. Gargarejo de Limão Para Combater a Dor de Garganta:

Está é uma das melhores Receitas Caseiras Para Combater a Dor de Garganta. Um excelente remédio caseiro para Dor de Garganta e tosse é fazer um gargarejo com limão e outros ingredientes que purificam a garganta.

INGREDIENTES:

  • 1 litro de água
  • 3 limões
  • 1 cebola média
  • 1 colher de mel

MODO DE PREPARO:

  • Ferver a água e adicionar a cebola, deixando ferver por 7 minutos. Depois, coar a infusão e adicionar o suco dos 3 limões e o mel. Faça gargarejos com este chá 2 vezes ao dia.
  • Os gargarejos com água e sal ou vinagre, por exemplo, também são ótimos para ajudar a aliviar a inflamação e a Dor de Garganta.

Veja Também: Os 4 Tipos de Limão e Seus Benefícios Para Saúde…

6. Receitas Caseiras Para Combater a Dor de Garganta com Eucalipto:

O chá de eucalipto é outra das ricas Receitas Caseiras Para Combater a Dor de Garganta.

INGREDIENTES:

  • 10 folhas de eucalipto
  • 1 litro de água

MODO DE PREPARO:

  • Ferva a água e depois adicione as folhas do eucalipto. Deixe esfriar um pouco e inale o vapor que sai deste chá no mínimo 2 vezes ao dia com duração de 15 minutos.

Veja Também: Os 10 Benefícios do Chá de Eucalipto Para Saúde…

7. Receitas Caseiras Para Combater a Dor de Garganta com Gengibre:

Um outro bom remédio caseiro para Dor de Garganta com gengibre é tomar o chá de gengibre ou usar um spray de gengibre que se vende nas farmácias porque ele é um ótimo bactericida que também pode ser usado em caso de garganta inflamada.

INGREDIENTES:

MODO DE PREPARO:

  • Colocar os ingredientes numa panela e deixar ferver por alguns minutos. Deixar repousar por 10 minutos, devidamente tapado, coar e beber a seguir. Tomar este chá 3 vezes ao dia.

Veja Também: As 5 Receitas Com Gengibre Para Perder Peso em Pouco Tempo…

8. Receitas Caseiras Para Combater a Dor de Garganta com Frutas Cítricas:

Os sucos de frutas cítricas, como laranja, limão, abacaxi e acerola, também são ótimas Receitas Caseiras Para Combater a Dor de Garganta. A indicação é tomar o suco de três a quatro vezes ao dia. Além das frutas citadas, a maçã também é um bom remédio, pois ajuda no aquecimento e lubrificação das pregas vocais.

Outros remédios caseiros que tratam a Dor de Garganta são o própolis, os chás, a canja de galinha, a menta e o suco de toranja.

Veja Também: As 10 Melhores Frutas Para Saúde…

9. Receitas Caseiras Para Combater a Dor de Garganta com Flores de Maracujá:

O maracujá possui propriedades calmantes e anti-inflamatórias, e suas flores são capazes de combater a inflamação na garganta e trazer alívio através de um gargarejo.

INGREDIENTES:

  • 2 colheres de sopa de flores de maracujá lavadas e picadas;
  • 1 xícara de chá de água.

MODO DE PREPARO:

  • Ferva a água, acrescente as flores e deixe na xícara tampada por dez minutos. Coe e dexe amornar um pouco.
  • Faça gargarejos com esse chá morno quatro vezes ao dia.

Veja Também: Os 13 Benefícios do Maracujá Para Saúde…

combater a dor de garganta

10. Receitas Caseiras Para Combater a Dor de Garganta com Própolis:

É um das Receitas Caseiras Para Combater a Dor de Garganta mais indicadas. Mas apesar de ser um aliado da melhora dos sintomas, principalmente a dor na garganta, ele não trata o problema sozinho. “Existem alimentos que até conseguem reduzir a inflamação, mas nunca de forma tão rápida e eficaz quanto os medicamentos alopáticos.

Além disso, se você está tomando medicamentos e consegue uma melhora dos sintomas com o própolis, isso não significa que o problema está resolvido. Inclusive, considerar isso é parar de tomar a medicação pode piorar o quadro. O própolis pode vir em diversas apresentações e concentrações: extrato, tintura e pó. Ele pode ser encontrado na forma de spray bucal, pastilhas, balas, suspensão, xaropes, cápsulas e em gotas.

Veja Também: Os 6 Benefícios do Pó de Mel Para Saúde…

O conteúdo deste artigo foi extraído do site Dicas de Musculação que é um site de informações sobre emagrecimento saudável e diversas dicas sobre saúde.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *