Plantas medicinais

Pulmonária combate gripe e catarro: veja os benefícios da planta

Por Alan Costa, em 22/02/2018 (atualizado em 27/09/2021)
pulmonaria

A pulmonária é o nome científico da plant, ela pertence a  família das boraginaceae, também é muito comum na Europa, e possui muitos benefícios para saúde. A planta floresce durante a primavera em bosques, mas também é utilizada em jardins ornamentais, preferindo regiões que tem mais sombra. Suas flores têm coloração que pode variar entre vermelho e tons de azul.

pulmonária

A planta pode estar presente ainda com o nome de erva do pulmão, ervas dos bofes e salsa de Jerusalém, e pode ser adquirida em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.

Propriedades:

Coincidência, a planta realmente comprovado cientificamente faz bem para o sistema respiratório, ajudando a aliviar problemas relacionados. A planta também é utilizada na medicina popular como um excelente medicamento.

Para tratamento de doenças diversas, atuando como balsâmico, cicatrizante, sudorífico, expectorante, balsâmico, cicatrizante, diurético e sudorífico, mas também ajuda a fortalecer os tecidos e os ossos, além de combater infecções.

A pulmonária ainda atua no combate à enfisema pulmonar, gripe, catarro, faringite, problemas nos rins, tuberculose, asma, tosse, rouquidão, ferimentos, inflamações, cálculo renal, bronquite, problemas na bexiga, entre outros.

Como usar a pulmonária:

Quando for para tratar problemas de pele, você deve fazer compressas com um chá das folhas secas ou então faça lavagens na região. Além disso, para aliviar febre, faça uma infusão usando duas colheres das folhas secas da planta para meia xícara de água já fervente.

Tampe e deixe de repouso por 3 minutos, aproximadamente. Depois, adicione uma colher de mel para adoçar e consuma entre três e quatro vezes ao dia.

Malefícios:

O consumo da planta pulmonária pode, quando consumida em excesso, trazer problemas para o fígado, além de causar intoxicação. Entretanto, não foram encontrados efeitos colaterais quando consumida em doses regulares.

Pacientes em período de lactação e gestantes, além de crianças e pacientes com problemas no fígado não devem fazer o consumo da período de pulmonária.

Sair da versão mobile