Doenças e Tratamentos

Polidactilia: o que é, causas, sintomas e tratamentos

Por Alan Costa, em 01/03/2018 (atualizado em 07/10/2021)
polidactilia

A polidactilia é uma anomalia física congênita em que há mais de 5 dedos nos pés ou nas mãos. A polidactilia é o oposto da oligodactilia (menos dedos das mãos ou pés).

polidactilia

A expressão dessa característica pode variar muito, podendo apresentar-se desde a presença de um dedo extra completamente desenvolvido, até uma simples profusão carnosa.

Estudos feitos na África apontam que a penetrância desse alelo no continente em questão chega próximo de 64%, em outras palavras, aproximadamente 36% da população portadora do alelo dominante não apresentam o traço dessa anomalia, apresentando número normal de dedos.

O que é polidactilia?

A polidactilia é uma anomalia que consiste na alteração quantitativa anormal dos dedos das mãos (quirodáctilos) ou dos pés (pododáctilos). A pessoa afetada tem mais de cinco dedos em cada mão ou pé.

O caso mais extraordinário registrado até hoje é de uma criança japonesa que nasceu em 2010 com 16 dedos nos pés e 15 dedos nas mãos.

Essa condição varia muito, desde a presença de um ou mais dedos extras completamente desenvolvidos, até a de uma simples protrusão carnosa excepcional.

Causas da polidactilia:

O problema ocorre quando o corpo segue um caminho diferente do usual enquanto está formando as mãos ou os pés durante o desenvolvimento fetal. Pesquisadores ainda estão pesquisando todos os possíveis genes envolvidos na formação de dedos extras.

A característica pode ter um traço familiar ou ser um caso isolado, uma condição benigna, como ter um polegar rombudo. É considerada uma anomalia não-sindrômica.

No entanto, a característica pode acontecer como parte de uma síndrome – um grupo de características clínicas reconhecíveis que muitas vezes ocorrem em conjunto. Algumas síndromes que podem apresentar-se incluem a síndrome Greig Cephalopolysyndactyly (GCPS) ou síndrome de Bardet-Biedl (BBS).

Sintomas da polidactilia:

Em seres humanos /animais, esta condição pode se apresentar em uma ou em ambas as mãos. O dígito extra é geralmente um pequeno pedaço de tecido mole que pode ser removido. Ocasionalmente, contém osso sem juntas. Além disso, raramente pode ser um dígito de funcionamento completo.

O dígito extra é mais comum no lado ulnar (dedo pequeno) da mão, menos comum no lado radial ( polegar ) e muito raramente dentro dos três dígitos do meio. Estes são respectivamente conhecidos como polipropileno posaxial (dedo pequeno), preaxial (polegar) e central (anel, meio, dedos índice).

  • O dígito extra é mais comumente um garfo anormal em um dígito existente, ou pode raramente se originar no pulso, como faz um dígito normal.
  • A incidência de deformidades congênitas em recém-nascidos é de aproximadamente 2% e 10% dessas deformidades envolvem a extremidade superior.

Diagnóstico da polidactilia:

O diagnóstico é feito pela simples inspeção visual. Uma radiografia da extremidade afetada ajuda a avaliar a estrutura interna. Além disso, pode ser diagnosticada já durante a gravidez, por meio de uma ultrassonografia do feto.

o que é polidactilia

Tratamentos da polidactilia:

A polidactilia não costuma causar problemas a quem a possui, mas como a anomalia traz certo espanto, aconselha-se fazer a cirurgia para a retirada do(s) dedo(s) extranumerário(s). Além disso, a remoção cirúrgica é fácil e geralmente sem complicações.

Quando os dedos extras são rudimentares, muitas vezes sem osso, e pediculados, podem ser removidos no momento do nascimento. Além disso, muitas vezes, simplesmente amarrar um fio apertado em torno da base pode fazer com que o dedo caia.

Dedos maiores e mais completamente formados requerem uma cirurgia mais delicada, realizada por um especialista em cirurgia de mão em data posterior, geralmente a partir de três anos de idade.

Sair da versão mobile