Pé de Atleta – O que é, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Dermatologia Graduada pela Unicamp

Especialista do Cura Natural

Pé de Atleta – O que é, Sintomas e Tratamentos
4.8 (96.25%) 16 vote[s]

Pé de Atleta o que é, Sintomas e Tratamentos que você deve saber. Além disso, o pé de atleta (tinea pedis) é uma infecção por fungos que geralmente começa entre os dedos dos pés. Geralmente ocorre em pessoas cujos pés se tornaram muito suados, enquanto confinados dentro de calçados apertados.

Pé de AtletaSinais e sintomas do pé de atleta incluem uma erupção escandalosa que geralmente causa prurido, picadas e queimação. O pé-do-atleta é contagioso e pode ser espalhado através de pisos contaminados, toalhas ou roupas.

O pé do atleta está intimamente relacionado com outras infecções fúngicas, como a micose e a coceira. Pode ser tratado com medicamentos antifúngicos sem receita médica, mas a infecção geralmente se repete. Medicamentos de prescrição também estão disponíveis.

O que é Pé de Atleta?

O pé de atleta, também conhecido como tinea pedis, é uma infecção comum do pé causada por fungos chamados dermatófitos. Encontrado em muitos lugares diferentes em ambientes fechados e exteriores, os dermatófitos são especialmente comuns nos ambientes quentes e úmidos de piscinas, chuveiros, vestiários e outras instalações esportivas, onde as pessoas caminham com os pés descalços. Uma vez que os dermatofitos contaminam a pele de um pé, o ambiente quente e úmido de meias suadas e sapatos incentiva-os a crescer.

Quais São os Sintomas do Pé de Atleta?

O pé do atleta geralmente causa uma erupção cutânea vermelha. A erupção cutânea geralmente começa entre os dedos dos pés. Comichão é muitas vezes o pior logo depois de tirar seus sapatos e meias.

Alguns tipos de pé de atleta apresentam bolhas ou úlceras. A variedade de mocassins do pé-de-atleta causa secura crônica e escala nas solas que se estende pelo lado do pé. Pode ser confundido com eczema ou mesmo como pele seca.

A infecção pode afetar um ou ambos os pés e pode se espalhar para a mão – especialmente se você arranhar ou escolher nas partes infectadas de seus pés.

Quais São as Causas do Pé de Atleta?

O pé do atleta é causado pelo mesmo tipo de fungo que causa micose e jock coceira. Meias e sapatos úmidos e condições quentes e úmidas favorecem o crescimento dos organismos.

O pé do atleta é contagioso e pode ser transmitido pelo contato com uma pessoa infectada ou pelo contato com superfícies contaminadas, como toalhas, pisos e sapatos.

Quais são os Fatores de Risco do Pé de Atleta?

Você está em maior risco de pé de atleta se você:

  • É um homem.
  • Frequentemente usa meias úmidas ou calçados apertados.
  • Compartilhe tapetes, roupas de cama, roupas ou sapatos com alguém que tenha uma infecção por fungos.
  • Andar com os pés descalços nas áreas públicas onde a infecção pode se espalhar, como vestiários, saunas, piscinas, banhos comuns e chuveiros.

Como Prevenir o Pé de Atleta?

Essas dicas podem ajudá-lo a evitar o pé de atleta ou aliviar os sintomas se ocorrer infecção:

  • Mantenha os pés secos, especialmente entre os dedos dos pés: Vá com os pés descalços para deixar seus pés arremessar o máximo possível quando estiver em casa. Seque os dedos dos pés após um banho ou um banho.
  • Mude as meias regularmente:Se seus pés ficam muito suados, mude suas meias duas vezes por dia.
  • Use sapatos leves e bem ventilados: Evite sapatos feitos de material sintético, como vinil ou borracha.
  • Pares alternativos de sapatos: Não use o mesmo par todos os dias para que você dê tempo aos sapatos para secar após cada uso.
  • Proteja seus pés em lugares públicos: Use sandalhas à prova de água ou sapatos em torno de piscinas públicas, duches e salas de armários.
  • Trate seus pés: Use pó, de preferência antifúngico, em seus pés diariamente.
  • Não compartilhe sapatos: Compartilhando riscos espalhando uma infecção por fungos.

Como Diagnosticar o Pé de Atleta?

Pé de Atleta

O seu médico irá perguntar sobre seus sintomas e sobre fatores que tornam mais provável desenvolver o pé do atleta, como o uso de instalações esportivas públicas, clubes ou chuveiros. O seu médico irá perguntar sobre o tipo de sapatos e meias que você usa, o tipo de trabalho que você faz e o que você usa nos pés para trabalhar.

Como Tratar o Pé de Atleta?

Você pode tratar a maioria dos casos de pé de atleta em casa com loção, creme ou pulverização sem receita médica. Para casos ruins, seu médico pode dar uma receita para pílulas ou medicamentos que você coloca na sua pele.

Use o medicamento enquanto o seu médico lhe disser. Isso ajudará a garantir que você se livre da infecção. Você também precisa manter seus pés limpos e secos. Os fungos precisam de lugares úmidos e quentes para crescer.

Você pode fazer algumas coisas para que você não obtenha o pé de atleta novamente. Use sandálias de chuveiro em áreas compartilhadas como vestiários e use talco em pó para ajudar a manter seus pés secos. Use sandálias ou sapatos espaçosos feitos de materiais que permitam escapar a umidade.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Mattos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *