Doenças e Tratamentos

Osteoartrite: o que é, sintomas e tratamentos

Por Alan Costa, em 27/02/2018 (atualizado em 11/10/2021)
osteoartrite

A osteoartrite é a forma mais comum de artrite, afetando milhões de pessoas em todo o mundo. Ocorre quando a cartilagem protetora nas extremidades de seus ossos desaparece ao longo do tempo. Embora a osteoartrite possa danificar qualquer articulação em seu corpo, a doença geralmente afeta as articulações nas mãos, joelhos, quadris e coluna vertebral.

osteoartrite

Quais são os  sintomas da osteoartrite?

Os sintomas de osteoartrite geralmente podem ser efetivamente gerenciados, embora o processo subjacente não possa ser revertido. Permanecer ativo, manter um peso saudável e outros tratamentos podem retardar a progressão da doença e ajudar a melhorar a dor e a função das articulações.

Os sinais e sintomas da osteoartrite incluem:

  • Dor: Sua articulação pode doer durante ou após o movimento.
  • Ternura: Sua articulação pode parecer macia quando você aplica uma leve pressão.
  • Rigidez: A rigidez articular pode ser mais notável quando você acorda pela manhã ou depois de um período de inatividade.
  • Perda de Flexibilidade: Talvez você não consiga mover sua articulação através de toda a amplitude de movimento.
  • Sensação de Grade: Você pode ouvir ou sentir uma sensação de grade quando usa a junta.
  • Esporas Ósseas: Esses fragmentos extras de osso, que se sentem como pedaços duros, podem se formar em torno da articulação afetada.

Quais são as principais causas da osteoartrite?

Além disso, a osteoartrite ocorre quando a cartilagem que amortece as extremidades dos ossos nas articulações gradualmente se deteriora. A cartilagem é um tecido firme e escorregadio que permite um movimento articulado quase sem atrito.

Fatores de risco:

Fatores que podem aumentar o risco de osteoartrite incluem:

  • Idoso: O risco de osteoartrite aumenta com a idade.
  • Sexo: As mulheres são mais propensas a desenvolver esta doença, embora não esteja claro por quê.
  • Obesidade: O peso corporal extra contribui de várias maneiras, e quanto mais você pesa, maior será seu risco. O aumento de peso coloca o estresse nas articulações com peso, como os quadris e os joelhos. Além disso, o tecido adiposo produz proteínas que podem causar inflamação prejudicial nas articulações e em torno das suas articulações.
  • Lesões articulares: Lesões, como as que ocorrem quando praticam esportes ou de um acidente, podem aumentar o risco. Mesmo as lesões que ocorreram há muitos anos e aparentemente curadas.
  • Certas ocupações: Se o seu trabalho inclui tarefas que colocam o estresse repetitivo em uma articulação particular, essa articulação pode eventualmente desenvolver osteoartrite.
  • Genética: Algumas pessoas herdam uma tendência a desenvolver esta doença.
  • Deformidades ósseas: Algumas pessoas nascem com articulações malformadas ou cartilagem defeituosa.

Quais são as complicações da osteoartrite?

complicações da osteoartrite

Além disso, a osteoartrite é uma doença degenerativa que piora ao longo do tempo. No entanto a dor e a rigidez nas articulações podem tornar-se suficientemente severas para dificultar as tarefas diárias.

Algumas pessoas já não conseguem trabalhar. Quando a dor nas articulações é grave, os médicos podem sugerir cirurgia de substituição articular.

Qual é a prevenção da osteoartrite?

Não existe uma maneira confiável de prevenir a maioria dos casos de osteoartrite. No entanto, você pode controlar alguns fatores que aumentam o risco de desenvolver a doença. Você pode:

  • Manter um peso corporal ideal.
  • Evitar a osteoporose, fazendo exercícios suficientes e Vitamina D e Cálcio, e possivelmente tomando medicamentos adicionais (como alendronato / Fosamax ou risedronato / Actonel ).
  • Impedir acidentes graves e lesões.
  • Também pode ajudar a prevenir ou tratar quaisquer condições que possam contribuir para danos nas articulações, como hemocromatose, gota ou infecção.

Quais são os tratamento de osteoartrite?

Além disso, o tratamento de osteoartrite é centrado no gerenciamento de sintomas. Portanto, o tipo de tratamento que o ajudará mais será amplamente determinado pela gravidade de seus sintomas e sua localização.

No entanto, muitas vezes, mudanças de estilo de vida, medicação de venda livre (OTC) e remédios caseiros serão suficientes para proporcionar alívio da dor, rigidez e inchaço.

Tratamentos em casa e mudanças de estilo de vida incluem:

1. Exercício:

A atividade física fortalece os músculos em torno de suas articulações e pode ajudar a aliviar a rigidez. Dirija pelo menos 20 a 30 minutos de movimento físico, pelo menos a cada dois dias. Além disso, escolha atividades suaves e de baixo impacto, como andar ou nadar. Tai Chi e yoga também podem melhorar a flexibilidade das articulações e ajudar com o gerenciamento da dor.

2. Perda de Peso:

O excesso de peso pode colocar pressão nas articulações e causar dor. Além disso, derramar excesso de libras ajuda a aliviar esta pressão e reduz a dor. Um peso saudável também pode diminuir o risco de outros problemas de saúde, como diabetes e doenças cardíacas.

3. Sono adequado:

Descansar os músculos pode reduzir o inchaço e a inflamação. Seja gentil com você mesmo e não exagere. Portanto, dormir o suficiente da noite também pode ajudá-lo a administrar a dor de forma mais eficaz.

4. Terapia com calor e frio:

Você pode experimentar terapia de calor ou frio para aliviar a dor muscular e a rigidez. Portanto, aplique uma compressa fria ou quente para juntas doloridas por 15 a 20 minutos várias vezes por dia.

Essas práticas podem ajudar a afugentar seus sintomas e melhorar sua qualidade de vida. Para obter uma lista completa de tratamentos de osteoartrite.

5. Medicamentos para osteoartrite:

Além disso, há uma série de diferentes tipos de medicamentos osteoartrite que podem ajudar a aliviar a dor ou o inchaço. Eles incluem:

  • Analgésicos orais: Tylenol (acetaminophen) e outros analgésicos reduzem a dor, mas não o inchaço.
  • Analgésicos tópicos: Esses produtos OTC estão disponíveis como cremes, géis e manchas. Eles ajudam a adormecer a área das articulações e podem proporcionar alívio da dor, especialmente para dor de artrite leve.
  • AINEs (antiinflamatórios não esteróides): NSAIDs como Advil (ibuprofeno) e Aleve (naproxeno) reduzem o inchaço e a dor.
  • Cymbalta: Seu médico pode prescrever o antidepressivo Cymbalta ( duloxetina ) para você fora do rótulo para ajudar a fornecer alívio da dor de osteoartrite.
  • Corticosteroides: Esses medicamentos prescritos estão disponíveis na forma oral. Eles também podem ser administrados por injeção diretamente em uma articulação.

Seu médico pode recomendar que você tente soluções OTC como uma primeira linha de defesa. Saiba mais sobre o OTC e opções de prescrição para osteoartrite.

Quais são os tratamentos naturais:

Além disso, os tratamentos e suplementos alternativos podem ajudar a aliviar sintomas como inflamação e dor nas articulações. Alguns suplementos ou ervas que podem ajudar incluem:

  • Óleo de peixe;
  • Chá verde;
  • Gengibre;
  • Glucosamina;

Outras opções alternativas de tratamento incluem:

  • Acupuntura;
  • Fisioterapia;
  • Terapia de massagem;

Outros remédios podem variar de tomar banhos de sal Epsom para usar compressas quentes ou frias.

Você deve discutir com seu médico todas as ervas ou suplementos que você está considerando antes de usá-los. Isso ajudará a garantir que eles sejam seguros e eficazes, e não interferirão com outros medicamentos que você está tomando.

Sair da versão mobile