Os 28 Benefícios do Damasco Para Saúde

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Os 28 Benefícios do Damasco Para Saúde
4.7 (93.33%) 6 vote[s]

Os Benefícios do Damasco Para Saúde que muitos desconhecem. Além disso, o Damasco é rico em diversas propriedades medicinais que favorecem significantemente a  saúde. O Damasco, cientificamente conhecido como Prunus armeciaca, é uma fruta nutritiva pertencente à família Rosacea. Seu nome científico é derivado da Armênia, onde se acredita ter se originado. Foi cultivada na Índia há mais de 3000 anos.

damasco beneficios

Damasco é uma pequena fruta de cor laranja com uma carne macia e picante, além de uma pele fina. Os Damascos são tipicamente de cor amarela ou laranja com uma leve tonalidade vermelha de um lado. Leia mais para saber sobre os benefícios de saúde, pele e cabelo desta fruta tangente.

Os benefícios dos Damascos para a saúde podem ser atribuídos à alta concentração de nutrientes. Alguns dos benefícios de Damasco para a saúde incluem. Então, confira agora Os 28 Benefícios do Damasco Para Saúde:

Benefícios do Damasco Contra o Câncer

O Damasco é uma excelente fonte de antioxidantes. Os radicais livres geralmente são causados pela poluição, raios solares e outras condições ambientais. Eles impedem o processo de crescimento celular, proporcionando mudanças no DNA das células. Isso leva à formação de células cancerígenas no corpo.

Portanto, o consumo de Damascos regularmente pode protege-lo do câncer. Além disso, estudos também revelaram que as sementes de Damasco incluem um composto chamado B17, que ajuda no tratamento do câncer. Contém níveis elevados de vitamina A e C, que aumentam o sistema imunológico, combatendo câncer causando células.

Benefícios do Damasco Para Saúde dos Olhos

Alimentos ricos em vitamina A, C, carotenoides e betacaroteno podem reduzir o risco de problemas de visão. O efeito degenerativo dos radicais livres pode levar à catarata. Também pode inibir o fornecimento de sangue aos olhos, causando degeneração macular.

Os altos níveis de betacaroteno melhoram o fluxo sanguíneo para os olhos, reverte a degeneração macular relacionada à idade. Contém um antioxidante chamado Zea xanthin, que fornece funções de filtragem de luz, melhorando assim a visão.

Benefícios do Damasco Para Aliviar a Constipação

Os Damascos contêm uma grande quantidade de pectina, uma fibra solúvel, que ajuda no tratamento da constipação. Recomenda-se frequentemente aos pacientes que sofrem de síndrome do intestino irritável e constipação.

A fibra absorve as fezes, facilitando o transporte através dos intestinos. Ativa o movimento peristáltico do trato digestivo, regulando os movimentos intestinais. Os altos níveis de fibra no Damasco também são vitais para a saúde do cólon.

Benefícios do Damasco Para Saúde dos Ossos

O Damasco contêm todos os nutrientes necessários para o crescimento ósseo saudável. Desta forma, comer alperces regularmente irá garantir o crescimento e o desenvolvimento dos ossos. Também evitará problemas relacionadas à idade, incluindo osteoporose. As propriedades anti-inflamatórias do Damasco reduzem a inflamação no corpo, aliviando a dor e a gota de artrite.

Benefícios do Damasco Para Equilibrar os Fluídos

O potássio presente no Damasco ajuda no mantimento do equilíbrio de fluido no corpo, garantindo que a energia seja distribuída igualmente pelos órgãos. Um equilíbrio saudável de eletrólitos garante que tenha mais energia e resistência para lidar com atividades do dia-a-dia.

Benefícios do Damasco Contra Dores de Ouvido

O óleo de Damasco é conhecido por curar dores de ouvido. Deixe cair algumas gotas de óleo de Damasco no canal auditivo afetado para um alívio rápido.

Benefícios do Damasco Para Aliviar a Febre

O suco de Damasco cura a febre. Suas propriedades calmantes e anti-inflamatórias afetam a temperatura do corpo, curando a febre. Prepare uma mistura com suco de Damasco e água. Adicione 1 colher de sopa de mel. Beba esta mistura duas vezes por dia para aliviar frio, tosse e febre.

Benefícios do Damasco Para Saúde Cardiovascular

O Damasco é uma excelente fruta para manter a saúde do coração. Pesquisas descobriram que as pessoas que comem alimentos ricos em vitamina C são menos suscetíveis a doenças cardíacas. Os altos níveis de fibra dietética eliminam o excesso de colesterol das artérias, reduzindo a tensão no coração.

Ele protege a lipoproteína de baixa densidade da oxidação, prevenindo doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais. O potássio no Damasco regula o equilíbrio dos níveis de água intracelular e extracelular, regulando assim a pressão arterial. Meia xícara de Damascos fornece ao corpo 10% da quantidade recomendada de potássio.

Benefícios do Damasco Contra Anemia

O Damasco é uma excelente fonte de ferro, um mineral que desempenha um papel muito importante na formação da hemoglobina. Além disso, o Damasco também contém cobre, o que ajuda na absorção de ferro. Isso melhora o fluxo sanguíneo no corpo, evitando a anemia.

Benefícios do Damasco na Perda de Peso

Esta fruta com baixas calorias é uma excelente adição ao seu regime de perda de peso. Cem gramas de Damasco contêm 45 calorias. A fibra insolúvel no Damasco absorve água e mantém o estômago cheio por mais tempo. A fibra também promove o rápido movimento dos alimentos pelo trato digestivo.

Benefícios do Damasco na Saúde Respiratória

O óleo de Damasco é de natureza antiasmática. É muito benéfico para tratamento de doenças respiratórias e seus sintomas relacionados. O óleo tem qualidades expectorantes e estimulantes, o que ajuda no alívio da pressão e o estresse do sistema respiratório. Isso ajuda na prevenção dos ataques de asma.

Benefícios do Damasco na Gestação

O Damasco é muito benéfico para as mulheres grávidas. Contém vários nutrientes essenciais, que podem ajudar no crescimento e desenvolvimento do feto. As mulheres grávidas são aconselhadas a consumirem Damascos secos, pois contém grandes quantidades de ferro.

O ferro facilitará a circulação do sangue no organismo, evitando a anemia. A fibra dietética presente nos Damascos previne indigestão e constipação em mulheres grávidas.

Benefícios do Damasco Para Saúde da Pele

A semente de Damasco em pó é usada como esfoliante para eliminar as células mortas da pele, permitindo que sua pele se renove.

A ação esfoliante do Damasco pode eliminar as linhas finas e as rugas. O esfoliante de Damasco também pode ajudá-lo a obter um tom de pele uniforme. Ele remove e esfolia a pele danificada, revelando as células novas e mais claras da pele. Também é útil para eliminar as manchas na pele.

Benefícios do Damasco Contra Acne

As propriedades anti-inflamatórias do óleo de Damasco podem ajudar no tratamento da acne e vermelhidão da pele. A carne de Damasco é particularmente benéfica para tratamento da pele propensa a acne. Aplique uma pasta de Damasco para curar acne e espinhas. O suco da folha de alperce é útil no tratamento de sarna, queimaduras solares e eczema. O esfoliante de Damasco reduz os cravos, desobstrui os poros e limpa profundamente a pele, evitando a ocorrência de acne.

Benefícios do Damasco Para Hidratar a Pele de Bebês

O óleo de amêndoa de Damasco é muito útil para a pele sensível. Também é usado em produtos para bebês devido à sua natureza suave e suave.

Benefícios do Damasco em Massagens

O óleo de Damasco é comumente usado para massagear o corpo e a pele. É usado em massagens de aromaterapia para manter a pele saudável e equilibrar o sistema nervoso. Não se esqueça de consultar seu médico antes de usá-lo, especialmente se você tiver uma pele sensível.

Benefícios do Damasco Como Hidratante Corporal

As propriedades hidratantes do óleo de amêndoa de Damasco tornam-se um hidratante natural. Os altos níveis de ácido linoleico presentes neste óleo mantêm o equilíbrio de umidade da pele. É um óleo leve que é absorvido na pele, sem deixar nenhuma gordura para trás.

Este óleo é adequado para todos os tipos de pele, incluindo a pele oleosa e propensa à acne. Você também pode adicionar algumas gotas deste óleo ao seu hidratante ou soro.

Benefícios do Damasco Contra o Envelhecimento

O consumo de Damasco mantém a elasticidade e a flexibilidade da pele. A vitamina E no Damasco ajuda na retardação dos sinais de envelhecimento. Também tonifica e firma a pele. Você pode usar a pasta de Damasco como uma máscara facial para suavizar a pele.

Benefícios do Damasco Contra Eczemas

O Damasco contém ácido oleico e vitamina A, que evitam danos na pele. As propriedades anti-inflamatórias do Damasco são úteis para aliviar as pequenas condições da pele como eczema e pele seca.

Benefícios do Damasco Para Saúde Capilar

Os nutrientes presentes no Damasco tornam-se muito benéfico para o cabelo.

Benefícios do Damasco Contra Calvície

Vários produtos de cabelo afirmam melhorar o crescimento e a textura do cabelo, mas apenas um punhado desse óleo pode proporcionar resultados. Em vez de usar produtos de cabelo prejudiciais e com carga química, você pode tentar o óleo de amêndoa de Damasco para melhorar a saúde do seu cabelo.

Benefícios do Damasco Para Tratamentos Capilares

O consumo de Damasco pode fazer maravilhas em seu cabelo. Ele promove a produção de sebo no couro cabeludo, mantendo-o condicionado e hidratado. Adicione algumas gotas de óleo de semente de Damasco ao seu shampoo e condicionador para tornar o cabelo macio, suave e controlável.

Também é usado como óleo de tratamento antes dos tratamentos químicos. Você também pode usar óleo de semente de Damasco para controlar cabelos crespos. Pegue algumas gotas de óleo de Damasco e alise em seu cabelo.

Benefícios do Damasco Para Hidratar o Couro Cabeludo

A aplicação de óleo de Damasco pode tornar o cabelo brilhante e macio. Massageie seu couro cabeludo com óleo de Damasco para manter as raízes do cabelo alimentadas e condicionadas. Também estimula os folículos, promovendo o crescimento do cabelo.

Benefícios do Damasco Contra Caspa

O óleo de amêndoa de Damasco é muito benéfico para o tratamento de problemas de couro cabeludo, como couro cabeludo, caspa, eczema e psoríase.

Benefícios do Damasco por Possuir Ferro

O Damasco seco contém uma concentração relativamente alta de ferro do que o Damasco fresco. O tipo de ferro fornecido pelo Damasco seco é conhecido como ferro não-heme. O ferro não-heme leva muito tempo para ser absorvido pelo corpo.

Consumir Damascos secos com alimentos ricos em vitamina C pode aumentar a taxa de absorção de ferro. Meia xícara de Damascos secos fornece cerca de 12% da dose diária recomendada de ferro.

Benefícios do Damasco por Ser Rico em Antioxidantes

O Damasco seco contêm altos níveis de antioxidantes e outros potentes fitonutrientes como a luteína, a xantina zea e a criptoxantina beta. Esses compostos fornecem proteção contraradicais livres e espécies reativas de oxigênio (ROS) que podem causar envelhecimento, câncer e outras doenças nocivas.

Benefícios do Damasco por ser Fonte de Nutrientes

Os Damascos secos têm um alto teor de vitamina A, E e betacaroteno. Meia xícara de Damascos secos fornece 14% da quantidade recomendada de vitamina A. O Damasco seco contém grandes quantidades de carboidratos. Na verdade, meia xícara de Damasco seco produz 3 vezes mais calorias do que Damascos frescos.

damasco

Benefícios do Damasco Como Laxante Natural

O Damasco seco atua como um laxante natural para eliminar os resíduos indesejados do corpo. Ele também reage com os sucos digestivos do corpo, produzindo um ambiente mais alcalino para auxiliar a digestão.

Escolha Damascos secos orgânicos em vez da variedade artificialmente seca. O Damasco seco orgânico é de cor marrom e não é submetido a tratamento químico. Assim, os Damascos secos orgânicos irão ajudá-lo a colher os benefícios, sem causar efeitos colaterais. Para melhores resultados, consuma 4 a 6 porções de Damascos secos diariamente.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *