Nutrição

Folha de capuchinha combate dores de garganta: veja 15 benefícios

Por Alan Costa, em 12/02/2018 (atualizado em 06/10/2021)
quais os benefício da folha de capuchinha?

A folha de capuchinha não é apenas versátil, mas também nutritiva contendo minerais e compostos promotores de saúde com efeitos antioxidantes. Entretanto, as  folha de capuchinha é uma das plantas floridas encontrada facilmente no jardim devido à forma das folhas (quase redondas) e cor brilhante.

quais os benefício da folha de capuchinha?

O que você deve saber é que esta planta é muito benéfica para a saúde, portanto você pode usá-la na fitoterapia. Todas as partes desta planta são comestíveis: as folhas, flores e as sementes são consumíveis.

Então, a planta da capuchinha também tem finalidade culinária. Você pode transformar as folhas e as flores em deliciosas saladas ou chá de ervas.

Quais os benefício da folha de capuchinha?

1. Antibiótico natural: 

O antibiótico tem muitas funções no combate contra muitas doenças. Em caso menores, como dor de garganta ou infecção, as folhas podem ser usadas como remédio caseiro. O que você precisa fazer é ir ao jardim do quintal, escolher algumas folhas e comê-las.

2. Promove a formação de novas células sanguíneas:

Em casos mais sérios, como transtorno do sangue, usar as folhas como parte do tratamento é altamente recomendado.

Isto porque anos de experiência e estudos recentes descobriram que as folhas são muito eficazes na promoção da formação de novas células sanguíneas no organismo.

3. Antisséptico:

 As  folha de capuchinha possui capacidade antisséptica pois funciona como antibacteriano e antimicrobiano, altamente recomendado para a solução de primeiros socorros para curar a ferida.

4. Expectorante:

O Expectorante é uma substância usada em remédios contra a tosse. Isso é verdade, a principal função do expectorante é aliviar a tosse.

Então, em vez de tomar medicamentos contra a tosse, por que você não consome as folhas para se livrar desse problema? Na verdade, é uma maneira mais deliciosa de combater a tosse, especialmente nos dias frios ou chuvosos.

5. Estimula o crescimento do cabelo: 

A planta do Nasturtium não é apenas bonita de ser observada, mas também é rica em propriedades benéficas. Um dos benefícios desta planta é o tratamento natural do cabelo.

A perda do cabelo pode não ser tão grave quanto parece, mas nas mulheres, essa condição é um grande pesadelo. Aplicar as folhas no couro cabeludo pode estimular os capilares e aumentar a circulação de sangue, nutrientes e oxigênio no couro cabeludo. Uma boa circulação significa bom crescimento do cabelo.

6. Fonte de vitamina C: 

A Vitamina C é uma das vitaminas com benefício super poderoso para saúde. Devido à alta quantidade de Vitamina C, o consumo de  folha de capuchinha ajuda no tratamento da tosse, resfriado e gripe.

7. Para pele: 

Como mencionado acima, as folhas contém propriedades antissépticas que podem combater as bactérias de forma eficiente. Utilizá-la como uma máscara pode eliminar a acne do seu rosto e a Vitamina C contidas nas plantas podem tornar a aparência da pele mais justa e equilibrar o tom da sua pele.

folha de capuchinha

Outros benefícios:

  1. Emenagogo;
  2. Anti-inflamatória das vias urinarias;
  3. Anti-ofídica;
  4. Diaforética;
  5. Diurética;
  6. Antirreumática;
  7. Laxante;
  8. Pulmonar.
Sair da versão mobile