Os 15 Alimentos Saudáveis Para Pele

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Os 15 Alimentos Saudáveis Para Pele
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Alimentos Saudáveis Para Pele que você talvez não conhece. Além disso, o maior órgão do corpo humano – a pele – é um tecido ativo e vivo. Ela serve como uma armadura resistente, mas flexível, para manter os micróbios nocivos, os produtos químicos ou os raios fortes de luz longe dos tecidos internos mais sensíveis.

Ao mesmo tempo, os nervos dentro da pele transmitem informações importantes sobre o mundo ao nosso redor, detectando a dor, as texturas e as temperaturas. A pele que você esfrega todos os dias no banho ou no chuveiro é apenas a camada mais externa, chamada de epiderme.

Alimentos Saudaveis Para PeleA epiderme está constantemente removendo células mortas de sua superfície à medida que novas células crescem para tomar seus lugares. Abaixo dessa camada externa, a derme contém vasos sanguíneos. Uma camada ainda mais profunda é chamada de subcutis. Ela armazena reservas de gordura que atuam como uma almofada para ajudar a proteger os músculos e ossos contra choques e quedas.

Por isso é sempre importante manter a pele jovem e saudável e, para isso, você precisa se alimentar bem. Então, veja em detalhes os Alimentos Saudáveis Para Pele:

1. Alimentos Saudáveis Para Pele: Água e Óleo de Coco:

Nada é desperdiçado quando você está usando um coco para cuidar da derme. Quando você abre a garrafa pela primeira vez, pode beber a água natural da fruta – ela contém potássio e eletrólitos que relaxam os músculos para reabastecer e hidratar a derme, tornando-a mais suave e mais jovem.

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2. Amoras Para Pele:

Mirtilos são um dos melhores superalimentos da natureza. Cheios de antioxidantes, os mirtilos ajudam o seu corpo a eliminar os radicais livres que danificam as células e os que envelhecem. Estas bagas também ajudam a aumentar a força das fibras de colágeno graças à sua elevada concentração de antocianinas: fitonutrientes que conferem a estas bagas a sua tonalidade azul brilhante.

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3. Alimentos Saudáveis Para Pele: Couve:

Você pode ter pensado que era apenas uma tendência, mas a couve provou que ganhou seu lugar como um superalimento. Este vegetariano crucífero é carregado com a vitamina A, vitamina C, vitamina E e, excepcionalmente, a vitamina K. As folhas verdes são uma das fontes mais potentes de vitamina K, uma vitamina que ajuda na coagulação do sangue e cura mais rápida quando ingerido.

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4. Espinafre Para Pele:

Em um estudo publicado no International Journal of Cancer, as pessoas que comeram mais verduras tiveram metade do número de tumores de derme ao longo de 11 anos em comparação com aqueles que comeram menos.

Os pesquisadores acreditam que os altos níveis de folato, uma vitamina B essencial que ajuda a manter e reparar o DNA, nesses vegetais podem reduzir a probabilidade de crescimento de células cancerígenas.

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5. Alimentos Saudáveis Para Pele: Abacate:

Com todo esse exercício que você tem feito lá fora, seu corpo começou a parecer mais atlético, mas seu rosto está começando a parecer velho antes do tempo. Em vez de investir em uma série de produtos antienvelhecimento questionáveis, vá até a loja e pegue um abacate.

A fruta é rica em ácidos graxos monoinsaturados, que comprovadamente hidratam e protegem a derme, diminuindo o risco de envelhecimento prematuro causado pela radiação ultravioleta.

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6. Ovos Para Pele:

Aqui está outra razão para você comer o ovo inteiro. A gema é rica em vitaminas que são essenciais para o bom funcionamento das células, além de conter a “vitamina da beleza”, a biotina. Esta vitamina B é mais comumente conhecida por ajudar o crescimento do cabelo e fortalecer as unhas, mas a pesquisa mostrou que também ajuda a proteger a derme de acne, erupções cutâneas e até secura.

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7. Alimentos Saudáveis Para Pele: Óleo de Cártamo:

Você provavelmente já nos ouviu demonizando os óleos vegetais por causa dos altos níveis de ômega-6 indutores de inflamação. Mas esses óleos não são todas más notícias. Na verdade, esses mesmos ômega-6 encontrados no óleo de cártamo podem ser o último hidratante para pessoas que sofrem de derme seca, escamosa ou coceira. Eles mantêm as paredes celulares flexíveis, permitindo que a água penetre melhor na epiderme.

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8. Alimentos Saudáveis Para Pele: Pimentas Amarelas:

A vitamina C é essencial para a formação e crescimento da pele e do tecido muscular, bem como para a formação de colágeno – a proteína que fornece força e estrutura à sua pele, ossos, músculos e tendões. Mas em vez de pegar uma laranja para obter sua dose, muito em alguns pimentões amarelos ricos em vitamina C.

Em um estudo com mais de 700 mulheres japonesas, os pesquisadores descobriram que quanto mais vegetais amarelos e verdes eles comiam, menos aptos a ter rugas e pés de galinha – mesmo quando controlavam o fumo e a exposição ao sol.

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9. Mamão Para Pele:

Esta fruta tropical contém uma infinidade de enzimas ativas que transmitem seus benefícios saudáveis. Uma enzima, a quimopapaína, tem sido usada para aliviar a inflamação – uma fonte comum de problemas de pele.

E outra enzima, a papaína, pode ajudar a remover manchas e até mesmo tratar a acne quando aplicada topicamente, pois a enzima dissolve gorduras que entopem os poros e limpa a pele.

10. Alimentos Saudáveis Para Pele: Salmão:

Além de ser uma das fontes mais potentes de ômega-3 antiinflamatório, o salmão também contém dimetilaminoetanol (DMAE). O DMAE promove a pele saudável porque protege a integridade das membranas celulares. O fortalecimento das membranas celulares protege contra a deterioração que causa o envelhecimento prematuro.

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11. Açafrão Para Pele:

Açafrão não é apenas um divisor de águas quando se trata de proteger contra o câncer ou reduzir a dor. Esta especiaria indiana também pode proteger sua pele. Isso porque o antioxidante ativo da cúrcuma, a curcumina, mostrou ser uma das opções de combate anti-inflamatórias e radicais livres mais eficazes do mundo.

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12. Alimentos Saudáveis Para Pele: Cenoura:

Pense nas cenouras como suas próprias varinhas maravilhosas – boas para os olhos e boas para limpar as fugas. Não há mágica aqui, apenas abundância de beta-caroteno e vitamina A, um antioxidante que previne a superprodução de células na camada externa da pele.

Isso significa menos células mortas escamosas que de outra forma poderiam combinar com o sebo para entupir os poros. Além disso, a vitamina A desempenha um papel essencial na redução do desenvolvimento de células cancerígenas da pele. É uma vitória.

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13. Tomates Para Pele:

Eles estão cheios de licopeno, um fitoquímico que fornece pigmento vermelho e benefícios para a saúde. O licopeno ajuda a eliminar os radicais livres que causam o envelhecimento causado pelos raios ultravioleta – em outras palavras, protegendo contra os danos causados ​​pelo sol.

Para colher os maiores benefícios, aqueça-os: uma meia xícara de tomates cozidos, por exemplo, embala 16 miligramas de licopeno. Uma dose diária combinada com filtro solar ajudará a bloquear a queimadura.

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14. Alimentos Saudáveis Para Pele: Cacau em pó:

As flavonóides, os antioxidantes do chocolate amargo, reduzem a aspereza da pele e protegem contra os danos causados ​​pelo sol. Um estudo publicado em 2006 no Journal of Nutrition descobriu que as mulheres que bebiam cacau fortificado com 326 miligramas de flavonais por dia tinham melhor textura da pele e maior resistência aos raios UV do que aqueles que não recebiam tanto antioxidante.

Apenas algumas porções por dia – ou uma barra de Chocolate Amargo padrão da Hershey’s – é suficiente. Outra maneira saborosa de obter o suficiente? Colher um pouco de cacau em pó em seu café da manhã, Ansel sugere.

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15. Espinafre Para Pele:

Quer se proteger contra o câncer de pele? Tire uma página do livro do Popeye. Um estudo publicado no International Journal of Cancer descobriu que as pessoas que comeram mais espinafre desenvolveram metade dos tumores de pele ao longo de 11 anos do que aqueles que consumiram a menor quantidade. Isso é provável porque o folato no espinafre ajuda a manter e reparar o DNA, reduzindo a probabilidade de crescimento de células cancerígenas.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

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