Os 12 Remédios Caseiros Para Tratar o Mau Hálito

Revisado por

Formado em Clínico Geral pela USP!

Especialista do Cura Natural

Os 12 Remédios Caseiros Para Tratar o Mau Hálito
5 (100%) 9 votes

Os Remédios Caseiros Para Tratar o Mau Hálito e acabar de de vez com esse problema tão constrangedor. Além disso, geralmente, as pessoas não conseguem sentir seu próprio mau hálito. Por isso, é legal ter um amigo em quem você confie ou tenha intimidade para lhe avisar do mau cheiro. O sintoma de boca seca também pode indicar mau hálito.

mau hálitoHá um mito muito difundido de que o mau hálito vem do estômago, mas na maioria dos casos isso não é verdade, e acontece apenas em raros casos de diverticulose esofágica, uma doença que pode deixar o hálito do paciente com um odor caracteristicamente ácido, mas de forma passageira.

o hálito é o cheiro do ar que a pessoa expira pela boca. O hálito indesejável, característico ou repulsivo é chamado de mau hálito ou halitose. O mau hálito não é uma doença, mas sim um sintoma de que algo está errado com seu organismo.

Causas do Mau Hálito:

A halitose pode acontecer por diversos motivos, como, por exemplo, o que você ingeriu, má higiene bucal, ingestão de álcool ou tabaco, doenças como diabetes, inflamação na gengiva, placa de bactérias localizada na língua (saburra lingual), doenças periodontais falta de salivação e até mesmo o estresse.

Assim como no caso da onça, se não houver a escovação correta dos dentes, restos de alimentos podem ficar alojados entre os dentes e gengiva. Com o passar do tempo, a decomposição da comida traz o mau cheiro.

Alimentos:

Alimentos como a cebola e o alho também podem causar o mau hálito, pois além de serem muito fortes, substâncias deles caem na corrente sanguínea e são transferidos para o pulmão expelindo o cheiro. O mau odor só termina quando o alimento é eliminado pelo corpo.

Esse tipo de alimento, jejum prolongado, hipoglicemia, diabetes não compensado e a alteração em órgãos como fígado, intestino e rins são conhecidos como cáseos amigdalianos. Apesar de terem diversas causas, eles tem uma pequena porcentagem da halitose.

Cáseos amigladlianos:

Os cáseos amigdalianos são pequenas bolinhas parecidas com que parecem “massinhas” que se prendem nas pequenas cavidades das amígdalas e causam um odor desagradável.

Hiposalivação:

A hiposalivação, também conhecida como xerostomia, acontece quando o fluxo de salivação sofre queda. A salivação é uma função importante do corpo para remover partículas que podem causar mau odor e também é responsável por limpar a boca. A sua falta pode ser causada pelo uso de medicamentos, pela respiração excessiva na boca e também por problemas nas glândulas salivares.

O estresse e o lado emocional do paciente também são fatores importantes, pois são responsáveis por diminuir a salivação ou, então, causar a hipoglicemia ambas causadoras da halitose.

Saburra Lingual:

A saburra lingual é uma causa comum da halitose e é composta por bactérias, restos de alimentos, células descamadas da boca e muco da saliva que ficam aderidas à superfície da língua. Esse problema é muito comum porque pode acontecer mesmo com a limpeza correta da língua.

Mito do Estômago:

Existe um mito de que o estômago é o causador do mau hálito, mas isso é mentira, rara exceção de diverticulose esofágica. O mau hálito pode ocorrer por conta de arrotos e refluxo, mas esse tipo de mau odor é passageiro.

Todos os casos podem ser facilmente identificados e tratados (ou encaminhadas para tratamento) por um cirurgião dentista experiente. Então, confira agora Os 12 Remédios Caseiros Para Tratar o Mau Hálito:

 

1. Dica Para Eliminar o Mau Hálito Gastando Pouco:

salsa contém clorofila que pode neutralizar o mau hálito. Basta mastigar um raminho de salsa fresca para eliminar o mau cheiro da sua boca. Você também pode colocar folhas de salsa em um liquidificador e fazer um smoothie para tomá-lo quando quiser refrescar a respiração. Isso também ajuda a Eliminar o Mau Hálito.

Veja Também: Os 30 Benefícios da Salsa Para Saúde!

2. Dica Para Eliminar o Mau Hálito Gastando Pouco:

Devido ao seu efeito de equilíbrio de pH, o vinagre de cidra de maçã é um remédio maravilhoso para Eliminar o Mau Hálito. Você pode misturar uma colher de sopa de vinagre de maçã em um copo de água e toma-lo antes de fazer alguma refeição. O vinagre ajudará na digestão e curará o mau hálito. Você também pode gargarejar com uma mistura de vinagre de cidra e água.

Veja Também: Os 40 Benefícios da Maçã Para Saúde!

3. Dica Para Eliminar o Mau Hálito Gastando Pouco:

Caso o mau hálito seja causado por infecções, ferva uma colher de chá de sementes de feno-grego em uma xícara de água, coe e beba este chá uma vez por dia até Eliminar o Mau Hálito.

Veja Também: Os 30 Benefícios do Feno-Grego Para Saúde!

 

4. Dica Para Eliminar o Mau Hálito Gastando Pouco:

A canela contém aldeído cinâmico, um óleo essencial que ajuda a Eliminar o Mau Hálito e reduz a quantidade de bactérias na boca. Cozinhe uma colher de chá de canela em pó em uma xícara de água, adicione folhas de louro, coe a solução e use isso como um enxaguatório bucal para refrescar a respiração.

Veja Também: Os 40 Benefícios da Canela Para Saúde!

5. Dica Para Eliminar o Mau Hálito Gastando Pouco:

Os cravos ajudam no melhoramento do mau hálito e possuem propriedades antibacterianas que são muito úteis para Eliminar o Mau Hálito.  O método mais fácil é mastigar alguns cravos. Isso irá eliminar o mau hálito em alguns minutos. Você também pode fazer chá de cravo fervendo um copo de água, adicionando uma colher de chá de cravo moídos e deixá-lo fervendo por 5 a 10 minutos. Tome chá ou use-o como um enxaguatório bucal duas vezes ao dia.

Veja Também: Os 40 Benefícios do Cravo Para Saúde!

6. Dica Para Eliminar o Mau Hálito Gastando Pouco:

O ácido presente no suco do limão evita o crescimento de bactérias na boca e seu cheiro forte ajuda no mascaramento do mau cheiro. Basta misturar uma colher de sopa de suco de limão em uma xícara de água e enxague a boca. Você também pode adicionar um pouco de sal e, assim, resolver o problema da boca seca, que é uma das razões que contribui para o mau hálito.

Veja Também: Os 40 Benefícios do Limão Para Saúde!

7. Dica Para Eliminar o Mau Hálito Gastando Pouco:

A erva-doce ajuda no controle do mau hálito porque contém propriedades antimicrobianas que eliminam as bactérias na boca. Mastigue lentamente uma colher de erva-doce para refrescar a respiração e estimular a produção de saliva. Você também pode tomar chá de erva doces algumas vezes por dia para Eliminar o Mau Hálito.

Para fazer este chá, use uma ou duas colheres de chá de sementes de erva-doce em uma xícara de água quente por 5 ou 10 minutos.

Veja Também: Os 40 Benefícios da Erva Doce Para Saúde!

 

8. Dica Para Eliminar o Mau Hálito Gastando Pouco: 

Uma ótima solução natural é fazer bochechos de eucalipto, pois esta planta medicinal possui propriedade antisséptica e aromática.

INGREDIENTE:

  • 1/2 colher (de sopa) de folhas picadas de eucalipto;
  • 1/2 xícara de água.

MODO DE PREPARO:

  • Colocar a água para ferver e depois as folhas de eucalipto em uma xícara cobrindo com a água fervente.
  • Depois de morno, coar e utilizar como enxaguante.
  • Um método rápido e eficaz para é fazer bochechos ou enxágues longos todos os dias.
  • Em jejum, fazendo isso o resultado será imediato.

Veja Também: Os 40 Benefícios do Eucalipto Para Saúde!

9. Dica Para Eliminar o Mau Hálito Gastando Pouco:

Uma ótima solução para Eliminar o Mau Hálito é o bicarbonato de sódio. Isso porque ele ajuda no equilíbrio dos níveis de ácido que contribuem para o mau hálito, além de combater as bactérias presente na região bucal que causam mau hálito. Misture metade de uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água morna e use-o como um enxaguatório bucal uma vez por dia até ficar satisfeito com os resultados. Escove seus dentes com bicarbonato de sódio, isso reduzirá a acidez na boca e evitará que as bactérias se acumulem na língua.

Veja Também: Os 35 Benefícios da Água Para Saúde!

10. Dica Para Eliminar o Mau Hálito Gastando Pouco:

Os chás normais ajudam a Eliminar o Mau Hálito, especialmente o chá verde e chá preto, pois contêm polifenóis, antioxidantes que impedem o crescimento de bactérias responsáveis pelo mau cheiro. Você também pode optar por um chá de ervas, como chá de sálvia. Para fazer este chá, coloque uma colher de chá de sálvia seca em uma xícara de água quente por cinco minutos. Coe e tome este chá várias vezes ao dia para manter a respiração fresca.

Veja Também: Os 40 Benefícios do Chá Verde Para Saúde!

eliminar o mau hálito11Dica Para Eliminar o Mau Hálito Gastando Pouco:

Ficar mais de 3 horas sem comer é uma das causas do mau hálito e, por isso, é importante ingerir frequentemente alimentos de fácil digestão, como saladas cruas, legumes cozidos e carnes magras porque possuem menos gorduras e passam rapidamente pelo estômago.

Para os lanches as frutas e o iogurte são os mais indicados porque fornecem energia com menos calorias do que salgadinhos e refrigerante, por exemplo, e também são mais facilmente digeridos.

Além disso, deve-se evitar o consumo de alimentos que promovem o mau hálito como Alho e cebola crua, por exemplo.

No entanto, o mau hálito também pode ser causado por outras situações como amigdalite, sinusite ou caseum na garganta e, por isso, deve-se observar se existem outro sintomas envolvidos como dor de garganta ou na face.

Veja Também: Os 45 Benefícios do Alho Para Saúde!

12Dica Para Eliminar o Mau Hálito Gastando Pouco:

INGREDIENTES:

  • 1 copo de água.
  • 10 gotas de própolis.
  • ½ colher de folhas picadas de eucalipto.

MODO DE PREPARO:

  • Coloque a água em fogo alto e quando ferver desligue.
  • Acrescente as folhas e o própolis, deixe agir durante cinco minutos.
  • Coe a misture e armazene em um recipiente de vidro.
  • Use duas vezes no dia como enxaguante bucal.

Veja Também: Os 40 Benefícios do Eucalipto Para Saúde!

 

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Osmar da Costa Junior

Sou formado em medicina pela USP no ano de 2012, com especialização em Clínico Geral. Atuo na área de estudo e orientação inicial de doentes; Coordenação de exames de saúde regular; Diagnóstico e tratamento de grande parte das doenças de adultos; Acompanhamento e tratamento de doentes crônicos; Orientação de pacientes que apresentam quadros complexos, com patologias raras e múltiplas, juntamente com a participação de outros especialistas, quando for necessário; Integração final de dados clínicos e exames complementares, decorrentes da observação dos pacientes por outro especialista.

Atualmente sou Clinico Geral residente no Hospital Regional de Cotia e Editor no site "Cura Natural" onde tenho participação com comentários, e criação de artigos relacionados a saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *