Temperos e Especiarias

Orégão prevenção de câncer da mama: veja 4 benefícios

Por Alan Costa, em 21/02/2018 (atualizado em 30/09/2021)
orégão

A planta orégão também conhecida no Brasil como orégano é uma planta da família botânica das Lamiaceae e em latim chama-se Origanum vulgare L. Além disso, os orégões são também conhecido por outros nomes: orégão vulgar, manjerona brava e manjerona selvagem.

Os Orégões são difundido por toda a Europa, em terrenos de altitude média, soalheiros, secos e pedregosos. Naturalizado no continente americano.

O que é o orégão?

O orégão é uma planta vivaz, cujos caules erectos atingem até 60 cm de altura. As folhas são pequenas, de cor rosa púrpura proporciona vários benefícios para saúde.

Além disso, o orégão é muito semelhante à manjerona, embora, ao contrário desta, costume encontrar-se em estado silvestre. É oriundo do Médio Oriente, e foi introduzido na Europa no século XVI.

Propriedades do Orégão:

Os orégões são uma das ervas aromáticas mais populares da nossa cozinha pelo aroma e sabor que dão aos pratos, e que combinam bem com quase todos os alimentos. Mas, e tal como acontece com muitos dos temperos, o seu consumo também tem muitos benefícios para a saúde.

O orégão têm propriedades digestivas, isso por que ajuda nos casos de dispepsia, indigestão ou espasmos intestinais. as propriedades do que ajuda também a proteger o fígado, graças à sua capacidade para eliminar as toxinas acumuladas, pelo que o seu consumo é aconselhável a pessoas com problemas hepáticos. Se tem problemas de gases, também ajudarão a facilitar a sua eliminação.

Além disso, o orégão também ajuda a melhorar os sintomas da síndrome pré-menstrual, como dores de cabeça, de estômago, irritabilidade e retenção de líquidos.

As suas propriedades  anti-inflamatórias ajudam a aliviar os problemas nas costas e pescoço, como contracturas musculares, artrite, reumatismo, entorses ou distensões.

No entanto, se estiver constipado, tiver tosse ou bronquite, irão ajudar a limpar os brônquios, por terem uma acção expectorante e anti-inflamatória das vias respiratórias. A isto junta-se o seu uso como anti-séptico, que o converte num potente antibacteriano. Esta acção antibacteriana permite a sua utilização na forma tópica para desinfectar e ajudar a cicatrização de feridas e hematomas.

Benefícios do Orégão Para Saúde:

1. Combatem as bactérias:

Além disso, o orégão é um bom aliado contra a atividade microbiana e o seu óleo, por exemplo, é um potente agente antimicrobiano, dado que contém um composto essencial chamado carvacol.

No entanto, as suas propriedades são tão intensas que podem até mesmo matar o Staphylococcus aureus resistente à meticilina e a outros antibióticos.

2. Ajudam no tratamento de transtornos gastrointestinais:

Os orégões podem ser utilizados para tratar transtornos gastrointestinais, dores menstruais, dores de ouvido, bronquite, dores musculares, dores de dentes, alergias, fadiga, dores de cabeça e distúrbios do trato urinário. Também podem ser aplicados topicamente para ajudar a tratar uma série de doenças da pele, tais como o acne e a caspa.

3. Prevenção de câncer da mama:

Uma equipa de biólogos da Universidade dos Emirados Árabes Unidos explicou na revista PLoS ONE que a atividade anti-cancerígena do orégão promove a detenção do ciclo celular e a apoptose (ou seja, a morte das células cancerígenas) em pacientes com cancro da mama.

4. Ação Anti-inflamatória:

Além disso, os investigadores da Universidade de Bonn, na Alemanha, e da ETH de Zurich identificaram um ingrediente ativo nos orégão, conhecido como beta-cariofilina (E-BCP) – que pode ser útil contra doenças como osteoporose e arteriosclerose.

Como usar o orégão?

1. Para verrugas:

  1. Aplique uma gota de manhã e noite usando um cotonete.

2. Problemas de pele:

Etapas:

  1. Em primeiro lugar, misture 3 a 5 gotas do óleo de orégão em 1 colher de sopa de óleo de coco ou azeite.
  2. Em seguida aplique na área afetada.

3. Inflamações internas:

  1. Para combater e prevenir o aparecimento de alergias, gripes e outras infecções junte
  2. 1 a 2 gotas do óleo de orégão em 1 copo de água
  3. Em seguida, tome 3 vezes por semana.

4. Gripes e constipações:

  1. junte 1 a 2 gotas do óleo
  2. 1 copo de água e tome.

5. Artrite:

  1. Misture 5 gotas do óleo
  2. 1 colher de sopa de óleo de coco ou azeite
  3. Aplique na área afetada.

Além disso, a planta não deve ser consumida por mulheres gestantes, segundo o especialista em ervas F. Binker, que publicou uma pesquisa no MotherNature.com, quando consumido em excesso, o orégão pode causar abortos em gestantes.

Sair da versão mobile