Mastoidite – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Mastoidite – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Avalie este Post)
Loading...

Mastoidite – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos desta condição. Além disso, a Mastoidite é uma inflamação do osso mastóide, que fica localizado na proeminência situada atrás da orelha, e é mais comum em crianças com menos de 2 anos de idade, apesar de poder atingir pessoas de todas as faixas etárias.

causas da mastoidite

Geralmente, a inflamação acontece devido a uma complicação de uma otite média, quando os micro-organismos que causam a infecção se disseminam para além do ouvido e chegam ao osso.

A infecção da mastóide provoca uma intensa inflamação no osso, o que provoca vermelhidão, inchaço e dor ao redor do ouvido, além de febre e saída de secreção purulenta.

No caso de sintomas que indiquem a inflamação, é necessária a avaliação pelo clínico geral ou otorrino, para que o tratamento com antibióticos seja iniciado o mais rapidamente possível, evitando-se complicações como formação de abscesso e destruição do osso.

O que é Mastoidite?

Ela é uma infecção bacteriana incomum do osso mastóide atrás da orelha. É geralmente visto em crianças, embora os adultos às vezes podem ser afetados.

O osso mastóide tem uma estrutura de favo de mel-contém espaços de ar, chamados de células da mastóide, que ajudam a manter o espaço de ar no ouvido médio (ver foto, à esquerda).

A Mastoidite pode desenvolver quando as células da mastóide tornar-se infectado ou inflamadas, geralmente como resultado de uma infecção de ouvido persistente do médio. Isso pode causar o osso poroso quebrar.

Causas da Mastoidite:

Em alguns casos, a Mastoidite pode ser causada por traumatismo auditivo ou sepse . Os agentes causadores da Mastoidite podem ser a mesma bactéria que causa otite média – estafilococos, estreptococos, vários vírus e fungos. Esta doença é contagiosa e microrganismos patogênicos – os agentes patogênicos entram no corpo de fora.

Outra razão pode ser diferentes fatores negativos que enfraquecem as forças protetoras do corpo humano.

É impossível iniciar esta doença, porque as complicações podem aparecer no processo mastoideo, que se aproximam dos nervos cranianos e da estrutura do osso temporal. É importante saber que a Mastoidite pode provocar doenças perigosas como a petrosite (inflamação do osso temporal), meningite (inflamação das meninges), processo cístico, inflamação acentuada da orelha interna, dano aos ossículos auditivos.

Sintomas da Mastoidite:

Os sintomas mais comuns de uma Mastoidite incluem:

  • Dor persistente e latejante, no ouvido e na região ao redor do ouvido;
  • Vermelhidão e inchaço na região atrás da orelha;
  • Formação de uma protuberância atrás do ouvido, similar a um caroço, que pode confundir com outras causas. Saiba quais são as principais causas de caroço atrás da orelha;
    Febre;
  • Saída de secreção amarelada pelo ouvido;
  • Pode haver diminuição gradual da capacidade auditiva, tanto pelo acúmulo de secreção, como pelo comprometimento do tímpano e outras estruturas responsáveis pela audição.
  • A Mastoidite aguda é a forma de apresentação mais comum, entretanto, também desenvolver a forma crônica, que tem uma evolução mais lenta e com sintomas mais brandos.

Para confirmar o diagnóstico, o médico deve avaliar os sintomas, examinar ao ouvido e, se necessário, solicitar exames de imagem como radiografia ou tomografia computadorizada. Além disso, para identificar a bactéria causadora da infecção, poderá ser feita a coleta de amostras da secreção do ouvido.

Tratamentos Para Mastoidite:

Depois de confirmar o diagnóstico, é prescrito um tratamento complexo, que deve ser iniciado imediatamente. O método de tratamento depende do grau da doença. Pode consistir no uso de medicamentos ou no tratamento cirúrgico.

No coração do tratamento é o uso de drogas antibacterianas e surtos de limpeza de pus no processo de tímpano e mastoide. Para prevenir a doença, você precisa de tempo e correto tratamento da otite média para que não haja complicações. Cuide com cuidado sua saúde!

mastoidite

Possíveis Complicações da Mastoidite:

Uma Mastoidite muito grave ou tratada de forma incorreta pode provocar:

  • Surdez;
  • Meningite;
  • Abscessos cerebrais;
  • Infecção disseminada pelo sangue, conhecida como sepse.

Quando provoca complicações, significa que a Mastoidite está muito grave e necessita de um rápido tratamento a nível hospitalar, pois, do contrário, pode até provocar a morte.

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anemia – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Luxação – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos