Labirintite – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Labirintite – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos
4.7 (93.33%) 6 vote[s]

Labirintite – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos desta condição. Além disso, a Labirintite é uma doença do ouvido que afeta o labirinto e suas estruturas responsáveis pela audição e pelo equilíbrio. O labirinto é um órgão que faz parte do aparelho vestibular, responsável pela manutenção do equilíbrio.

labirintite

O labirinto é um conjunto de arcos semicirculares que possuem líquidos em seu interior. A movimentação destes líquidos é interpretado pelo cérebro ajudando a identificar movimentos e a nos manter em equilíbrio.

É importante destacar que as pessoas costumam chamar qualquer distúrbio na região do ouvido interno de Labirintite . O termo correto é labirintopatia, sendo Labirintite uma delas.

O que é Labirintite?

É um termo impróprio, mas bastante usado pelas pessoas, para designar uma infecção em um canal do ouvido– o labirinto, composto pela cóclea e pelo vestíbulo – e que compromete tanto o equilíbrio quanto a audição do indivíduo.

A doença se manifesta, geralmente, após os 40 ou 50 anos de idade, em decorrência das alterações metabólicas do organismo. A Labirintite é caracterizada, principalmente, por sintomas como tonturas, desequilíbrio, surdez ou zumbido.

Eles ocorrem pelo simples fato de que se a cóclea ou o vestíbulo não funcionam corretamente, o cérebro recebe informações errôneas a respeito da posição do corpo de alguém no espaço, podendo dar a sensação de rotação, queda ou flutuação a ele.

Causas da Labirintite:

As causas da Labirintite ainda não são claras. Mas sabe-se, porém, que infecções e inflamações sejam as principais causas para a doença, como a otite média e o resfriado.

Outros fatores, ainda que com menos frequência, também podem provocar Labirintite, a exemplo de tumores, doenças neurológicas, compressões mecânicas, alterações genéticas, alergias e o uso de medicamentos perigosos para a saúde do ouvido interno.

Sintomas da Labirintite:

O principal sintoma da Labirintite é a vertigem, uma sensação oscilatória com a sensação de que o redor está se movendo, isso é causado por conta da inflamação no canal do labirinto fazendo com que o equilíbrio da pessoa altere. Outros sintomas importantes para o diagnóstico são:

causas da labirintite

Tratamentos Para Labirintite:

Normalmente, o tratamento é dividido em três fases:

Tratamento dos Sintoma: É feita uma avaliação da tontura. Para isso, são utilizados medicamentos sedativos bem como repouso quando necessário.

O tempo de tratamento vai depender da causa da doença e da sensibilidade individual do paciente.

Tratamento da Causa: É a investigação do que ocasionou os problemas no labirinto. São analisados fatores de risco: metabólicos, infecciosos, reumáticos e anatômicos.

Depois de um exame clínico, onde o médico procura encontrar possíveis causas do problema, podem ser necessários exames de audição e equilíbrio, de sangue e radiológicos.

Reabilitação do Labirinto: A reabilitação é o tratamento fonoaudiológico – e eventualmente também fisioterápico – que pode ser utilizado com ou sem uso de medicamentos.

Quando a origem da tontura é de difícil controle, como no caso da aterosclerose no idoso, a reabilitação oferece bons resultados em 80% dos casos.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *