Plantas medicinais

Kava kava ajuda a tratar dores: veja os benefícios da planta

Por Alan Costa, em 01/03/2018 (atualizado em 23/09/2021)
para que serve kava kava

A kava-kava pertence à família Piperaceae, a mesma família das pimentas. Com origem na Polinésia (sul do Pacífico) a planta era utilizada já há centenas de anos. Estima-se que em torno de três mil anos atrás para diversas finalidades no mínimo curiosas: as mulheres nativas das ilhas costumavam mascar as raízes e folhas da planta para que fosse formada uma massa, a qual cuspiam num vasilhame e misturariam com sucos de frutas, leite de coco e água, preparando assim um coquetel que seria servido em ocasiões especiais, como nascimentos, funerais e casamentos; a planta também fazia parte de rituais de danças religiosas e cerimoniais, pois produzia um efeito relaxante que era interpretado pelos presentes como uma espécie de transe. Fato é que, apesar da pouca informação e tecnologia disponíveis naquela época, não se conheciam relatos de que a planta houvesse causado mal a alguém.

o que e kava kava

Assim, em 1775, durante uma viagem pelas Ilhas da Oceania, um europeu tomou conhecimento da planta e resolveu exportá-la. Tinha início a jornada desta planta pelo mundo. A produção da kava kava permanece restrita às ilhas do Pacífico, mas agora seu extrato é exportado para diversos países, como Canadá, Austrália, Reino Unido e Brasil. Veja tudo sobre esta planta:

O que é:

A planta medicinal, também conhecida como Cava-cava ou Kawa-kawa, muito utilizada para fazer remédios caseiros para ansiedade, agitação ou tensão, devido às suas propriedades calmantes e relaxantes.

Geralmente, ela cresce nas ilhas da Polinésia Ocidental, apresentando-se como uma planta alta com 10 metros e folhas grandes em forma de coração. O nome científico da planta é Piper methysticum e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, feiras livres e em alguns supermercados.

Propriedades:

As propriedades da kava kava incluem sua ação analgésica, relaxante, sedativa, anti-inflamatória e anti-séptica.

Para que serve:

​A kava kava serve para ajudar no tratamento de dores, infecções urinárias, ansiedade, agitação nervosa, cansaço e dor muscular.

Modo de uso:

A parte utilizada é sua raiz, vendida sobre a forma de extrato. No entanto, esta planta só deve ser utilizada apenas sob indicação médica, pois pode provar efeitos tóxicos sobre o fígado, quando se ultrapassa a dose diária de 120 mg.

Malefícios:

O principal efeitos colateral do uso desta planta é o surgimento de lesões graves no fígado.

Contraindicações:

A kava kava está contraindicada para grávidas, lactantes e pacientes com doenças hepáticas ou que se encontram a fazer tratamento com antidepressivos.

Sair da versão mobile