Hipocalemia – O que é, Causas e Tratamentos

Hipocalemia – O que é, Causas e Tratamentos!

Hipocalemia – O que é, Causas e Tratamentos 5.00/5 (100.00%) 9 votes

Hipocalemia – O que é, Causas e Tratamentos que não devem ser ignorados. Além disso, a Hipocalemia é a quantidade de potássio na corrente sanguínea que está abaixo do nível necessário. O potássio é um eletrólito muito importante para o funcionamento adequado das células musculares e nervosas e, principalmente, para as células do músculo do coração.

O nível de potássio no sangue humano costuma variar entre 3,6 e 5,2mmol/L para ser considerado normal. Para a Hipocalemia ser considerada, o valor precisa transitar entre 3 e 3,5mmol/L. Quando a doença é considerada moderada, os níveis vão de 2,5 a 3mmol/L. Se os níveis forem ainda mais baixos que 2,5mmol/L, é necessário ir ao médico com urgência, pois há risco de vida. Então, confira sobre a Hipocalemia – O que é, Causas e Tratamentos:

O que é Hipocalemia?

Hipocalemia é o nome que se dá à quantidade baixa de potássio presente na corrente sanguínea. O potássio é um eletrólito fundamental para o funcionamento adequado das células nervosas e dos músculos, especialmente as células do músculo cardíaco.

Causas a Hipocalemia:

A Hipocalemia ocorre quando o corpo perde excessivamente o potássio do corpo. Isso geralmente ocorre na urina, no suor ou nas fezes. O uso de diuréticos é um dos principais causadores do problema. Além disso, outros são os fatores que causam a Hipocalemia:

Sintomas da Hipocalemia:

Geralmente, uma pequena queda na quantidade de potássio na corrente sanguínea não apresenta sintomas. Entretanto, quando essa baixa é muito grande, pode até colocar a vida da pessoa em risco. Os principais sintomas de Hipocalemia incluem:

  • Ritmo cardíaco anormal (disritmias), especialmente em pessoas com doença cardíaca;
  • Fadiga;
  • Paralisia (que pode incluir os pulmões);
  • Constipação;
  • Fraqueza ou espasmos musculares;
  • Lesão muscular (rabdomiólise).

Tratamento Para Hipocalemia:

Quando o caso de Hipocalemia é simples, ele pode ser tratado apenas com suplementos de potássio em comprimidos, cápsulas ou líquido. Se o caso for grave, o potássio pode ser injetado na veia para que chegue mais rapidamente à corrente sanguínea.

Em casos que não seja necessária a ingestão de medicamentos, apenas cortar ou trocar os medicamentos diuréticos podem ser suficientes para que o problema seja sanado, entretanto, é necessário que o médico prescreva as doses e as receitas médicas.

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feocromocitoma – O que é, Causas e Tratamentos

Anemia – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos