Hipercalemia – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Hipercalemia – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos
4.8 (96.67%) 6 vote[s]

Hipercalemia – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos desta condição. Além disso, a Hipercalemia ocorre quando o potássio é concentrado para 5, 5 meq / l, um processo que se desenvolve porque há um excesso de potássio no corpo ou por processos anormais quando o movimento do potássio das células é perturbado.

hipercalemia

A razão pela qual a excreção renal é perturbada é a acidose metabólica, com diabetes não controlada. Na maioria das vezes, os sintomas são neuromusculares, a Hipercalemia causa fraqueza e cardiotoxicidade, o que provoca fibrilação de asistolia e fibrilação ventricular.

O que é Hipercalemia?

A Hipercalemia, que também pode ser chamada de hiperpotassemia, é a grande quantidade de potássio no sangue e que pode causar sintomas como falta de ar e desmaios. A condição é medida por um valor de referência, e é caracterizada quando o nível de potássio for maior que 5,5mmol/L ou mais.

Se o valor for maior que 6,5mmol/L o paciente pode estar correndo sério risco de saúde. Sintomas como falta de ar podem ser considerados normais para algumas pessoas, assim como desmaios.

Mas para quem tem esta condição isso é um sinal de que algo está errado e, quando ocorre, é indicado ir imediatamente ao médico.

Causas da Hipercalemia:

A hipocalemia ocorre quando o corpo perde excessivamente o potássio do corpo. Isso geralmente ocorre na urina, no suor ou nas fezes. O uso de diuréticos é um dos principais causadores do problema. Além disso, outros são os fatores que causam a hipocalemia:

Uso de antibióticos e/ou laxantes;

  • Vômitos;
  • Diarreia;
  • Desidratação;
  • Sudorese;
  • Uso de diuréticos;
  • Excesso de açúcar;
  • Deficiência de magnésio;
  • Cetoacidose diabética;
  • doença renal crônica.

Outro jeito de acontecer a hipocalemia são as desidratações causadas pelas excreções excessivas de potássio através da urina, vômitos ou fezes fazendo com que o apetite suma.

Sintomas da Hipercalemia:

Pessoas com Hipercalemia geralmente não apresentam sintomas muito perceptíveis, de modo que muitos só ficam sabendo que têm a doença quando realizam um exame de sangue. Contudo, quando manifestam os sinais e sintomas clássicos desta condição, os pacientes geralmente têm:

  • Batimentos cardíacos irregulares;
  • Náuseas e vômito;
  • Pulsação lenta ou fraca.

Tratamentos Para Hipercalemia:

Quanto ao tratamento da doença, seu objetivo maior é proteger o corpo dos efeitos da hipercalcemia. O tratamento pode incluir medicamentos diuréticos para eliminar o potássio; hemodiálise, para reduzir os níveis totais de potássio do corpo; cálcio, para tratar os efeitos da doença sobre os músculos e o coração; glicose, insulina e bicarbonato de sódio.

causas da hipercalemia

Como Prevenir a Hipercalemia:

Para evitar a Hipercalemia, é fundamental cuidar de outras doenças que possam resultar em um grande número de potássio no sangue. Realizar exames com frequência, que indiquem o funcionamento dos rins, é uma boa forma de prevenir o problema.

Esse texto foi feito para sanar as suas principais dúvidas relacionadas à doença, mas é sempre indicado consultar o médico antes de tomar qualquer atitude que envolva a sua saúde. Compartilhe com os amigos essas informações para que eles também saibam sobre os riscos da Hipercalemia.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *