Hidatidose – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Hidatidose – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos!

Hidatidose – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos
4.6 (91.76%) 17 votes

Hidatidose – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que deve conhecer. Além disso, a Hidatidose é uma doença parasitária causada por parasitas do grupo tênias chamadas de Echinococcus granulous. A doença pode atingir tanto o homem como os animais e se caracteriza pelo aparecimento de cistos em diversas partes do corpo. O rompimento de tais cistos provocam choque anafilático no indivíduo acometido e pode levar ao óbito.

A contaminação de Hidatidose do seres humanos é dada após o contato com fezes de animais, principalmente cães, contaminados com o parasita. O homem também pode se contaminar ao ingerir vegetais contendo ovos e larvas do parasita ou água contaminada. A doença afeta principalmente órgãos como o fígado, o pulmão e o cérebro, que podem adquirir cistos que crescem de 1 a 5 cm ao ano e podem atingir o tamanho de uma bola de futebol. Confira as Causas, Sintomas e Tratamentos da Hidatidose:

Sintomas da Hidatidose:

Os sintomas da Hidatidose dependem da localização dos cistos , os locais mais atingidos são o fígado, os pulmões e o cérebro. Pode ocorrer tosse, coceira, lesões na pele, crise de asma, choque anafilático, fadiga, febre, náuseas, dores abdominais e alergias.

Como o cisto cresce lentamente, é difícil fazer o diagnóstico de forma precoce. Geralmente o cisto é descoberto através de exames de rotina, através de raio-x, tomografia ou ecografias.

A prova biológica utilizada para diagnosticar a hidatidose é a Reação de Casoni, que identifica anticorpos específicos no organismo do indivíduo.

O que Causa Hidatidose:

Hidatidose é uma doença causada pelo parasita Echinococcus granulosus, caracterizada pelo aparecimento de cistos em determinadas áreas do corpo. Quando esses cistos se rompem causam choque anafilático, podendo resultar na morte do indivíduo.

Diagnóstico Para Hidatidose:

É difícil diagnosticar a Hidatidose, principalmente pela lentidão do crescimento dos cistos . Porem, o diagnóstico pode ser feito através de exames de rotina, raio-X, tomografia computadorizada ou ecografias. Exames que verificam a Reação de Casoni também ajudam o paciente na identificação dos cistos  . Os exames de imagem são realmente os mais seguros para a identificação dos cistos e o diagnóstico seguro deve ser feito a partir deste exames.

Tratamento para Hidatidose:

O tratamento para Hidatidose é direcionado para a eliminação dos parasitas do organismo do indivíduo, e a retirada dos cistos.

A cirurgia é o tratamento mais recomendado para a retirada dos cistos, e é dividida em 3 fases: aspiração do conteúdo do cisto, drenagem e ressecação do cisto.

A cirurgia é contra-indicada quando os cistos são muito numerosos, ou se localizam em tecidos de difícil acesso, nesses casos são utilizados vários medicamentos anti-parasitários como mebendazol ou albendazol, que tendem a penetrar no cisto eliminando as larvas e garantindo a cura do indivíduo contaminado.

A hidatidose pode se complicar se houver o rompimento de um cisto, nesses casos o indivíduo deve ser internado em um hospital o mais rápido possível, para prevenir o aparecimento de complicações mais graves.

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fratura – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Anemia Aplástica – O que é, Sintomas e Tratamentos