Consolda – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Consolda – O que é, Benefícios e Como Usar
4.9 (97.5%) 8 vote[s]

Conheça a Consolda, planta com propriedades medicinais, e saiba como aproveitar seus benefícios. Além disso, a Consolda é uma belíssima planta herbácea pertencente à família das borragináceas, que pode crescer até 1 metro de altura e um diâmetro equivalente, de forma muito rápida. Comum na Europa, excepto na região mediterrânica, surge no nosso país nalguns jardins e hortas, onde é cultivada de forma a tirar partido das suas inúmeras características: em consociarão com outras plantas hortícolas, melhora a produção e a qualidade, por melhorar a disponibilidade de fósforo e potássio, além de poder proporcionar sombra, o que se revela ótimo por exemplo nos morangueiros. Veja tudo sobre esta planta:Consolda

O que é Consolda:

A Consolda é uma planta medicinal, também conhecida como Confrei, Consólida ou Consolda-maior, muito utilizada no tratamento de problemas de pele.

O seu nome científico é Symphytum Officinale e pode ser comprada em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação.

Propriedades da Consolda:

As propriedades desta planta incluem sua ação adstringente, antianêmica, antiasmática, antidiabética, antidiarreica, anti-inflamatória, anti-reumática, calmante, cicatrizante, depurativa, desintoxicante, emoliente, expectorante, hidratante, laxante e tônica.

Para que Serve:

Esta planta serve para ajudar no tratamento de abcessos, bócio, bronquite, contusões, febre, feridas, problemas do fígado, gastrite, hematoma, icterícia, queimaduras, resfriado, reumatismo, tosse e problemas de pele, como acne ou psoríase.

Modo de Uso:

As partes utilizadas desta planta incluem seu rizoma, raiz e folhas, na forma de chá, pomada, compressa ou óleo.

Compressa para acne: colocar 50 g de Consolda em 500 ml de água fria, deixar ferver durante 10 minutos e coar. Molhar um pano fininho nesse chá e aplicar na região que deseja ser tratada.

Efeitos Colaterais:

Não foram encontrados efeitos colaterais desta planta.

Contraindicações:

Esta planta está contraindicada para grávidas.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *