Doenças e Tratamentos

Cisto no Ovário: o que é, sintomas e tratamentos

Por Alan Costa, em 28/02/2018 (atualizado em 07/10/2021)
cisto no ovário
O cistos no ovário é comum, principalmente em mulheres que ainda menstruam. São bolsas sólidas ou cheias de líquido no ovário ou no seu ovário. Além disso, na maioria das vezes eles são indolores e inofensivos. Você pode receber uma a cada mês como parte do seu ciclo e nunca saber. Eles geralmente desaparecem por conta própria sem tratamento.
Um cisto se torna um problema quando não desaparece ou fica maior. Pode tornar-se doloroso. Há também a possibilidade de câncer, mas é raro. As chances aumentam à medida que você envelhece.
o que é cisto no ovário

O que é cisto no ovário?

Os cistos ovarianos são uma espécie de bolsas de líquido benignas que se formam no ovário ou sobre ele. Os mais comuns são os cistos funcionais, que se formam durante o ciclo menstrual no qual não se consegue liberar o óvulo que, em seguida, causa a menstruação. Além disso, esse líquido que não deixa os seus ovários é o que forma o cisto.

Quais são os sintomas do cisto no ovário?

O cisto no ovário geralmente não apresentam sintomas na maioria dos casos. Se existem sintomas, estes são:

  • Dores ao defecar.
  • Inchaço geral em torno do abdômen.
  • Desconforto ou dor durante as relações sexuais.
  • Dores agudas na pelve.
  • Náuseas e vômitos.

Quais são os tipos de cistos no ovário:

Os principais tipos de cistos incluem:

  • Cisto de corpo lúteo: pode surgir após a liberação do óvulo e, normalmente, desaparece sem tratamento. Seu tamanho varia entre 3 e 4 cm e pode se romper durante o contato íntimo, mas não é necessário tratamento específico, mas se houver dor intensa, queda da pressão e batimento cardíaco acelerado, pode ser necessário retirar através de cirurgia por laparoscopia.
  • Cisto folicular: forma-se quando não há ovulação ou quando o óvulo não sai do ovário durante o período fértil. Geralmente, não apresenta sintomas e não necessita de tratamento. Seu tamanho pode variar de 2,5cm à 10 cm e normalmente diminui de tamanho entre a 4 a 8 semanas, pois não é considerado câncer.
  • Cisto de Teca-luteína: Acontece raramente, sendo mais comum nas mulheres que tomam remédios para engravidar.
  • Endometrioma ovariano: surge em casos de endometriose nos ovários, necessitando ser tratado com remédios ou cirurgia.
  • Cisto hemorrágico: acontece quando há sangramento na parede do cisto para o seu interior, podendo causar dor pélvica;
  • Cisto dermoide: também chamado de teratoma cístico maduro, que pode ser encontrado na criança, contendo cabelo, dente ou fragmento ósseo, sendo preciso laparoscopia;
  • Fibroma ovariano: é uma neoplasia mais comum na menopausa, o tamanho pode variar desde microcistos até pesarem até 23 kg, e devem ser retirados por cirurgia.
  • Cisto adenoma: cisto ovariano benigno, que deve ser retirado através de laparoscopia;

Qual é o tratamento para cisto no ovário?

Ter um cisto no Ovário nem sempre é perigoso, e geralmente o tratamento é esperar que ele diminua de tamanho sozinho, sem necessidade de tratamento. No entanto, o cisto também pode ser tratado com a toma da pílula anticoncepcional adequada a cada caso, e quando provoca sintomas ou dificulta o funcionamento do órgão pode-se recomendar a cirurgia para retirada do cisto, sem retirar o ovário. No casos mais graves, em que o cisto é muito grande, apresenta indícios de câncer ou em caso de torção do ovário, pode ser preciso retirar completamente o ovário.

Sair da versão mobile