Chá de Mamona – O Que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Graduado em Ciências da Nutrição!

Especialista do Cura Natural

Chá de Mamona – O Que é, Benefícios e Como Usar
4.8 (95.04%) 121 vote[s]

Chá de Mamona – O Que é, Benefícios e Como Usar todas propriedades dessa planta de forma que vai tratar varias doenças. Alem disso, essa espécie possui muitas utilizações, desde a extração de um óleo também conhecido como óleo de rícino, usado na indústria química, até a utilização como base em alguns tratamentos de saúde.

cha de mamona

Basicamente, as características físicas da planta a torna inconfundível. As folhas são grandes, pecioladas e em formato de estrela com oito pontas.

Já as flores são unissexuadas, coexistindo dos dois sexos em um mesmo ramo, sendo que as masculinas ficam abaixo das femininas.

Elas apresentam-se em grandes cachos terminais e eretos. São numerosas, com pétalas pequenas e de cor pálida.

O óleo da mamona, também chamado de óleo de rícino. Pode ser usado na medicina popular devido o seu efeito purgativo, porém, ele é largamente empregado na indústria química devido a uma característica bastante peculiar: possui uma hidroxila (OH) ligada na cadeia de carbono. Não existe outro óleo vegetal produzido comercialmente com esta propriedade.

Benefícios do Chá de Mamona:

Somada a todas as propriedades que a mamona apresenta para a indústria química, dependendo da indicação, ela também pode ser usada no processo de tratamento e cura de algumas enfermidades.

Porém, é importante ressaltar que, antes de incluí-la na rotina de tratamento, o médico deve ser consultado.

A mamona pode ser usada devido as suas propriedades vermífugo, purgante, emoliente e cicatrizante (uso externo), catártico, anticancerígeno e analgésico.

Sendo assim, ela combate a ação de parasitos intestinais, eczemas, herpes, erupções, feridas, queimaduras, hemorroidas e calvície.

Receita do Chá de Mamona:

Para tratar os casos de hemorroidas, uma forma bastante eficaz é através do preparo do chá da mamona.

Porém, diferente de outros tipos de tratamento onde a bebida pode ser ingerida, nesse caso, o paciente deve usá-la na forma de banho.

Para isso, basta separar um litro de água e algumas folhas fatiadas da mamona. Coloque a água para ferver e, logo em seguida, acrescente as folhas.

Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco. Feito isso, basta banhar o local com essa espécie de chá.

Efeitos Colaterais:

O uso da mamona é contraindicado para mulheres grávidas e lactantes, pessoas com doenças intestinais graves e crianças menores de 12 anos de idade.

A ingestão das sementes mastigadas de mamona é extremamente tóxico, causando cólicas abdominais, náuseas, vômitos, diarreia mucosa e, em casos mais graves, podem ocorrer convulsões, coma e óbito.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Rafael Cardoso

Com mais de 5 anos de experiência, Rafael Almeida é Graduado em Ciências da Nutrição pela Universidade Ceuma desde 2012. Atua em Atendimento Clínico-Nutricional, com foco no bem estar e qualidade de vida do paciente, através da reeducação alimentar e acompanhamento nutricional, com planos alimentares personalizados, de acordo com o objetivo e avaliação clínica individual, comprometido com o sucesso do tratamento de seus pacientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *