Chá de Capuchinha – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Chá de Capuchinha – O que é, Benefícios e Como Usar esta maravilhosa planta. Além disso, o Chá de Capuchinha possui propriedades medicinais, sendo considerado um poderoso antibiótico natural. A planta da Capuchinha pertencem à espécie Tropaeolum majus e são conhecidas, popularmente, como chagas, nastúrcio, flor-do-sangue e agrião-do-méxico.

Seus princípios ativos são, glucotropaeolina, vitamina C, ácidos graxos, flavonoides, glicosídeos, oxalatos, glucosinolatos, óleos essenciais, resinas, pigmentos, substâncias bactericidas, iodo, ferro, enxofre, cálcio, potássio, frutose e glicose.

Benefícios do Chá de Capuchinha:

Diante destes benefícios, é possível tratar diversos problemas de saúde como bronquites, tosses com presença de secreção catarral e outros distúrbios pulmonares. Além disso, o Chá de Capuchinha é eficaz no tratamento de disfunções no estômago, facilitando digestão e age como calmante.

Como Usar:

Podem-se incluir as flores e folhas da Capuchinha nas receitas de saladas, sucos e temperos. Caso prefira tomar o Chá de Capuchinha:

  • Leve ao fogo entre duas e quatro colheres de sopa de folhas de Capuchinha picadas, juntamente com um litro de água e deixe ferver;
  • Então abafe e consuma 3 vezes ao dia, quando a temperatura estiver ideal para beber.

Para utilizá-la nos cabelos pode-se seguir a mesma receita do Chá de Capuchinha, e lavar os cabelos com o líquido.

Contraindicações:

O Chá de Capuchinha pode ter como efeito colateral irritação gástrica e, se consumida em altas doses baixar a pressão sanguínea.

Seu consumo é contra indicado em casos de gastrite, hipotireoidismo, insuficiência renal ou cardíaca, gestação e lactação.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *