Plantas medicinais

Celósia combate tosse e bronquite: veja os benefícios da planta

Por Alan Costa, em 22/02/2018 (atualizado em 27/09/2021)
benefícios da celósia para saúde

Celósia é popularmente conhecida com Crista de Galo assim por conta da sua aparência que lembra a crista da ave. Ela é uma planta originária das regiões tropicais do continente americano, cuja a flor é o seu maior atrativo e, por isso mesmo, ela configura muito nos jardins.

benefícios da celósia

Nas cores vermelha, amarela e roxa, as flores também podem variar quando ao volume, porém a maioria delas tem o caule retorcido.

Ela é bem resistente ao Sol, graças a sua origem que remete à América Central, principalmente nas regiões mais tropicais, com clima quente. Por isso, você pode cultivá-la sob o Sol sem ter medo de que suas folhas e flores fiquem ressecadas.

Quais os benefícios da celósia?

Encerra o alcaloide erythrina. Do cosimento da casca faz-se remédio para golpes e constitui ainda um poderoso hipnótico. Também é recomendado no tratamento das hepatites crônicas e do reumatismo.

Os benefícios da celósia vem principalmente das flores trituradas obtém-se tinta vermelha para vários fins. As sementes, que também contêm o mesmo alcaloide, são venenosas.

Como usar:

Em países da Ásia, América do Sul e África a planta é utilizada como verdura e ingerida em diversas preparações tais como saladas e diversos acompanhamentos de variadas receitas culinárias.

benefícios da celósia para saúde

As flores podem ser utilizadas em galinhadas e suas sementes para acompanhamento de arroz e saladas.

Ela é usada na medicina popular para alívio de doenças respiratórias tais como tosse e bronquite, além de conter propriedades antissépticas para lavar feridas e doenças da pele.

Onde encontrar a celósia?

Ela é facilmente encontrada em beira de estradas, em jardins das casas de roça, em floriculturas e em sites que comercializam mudas e plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Sair da versão mobile