Câncer de Fígado – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Câncer de Fígado – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos
4.8 (96%) 5 votes

Câncer de Fígado – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que muitos desconhecem. Além disso, o Câncer de Fígado é um câncer que começa nas células do fígado. Seu fígado é um órgão de tamanho de futebol que fica na parte superior direita do seu abdômen, abaixo do seu diafragma e acima do estômago.

Cancer de FigadoVários tipos de câncer podem se formar no fígado. O tipo mais comum de Câncer de Fígado é o carcinoma hepatocelular, que começa no tipo principal de células hepáticas (hepatócitos). Outros tipos de Câncer de Fígado, como colangiocarcinoma intra-hepático e hepatoblastoma, são muito menos comuns.

Nem todos os cancros que afetam o fígado são considerados Câncer de Fígado. O câncer que começa em outra área do corpo – como o cólon, pulmão ou mama – e depois se espalha para o fígado é chamado de câncer metastático, em vez de Câncer de Fígado.

E este tipo de câncer é nomeado após o órgão em que começou – como câncer de cólon metastático para descrever câncer que começa no cólon e se espalha para o fígado. O câncer que se espalha para o fígado é mais comum do que o câncer que começa nas células do fígado.

Causas de Câncer de Fígado:

Não está claro o que causa a maioria dos casos de Câncer de Fígado . Mas em alguns casos, a causa é conhecida. Por exemplo, a infecção crônica com certos vírus da hepatite pode causar Câncer de Fígado .

Cancer de Figado causasO Câncer de Fígado ocorre quando as células do fígado desenvolvem alterações (mutações) em seu DNA – o material que fornece instruções para cada processo químico em seu corpo. As mutações do DNA causam mudanças nessas instruções. Um resultado é que as células podem começar a crescer fora de controle e eventualmente formar um tumor – uma massa de células cancerosas.

Sintomas de Câncer no Fígado:

A maioria das pessoas não tem sinais e sintomas nos estágios iniciais do Câncer de Fígado primário. Quando os sinais e sintomas aparecem, eles podem incluir:

  • Perder peso sem tentar
  • Perda de apetite
  • Dor abdominal superior
  • Náusea e vomito
  • Fraqueza geral e fadiga
  • Inchaço abdominal
  • Decoloração amarela da sua pele e dos brancos dos seus olhos (icterícia)
  • Fezes brancas, calcárias

Tratamentos Para Câncer no Figado:

Os tratamentos para Câncer de Fígado primário dependem da extensão (estágio) da doença, bem como sua idade, saúde geral e preferências pessoais.

Cirurgia Para Tratar o Câncer de Figado:

As operações utilizadas para tratar Câncer de Fígado incluem:

Cirurgia Para Remover o Tumor: 

Em determinadas situações, o seu médico pode recomendar uma operação para remover o Câncer de Fígado e uma pequena porção de tecido hepático saudável que o rodeia se seu tumor é pequeno e sua função hepática é boa.

Se esta é uma opção para você, também depende da localização do câncer dentro do fígado, quão bem o seu fígado funciona e sua saúde geral.

Cirurgia de Transplante de Fígado:

Durante a cirurgia de transplante de fígado, seu fígado doente é removido e substituído por um fígado saudável de um doador. A cirurgia de transplante de fígado é apenas uma opção para uma pequena porcentagem de pessoas com Câncer de Fígado em estágio inicial.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *