Os 10 Benefícios do Wasabi Para Saúde!

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Os 10 Benefícios do Wasabi Para Saúde!
4.9 (98.82%) 17 vote[s]

Os Benefícios do Wasabi Para Saúde são diversos. Além disso, o Wasabi possui ricos nutrientes que previnem e combatem doenças. O Wasabi é uma raiz muito utilizada como tempero natural do Oriente e cultivado no Japão e parte da China, tem um leve tom esverdeado e sabor mais sutil que a raiz-forte.

Também conhecida como raiz-forte-japonesa, é uma planta nativa do Japão, cultivada principalmente para uso de seu espesso caule subterrâneo (rizoma), mas que é frequentemente chamado incorretamente de raiz.

beneficio do wasabi

Há dois sistemas tradicionais de cultivar esta planta. O mais utilizado no Japão é o cultivo em um ambiente semiaquático, com um fluxo suave e continuo de água fria. No Japão é comum o plantio em camas de rochas feitas ao longo de cursos de água ou em tanques.

Cada cama é composta de uma grossa camada de pequenas rochas sobre as quais há uma camada de cascalho, que por sua vez é coberto com uma camada de alguns centímetros de areia.

O outro sistema é o cultivo em locais de solo úmido, rico em matéria orgânica, geralmente sob grandes árvores que proveem sombra e ajudam a manter o ambiente úmido. Neste sistema o solo deve reter bem a água, permanecendo constantemente úmido, mas não deve ficar encharcado ou inundado.

Cresce bem em água corrente, com boa concentração de oxigênio, não em o solo inundado com água estagnada. Uma outra alternativa é o cultivo em sistemas hidropônicos. O pH da água e do solo devem estar entre 6 e 7, qualquer que seja o sistema de cultivo empregado.

Wasabi ou raiz-forte japonesa é normalmente cultivada a partir de rebentos ou de sementes. Também é possível usar pedaços dos rizomas, mas isso é menos comum.

O método de propagação por sementes não é o mais apropriado quando se espera colher rizomas, pois as plantas oriundas de sementes muitas vezes não produzem bons rizomas. Quando o objetivo é a colheita comercial de rizomas, o plantio deve ser feito usando apenas rebentos de plantas que produzem rizomas de excelente qualidade.

Quando ralado, seu rizoma apresenta um sabor bastante picante, similar ao da raiz-forte, mas não idêntico. Suas folhas também podem ser consumidas e têm um sabor menos picante do que o rizoma.

Esta raiz confere complexidade de sabor, enquanto a raiz forte dá mais picância. A pasta desta raiz é picante, porém muito mais suave que a raiz-forte, e ligeiramente fibrosa. E o preço é alto: mesmo no Japão, poucos restaurantes oferecem esta raiz in natura.

Você está procurando por um vegetal que ajuda a manter seu coração saudável? Quer saber se existe algum ingrediente que elimine as toxinas do seu corpo também? O Wasabi possui uma série de benefícios. Confira agora os Benefícios do Wasabi Para Saúde:

como armazenar o wasabi

Benefícios do Wasabi Para Saúde:

Promove o Emagrecimento:

Tentando perder peso este ano? Tente Wasabi. É um delicioso alimento de baixa caloria que é frequentemente cozido com ervilhas. Servido como um lanche na maioria das vezes, o Wasabi é adequado para todos aquelas pessoas ansiosas para perder peso.

É um substituto melhor comparado a outros lanches altamente calóricos e contém nutrientes para nutrir seu corpo.

Benefícios do Wasabi Para Saúde Digestiva:

Também cuida muito bem do seu sistema digestivo. Combate todas as toxinas nocivas e limpa o intestino. É rico em fibras, que previne a constipação, problemas com gases, inchaço, arrotos, etc.

Fortalece a Saúde do Coração:

Um dos benefícios mais surpreendentes do Wasabi para saúde é a sua capacidade de melhorar a saúde do seu coração. Reduz as chances de ataques cardíacos, impedindo a agregação de plaquetas. O Wasabi evita que as plaquetas se colem, o que pode ser muito prejudicial se assim for.

Benefícios do Wasabi Para Aumentar a Imunidade:

Tem uma associação próxima com vegetais como brócolis e repolho que contêm substâncias químicas cujo podem melhorar a saúde do fígado. Os produtos químicos neutralizam com sucesso as substâncias tóxicas que provocam o câncer após um período. Segundo estudos, o Wasabi é bom para aumentar a imunidade e controlar os efeitos cancerígenos.

Age Como um Desinfetante Natural:

O Wasabi também pode ser usado como um desinfetante natural. Surpreso? Sim! Wasabi combate bactérias pylori que provocam a infecção.

wasabi

Benefícios do Wasabi Contra a Artrite:

O Wasabi vem com propriedades anti-inflamatórias que oferecem alívio de dores nas articulações. Os isotiocianatos disponíveis no Wasabi o tornam menos propenso a doenças intestinais e asma.

Previne o Envelhecimento Precoce:

O Wasabi contém sulfinil, que combate o envelhecimento e ajuda a conseguir uma tonalidade de pele impecável e brilhante. Sulfinil é um poderoso antioxidante que reduz o oxigênio reativo no corpo. Não somente isso, esta raiz ajuda no combate ao câncer e reduz o processo de decomposição.

Benefícios do Wasabi Para Saúde Sanguínea:

Esta raiz também pode ajudá-lo a melhorar a circulação sanguínea. Evita o aglomeramento de coágulos sanguíneos e previne acidentes vasculares cerebrais. Seus benefícios circulatórios ajudam no mantimento da pele macia e clara.

Ajuda a Combater Alergias:

O Wasabi pode ajudá-lo a impedir o frio e alergias. Combate bactérias e gripes causadoras de patógenos que tendem a infectar o trato respiratório.

Benefícios do Wasabi Contra a Intoxicação Alimentar:

Esta raiz pode prevenir a intoxicação alimentar, neutralizando todos os esporos de fungos. Especialistas sempre recomendaram adicionar um toque de Wasabi para evitar que a comida estrague.

efeitos colaterais do wasabi

Como Selecionar o Wasabi:

Os pós e pastas desta raiz são bastante populares na maioria dos mercados e mercearias nos EUA. Às vezes, elas não são feitos de Wasabi real. Muitas vezes o produto que é vendido é de muito má qualidade.

O pó desta raiz comum contém pó de mostarda, amido de milho e corantes artificiais. Como essas plantas são muito peculiares quando se trata de necessidades, o Wasabi real custa muito mais do que o rábano. Então, quando estiver selecionando esta raiz, por favor, escolha somente aqueles que têm raízes frescas, limpas e irrestritas. Você também deve seguir esta regra enquanto estiver comprando verduras.

Como Armazenar o Wasabi:

Para armazenar as raízes de Wasabi, você precisa envolvê-las em uma toalha que seja preferencialmente úmida. Leve à geladeira somente quando não estiver sendo usado. Apare corretamente e remova todos os pontos.

Esta raiz geralmente dura aproximadamente 30 dias. As folhas desta raiz devem ser mantidas dentro da geladeira o mais rápido possível.

Precauções:

É preciso estar atento ao uso desta raizem alguns casos especiais. São eles:

beneficios do wasabi

Gravidez e Amamentação: O consumo em grande quantidade desta raiz durante a gravidez é desaconselhável, por haver em sua tintura propriedades abortivas. O mesmo se aplica à fase de amamentação, onde o teor picante poderá ser transferido ao bebê através do leite materno, trazendo efeitos indesejados à criança.

Pacientes com Problemas Gastrointestinais: Esta raiz poderá causar ou aumentar as inflamações de trato digestivo. Evite o consumo caso apresente gastrite, úlceras gástricas e/ou pépticas, doenças inflamatórias ou infecciosas intestinais e outras.

Hipotireoidismo: Acredita-se que essa raiz possa piorar as condições dessa doença.

Pacientes Renais: Alguns estudos indicam o aumento do fluxo de urina. Isso poderia provocar algum distúrbio, e portanto, o melhor seria evitar o consumo.

Crianças Menores de 4 Anos de Idade: Poderá trazer problemas digestivos e intestinais à criança. Evite.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *