Benefícios das Frutas

30 benefícios do maracujá para saúde!

Por Alan Costa, em

O maracujá é uma fruta muito popular, ele é facilmente encontrado em quase todos os países tropicais e subtropicais. O maracujá não é apenas delicioso como o suco, mas também pode ser transformado em vários pratos e sobremesas. Além disso, ele também é rico em certos nutrientes, o que faz com que este fruto seja altamente recomendado para consumi-lo regularmente.

benefícios do maracujá

Quando eles estão muito maduros, a pele fica enrugada (Mas a carne no interior é perfeitamente fina, então não jogue fora.).

Corte a fruta na metade e coloque a carne de cor de laranja-amarelo, gelatina e sementes pretas que se parecem com ovos de girino. A carne pode ser consumida diretamente e juntamente com as sementes como um lanche.

Valor nutricional do maracujá:

Essa longa lista de benefícios para a saúde comumente atribuída a ele é devido ao conteúdo de nutrientes, minerais e vitaminas da fruta, que inclui antioxidantes, flavonoides, Vitamina A, Vitamina C, riboflavina, niacina, ferro, magnésio, fósforo, potássio, cobre, fibra e proteína. As porcentagens de muitas vitaminas e minerais são chocantemente altas, e ele é uma excelente adição à dieta que pode resultar em uma série de benefícios surpreendentes para a saúde.

O maracujá dourado ou amarelo tem um sabor mais arejado e ácido, enquanto o roxo é altamente aromático e tem um sabor forte.

Esta fruta é amplamente consumida na forma de suco, em saladas, polpa de frutas, misturado em coquetéis, em sobremesas e um agente aromatizante.

Benefícios do maracujá para saúde:

1. Ajuda a ter pressão sanguínea saudável:

Ele é carregado com potássio e um baixo teor de sódio. Eles são bem conhecidos por causa do seu alto teor de potássio. Isso ajuda os vasos sanguíneos a relaxar e a manter a pressão arterial adequada.

Além disso, uma alta dieta rica em potássio reduz a pressão sobre o coração e aumenta a saúde cardiovascular. Um copo de maracujá contém 821 miligramas de potássio, em comparação com 66 miligramas de sódio.

 2. Combate infecções:

Ele é uma ótima fonte de Vitamina C e Vitamina A. A Vitamina C aumenta o sistema imunológico, protegendo assim o corpo de vários tipos de câncer e doenças cardíacas. A Vitamina A melhora a visão, protege de numerosas doenças e combate infecções.

3. Ajuda o sistema respiratório:

Um dos gatilhos comuns da asma é a alergia. Além disso, o flavonoide contido nele controla naturalmente o sintoma da asma. Além disso, o flavonoide também tem um efeito calmante para o sistema respiratório.

4. Cura da anemia:

A anemia é causada devido a concentrações reduzidas de glóbulos vermelhos ou hemoglobina. Ele é uma fonte rica de ferro baseado em plantas e pode ajudar a combater esse problema.

Um copo dele cru fornece cerca de 4 miligramas de ferro. O requisito diário é de 6 microgramas para homens e 8,1 microgramas para mulheres. Além disso, a Vitamina C nele ajuda o corpo a absorver o teor de ferro.

5. Favorece o relaxamento e cura da insônia:

Beber um copo de suco dele frio relaxa seus nervos e tem um efeito calmante em sua mente. Ele é frequentemente usada para curar problemas digestivos e doenças gástricas.

Esta fruta é particularmente benéfica para pessoas com insônia ou distúrbios do sono. Possui propriedades soníferas, que, quando tomadas antes de ir para a cama, ajudam você a relaxar e a dormir tranquilamente. Um copo de suco dele antes de ir para a cama é bastante eficaz a este respeito.

6. Reduz o efeito da depressão:

Como foi mencionado acima, o alcaloide contido nele tem um papel proeminente na redução da depressão devido ao seu efeito sedativo. No entanto, só funciona como remédio caseiro para lidar com o efeito a curto prazo da depressão ou sintomas leves do estresse.

7. Ajuda na regeneração de células:

Ele é uma excelente fonte de antioxidante que pode combater os radicais livres de forma eficaz. Consumindo-o regularmente irá fornecer substâncias suficientes no organismo para garantir que os radicais livres não afetem as células saudáveis.

Além disso, o antioxidante contido nele também é eficaz para garantir que o processo de regeneração celular não interfira.

8. Alivia os sintomas da asma:

Sendo altamente nutritivo e saudável, ele pode aliviar os ataques de asma. Além disso, contém Vitamina C que tem um efeito bloqueador da histamina que causa sintomas de asma. Um estudo recente provou que o extrato dele púrpura, rico em flavonoides, pode aliviar a sibilância.

9. Mantem a saúde do cérebro:

Vários componentes do maracujá, como potássio, folato e vários antioxidantes são conhecidos por fornecer benefícios neurológicos.

O folato tem sido conhecido por reduzir a ocorrência de doença de Alzheimer e declínio cognitivo . O potássio tem sido associado ao aumento do fluxo sanguíneo para o cérebro e maior cognição, concentração e atividade neural.

10. Fortalece o cabelo:

Uma nutrição adequada é inevitável para o crescimento e a saúde do cabelo. Ele é rico em nutrientes vitais, vitaminas e minerais que promovem cabelo e couro cabeludo saudáveis.

11. Combate o envelhecimento precoce:

Ele tem um alto teor de Vitamina C e outros antioxidantes que retardam o dano causado pelos radicais livres que causam o envelhecimento da pele. Também ajuda a preservar o colágeno e a elastina, mantendo sua pele jovem e firme.

12. Impulsiona a imunidade:

Os benefícios do maracujá para a saúde podem ser utilizados para aumentar a imunidade. A imunidade é essencial para o corpo humano como mecanismo de defesa para vírus e bactérias. Sem o qual o corpo será facilmente infectado ou afetado por doenças como frio, tosse e outras infecções.

Ele é rico em Vitamina C e Vitamina A (beta-caroteno) é poderoso antioxidante que está funcionando como excelente reforço para seu sistema de imunidade.

13. Auxilia na saúde cardiovascular:

Os ácidos fenólicos e os flavonoides presentes no maracujá ajudam a proteger seu coração. Os polifenóis encontrados nas sementes de maracujazeiro foram encontrados para promover o relaxamento dos vasos, ou seja, a extensão dos vasos sanguíneos como resultado do relaxamento das células musculares lisas dentro das paredes dos vasos sanguíneos.

Esta extensão dos vasos sanguíneos provoca uma redução no estresse vascular, promovendo a saúde do coração. Também contém esteróis vegetais que ajudam na redução dos níveis de colesterol, contribuindo assim para benefícios cardiovasculares.

maracujá auxilia na saúde cardiovascular

14. Aumenta a beleza da pele:

O antioxidante ajuda a aumentar a regeneração de novas células da pele, o que torna sua pele brilhante. Além disso, o flavonoide também é bom para a produção de colágeno, que tem função de tornar a aparência da pele mais firme, ideal para eliminar e manchas escuras.

15. Ajuda na perda de peso:

Esta fruta é uma ótima escolha para dietas, pois é baixa em calorias, sódio e gordura. Uma dose de 100 gramas de maracujá fornece apenas 97 calorias.

Também possui um alto teor de carboidratos e açúcares naturais. Estes nutrientes são eficazes na redução dos níveis de colesterol no corpo.

O conteúdo de fibra alta, por outro lado, enche você, reduzindo seus desejos por outros alimentos. Isso resulta em perda de peso e manutenção do peso corporal ideal.

16. Benefício das sementes de maracujá:

As sementes de maracujá são 100% comestíveis e têm um sabor crocante. Essas sementes são altamente nutritivas, proporcionando assim vários benefícios para a saúde, como proteção antioxidante e manutenção de sistemas cardiovasculares e intestinais saudáveis. Eles são ricos em compostos polifenólicos, bem como fibras e magnésio dietéticos

17. Benefícios da flor do maracujá:

A flor do maracujá é um sedativo suave que ajuda no tratamento de crianças nervosas e facilmente excitadas, asma brônquica, distúrbios gastrointestinais nervosos e problemas na menopausa.

Ele também é benéfico na cura de sintomas de alergia crônica e facilita a recuperação do fígado e rim dos pacientes, bem como desencadeia o aprimoramento imune e a força dos anticorpos no sangue.

Veja abaixo, outros dos diversos benefícios do maracujá para saúde:

18. Acalmar a inflamação:

Ele tem propriedades anti-inflamatórias que são benéficas para reduzir o inchaço e a irritação.

19. Melhora a pele:

Ele contém uma grande variedade de nutrientes que são benéficos para sua pele. O óleo de maracujá extraído das sementes dele é freqüentemente usado em cuidados com a pele. É rico em Vitaminas A e C, ácidos graxos, cobre, magnésio, fósforo, cálcio e carotenoides, que são vitais para a pele saudável.

20. Protege dos radicais livres:

Ele protege contra os agentes causadores de câncer, protegendo sua pele dos radicais livres prejudiciais ao DNA.

21. Ajuda na digestão:

Ele tem um alto teor de fibras que é bom para a saúde digestiva e para manter limpo o trato digestivo e os intestinos. Assim, ele atua como um laxante suave. As sementes desta fruta também são uma ótima fonte de fibra que ajuda a limpar o cólon e melhorar a digestão.

22. Reduz acne:

O óleo de maracujá é leve e não gorduroso, por isso é absorvido pela pele rapidamente. Ele hidrata todos os tipos de pele e é ótimo para a pele propensa à acne também devido à sua ação hidratante não obstrutiva.

23. Melhora a fertilidade:

O betacaroteno é um dos antioxidantes que tem especialidade em melhorar o desempenho dos espermatozoides e, com base nas pesquisas mais recentes, o consumo de frutas, rico em beta-caroteno, tornará o movimento do esperma mais rápido.

Em outras palavras, se um macho sofre problema de infertilidade, é muito recomendável consumi-lo. Além disso, a Vitamina A e a Vitamina C também contribuem para proteger o DNA espermático saudável de radicais livres que podem danificar ou reduzir a qualidade e quantidade de esperma.

24. Ajuda a emagrecer:

Além disso, a quantidade adequada de água contida nele irá manter seu corpo desidratado, o corpo desidratado significa metabolismo saudável. Como rico em carboidratos, ele é benéfico para produzir energia após um treino e como bônus, ele é uma fruta deliciosa, com pouca gordura, calorias e sódio.

25. Aliviar a osteoartrite:

O extrato de maracujá roxo demonstrou ser benéfico na redução da dor e rigidez induzidas por osteoartrite.

26. Reduzir o risco de artrite:

Mais um benefício para a saúde do betacaroteno contido nele é a sua capacidade de reduzir o risco de artriteria. Artrite é uma condição, enquanto que há inflamação na articulação. Há muitos tipos de artrite e beta-caroteno nele não é uma solução mágica para lidar com essa condição.

No entanto, ainda é capaz de reduzir os sintomas da artrite em curto prazo, embora não seja a solução a longo prazo, uma vez que não pode prevenir ou curar a artriteria.

27. Rejuvenesce a pele:

Ele é uma ótima fonte de Vitamina A sob a forma de carotenoides, que é vital para o crescimento e reparo celular. O óleo de maracujá também contém vários fitoquímicos que ajudam o corpo a produzir Vitamina A, o que também reduz a aparência de linhas finas e rugas.

28. Melhora a saúde intestinal:

Com a presença de fibra, o trato digestivo é limpo para o movimento intestinal imediato e adequado. Quando o processo digestivo é otimizado, problemas de digestão como constipação são evitados. Um sistema digestivo saudável também previne doenças cardíacas, problemas gastrointestinais, doenças cardíacas e câncer colorretal.

29. Combate a perda de cabelo:

maracujá é rica em Vitamina C, que é um poderoso antioxidante. Esta vitamina está envolvida na criação de colágeno, o que impede que seu cabelo se divida e quebrar. Também protege o corpo dos danos dos radicais livres, eliminando assim os dissuasores externos que podem causar estresse e desequilíbrios, levando a perda de cabelo.

30. Possui baixo índice glicêmico:

O açúcar do maracujá é absorvido lentamente na corrente sanguínea, o que evita acidentes de açúcar e mudanças de humor.

Efeitos colaterais do maracujá:

O excesso de consumo dele é perigoso para pacientes com diabetes. Ele é rico em carboidratos e açúcar natural.

Embora o açúcar contido nele naturalmente seja bom para a saúde, mas pode ser perigoso para pacientes com diabetes que já sofrem dificuldade em dissolver o excesso de açúcar no sangue.

É por isso que evitar essa fruta a todo o custo é altamente recomendado para aqueles que estão atualmente em níveis elevados de açúcar no sangue.

Sair da versão mobile