Benefícios do Chás

Chá de Mentrasto: Para que serve, como fazer e receitas

Por Alan Costa, em 26/02/2018 (atualizado em 17/08/2023)
chá de mentrasto

O chá de mentrasto contém muitos nutrientes e benefícios que são essenciais para saúde do corpo em geral. É originado da planta mentrasto Com o nome científico de Ageratum conyzoides L, o Mentrasto ainda é popularmente conhecido como erva de São João, catinga de bode e camará opela. Trata-se de uma planta com excelentes propriedades medicinais, sendo muito popular nas regiões do Norte e Nordeste do Brasil.

A planta é comumente indicada para tratar e aliviar sintomas de artroses, artrites, cólicas menstruais, diarreias, bronquites, infecções do trato urinário, dores musculares e dores nas articulações em geral.

O Chá de Mentrasto é eficaz no tratamento desses males por suas propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, diuréticas, aromáticas, tônica, febrífugas e antirreumáticas.

Benefícios do Chá de Mentrasto Para Saúde:

1. Auxilia no tratamento de problemas na pele:

Pelo fato de esta planta ajudar na cicatrização de pequenos cortes, feridas e diminuir dores nos nervos, em temperatura ambiente pode ser aplicado na pele, ajudando também a higienizar o local lesionado.

Além disso, tanto o chá quanto o óleo essencial dessa planta apresentam bons resultados para o tratamento natural de hemorroida.

2. Diminui dores da fibromialgia:

Como mencionado, as propriedades dessa planta contribuem para diminuir dores nos nervos.
Por esse motivo, o benefícios do chá de mentrasto contribui para aliviar o terrível desconforto da fibromialgia, doença reconhecida por provocar intensas dores pelo corpo todo, atingindo os músculos e tecidos fibrosos.

3. Melhora a digestão:

Para que a digestão funcione bem, é necessário que os músculos pertencentes ao estômago estejam relaxados, evitando vários desconfortos gastrointestinais.

Pelo fato de essa planta contribuir para o relaxamento muscular, o chá de mentrasto também ajuda a digerir e metabolizar melhor os alimentos.

5. Ajuda no tratamento da depressão:

Ainda que muita gente não saiba desse benefício do chá de mentrasto, que ajuda também no tratamento natural da depressão em nível moderado, já que ela contribui para o relaxamento mental e atua na diminuição da ansiedade.

6. Favorece o abandono do cigarro:

E por falar em ansiedade, não é novidade que este é um dos principais motivos pelos quais as pessoas fumam. Pelo fato de esta planta reduzir os níveis de ansiedade, naturalmente o consumo do chá de mentrasto diminui a vontade de fumar.

7. Ajuda a emagrecer:

A ansiedade muitas vezes está associada ao apetite exagerado. Por este motivo, o chá de mentrasto é muito eficaz no controle do apetite.

Além disso, em virtude das propriedades diuréticas, ele ajuda a eliminar o excesso de gordura e açúcar acumulado na corrente sanguínea.

8. Diminui o cansaço físico e mental:

O chá de mentrasto combate a insônia e favorece noites de sono mais tranquilas, fazendo com que corpo e mente fiquem mais dispostos para as atividades do dia a dia.

9. Trata as hemorroidas:

As Folhas do mentrasto podem tratar hemorroidas devido suas propriedades adstringentes. Essas propriedades podem encolher os tecidos, bem como as hemorroidas. Para conseguir esse benefício, o chá é uma ótima forma de tratar as hemorroidas.

10. Reduz a Febre:

Beba o chá de mentrasto e reduza a febre. A propriedade adstringente presente nas folhas pode reduzir a reação inflamatória e a febre.

Como fazer o Chá de Mentrasto:

INGREDIENTES:

  • 1 colher (sopa) de mentrasto em erva;
  • ½ litro de água.

MODO DE PREPARO:

  • Levar a água ao fogo;
  • Adicionar a erva e mexer bem;
  • Quando essa mistura iniciar a fervura, desligar o fogo e abafar o recipiente por 10 minutos;
  • Coar e beber o chá no decorrer do dia.

OBS: A quantidade indicada é ingerir de 3 a 4 xícaras no decorrer do dia, devendo o consumo ser interrompido quando os sintomas da doença tratada forem amenizados.

Sair da versão mobile