Os 8 Benefícios do Arroz Preto Para Saúde!

Os 8 Benefícios do Arroz Preto Para Saúde!

Os Benefícios do Arroz Preto Para Saúde que muitos desconhecem. Além disso, o arroz preto apesar de ser menos popular do que arroz integral ou arroz selvagem, o Arroz preto, conhecido como arroz proibido, é um grão antigo que tem benefícios para saúde ainda mais impressionantes do que a maioria das outras variedades de arroz relacionadas. Esse tipo de arroz não é somente rico em poderosos antioxidantes que combatem doenças, mas também contém fibra alimentar, propriedades anti-inflamatórias e tem a capacidade de impedir o desenvolvimento de diabetes, câncer , doenças cardíacas e até ganho de peso.

Arroz PretoO Arroz preto tem sido consumido nas regiões da Ásia há milhares de anos; na verdade, durante séculos foi reservada somente para a realeza chinesa. Hoje, esse tipo de arroz está ganhando popularidade e pipocando em mais lojas de alimentos saudáveis , à medida que as pessoas descobrem os inúmeros benefícios do Arroz preto para saúde.

Valor Nutricional do Arroz Preto:

Uma porção de Arroz preto contém somente cerca de 160 calorias, mas oferece uma quantidade muito elevada de fitonutrientes flavonoides, uma boa fonte de fibra, também uma boa quantidade de mineral, incluindo ferro e cobre, e até uma boa fonte de proteína vegetal. Somente a casca externa do grão tem um dos mais altos níveis de antocianinas antioxidantes de que qualquer alimento! Uma meia xícara servindo de Arroz preto cozido, ou cerca de ¼ de xícara cru, contém aproximadamente (em valores diários recomendados):

  • 160 calorias;
  • 1,5 gramas de gordura;
  • 34 gramas de carboidratos;
  • 2 gramas de fibra;
  • 5 gramas de proteína;
  • 4% DV para ferro.

Quer saber como o arroz preto se compara a outras variedades de arroz ? Veja como os diferentes tipos de arroz diferem em termos de conteúdo de nutrientes quando comparamos uma porção de 100gm de cada tipo:

Você pode ver que o arroz preto contém a maior quantidade de antioxidantes , proteínas e fibras alimentares de todas as variedades de arroz ; Além disso, o Arroz preto também é uma boa fonte de ferro. E embora os cientistas estejam descobrindo que alguns tipos de arroz contém o arsênico, você pode realizar algumas medidas simples de cozimento para evitar o envenenamento por arsênico.

Cozinhar o Arroz preto como macarrão reduz drasticamente os níveis de arsênico. Pesquisadores do Reino Unido também descobriram que cozinhar arroz em uma panela de café reduz o arsênico em até 85%.

História do Arroz Preto:

O arroz preto é comumente referido como “arroz proibido” por causa de sua longa e interessante história. Como você provavelmente sabe, todas as variedades de arroz são uma plantação substancial e importante na dieta de quase todas as populações asiáticas e existem há milhares de anos. Na China, o Arroz preto é conhecido por ser bom para os rins, estômago e fígado desde os tempos antigos.Milhares de anos atrás, na China antiga, nobres homens chineses tomavam posse de cada grão do Arroz preto, proibindo seu consumo entre qualquer um que não fosse da realeza ou muito rico.

A plantação era em quantidades muito limitadas, monitorada de perto e reservada somente para a mais alta classe de elite. O povo chinês comum não podia cultivar ou consumir esse Arroz preto o que levou ao seu nome único que traz consigo até hoje.

Na verdade, o arroz preto foi introduzido pela primeira vez nos Estados Unidos nos anos 90, embora tenha sido apreciado em outras partes do mundo por muitos anos. Hoje não é mais proibido, mas ainda é cultivado em quantidades relativamente pequenas, especialmente em comparação com outros tipos de variedades de arroz amplamente disponíveis. Confira Os Benefícios do Arroz Preto Para Saúde:

Cheio de Antioxidantes:

A casca do arroz preto, que é a camada mais externa do grão de arroz , contém um dos níveis mais altos da antocianina antioxidante encontrada em qualquer alimento conhecido. O arroz preto tem uma cor preta ou roxa profunda, o que é uma indicação de suas altas propriedades antioxidantes , da mesma forma como frutas antioxidantes como mirtilos, framboesas e cranberries, que possuem cores profundas.

Fontes mostram que o teor de antocianina do arroz preto é maior do que qualquer outro grão, incluindo arroz integral , arroz vermelho, quinoa vermelha ou outras variedades de grãos integrais coloridos.

Antocianina tem a capacidade de prevenir uma infinidade de doenças comuns, mas graves, de acordo com inúmeros estudos que analisaram os benefícios deste antioxidante. As antocianinas têm sido atribuídas à prevenção de doenças cardiovasculares, proteção contra o câncer que pode ser causado por danos causados pelos radicais livres, melhora da função cerebral, redução da inflamação e muito mais.

Os nutrientes dos grãos integrais são perdidos quando a camada externa, o casco e o farelo são removidos. Somente grãos integrais que possuem todas as suas partes naturais retêm seus antioxidantes , vitaminas, minerais e fibras. O arroz branco, além de outros grãos refinados, perde estas propriedades benéficas durante o processo de moagem.

Enquanto o arroz integral e arroz vermelho também contêm antioxidantes benéficos, somente o arroz preto contém antocianina. Além disso, o arroz preto também contém vitamina E, que é útil na manutenção da saúde dos olhos, da pele e do sistema imunológico, além de outras funções importantes.

Protege a Saúde do Coração:

Estudos mostraram que o arroz preto diminui a formação perigosa de placas ateroscleróticas nas artérias, o que é muito importante para manter as artérias limpas e prevenir ataques cardíacos e derrames. As antocianinas encontradas no Arroz preto ajudam no mantimento dos níveis de colesterol saudáveis, reduzindo o colesterol total, o colesterol ruim e as concentrações de triacilgliceróis totais.

Estes são 3 fatores comumente envolvidos na doença cardiovascular. Considerando-se o quão comum é a doença cardíaca em quase todos os países ocidentais desenvolvidos hoje, esta é uma das razões pelas quais consumir alimentos curativos como o arroz preto é tão importante.

Desintoxicar o Corpo:

Estudos demonstraram que consumir arroz preto pode desintoxicar o corpo e limpar o fígado de toxinas prejudiciais, graças ao alto teor de antioxidantes do arroz . Em um recente estudo em animais, o estado antioxidantes do sangue, do fígado e de uma das principais artérias, a aorta, foi avaliado em coelhos alimentados com arroz branco refinado ou Arroz preto.

Os resultados mostraram que os coelhos alimentados com Arroz preto experimentaram menos estresse oxidativo (também chamado de dano por radicais livres), continham mais antioxidantes no sangue, experimentaram desintoxicação no fígado e também reduziram o acúmulo de placa nas artérias. Os fitonutrientes encontrados no Arroz preto ajudam o organismo na redução da inflamação e limpeza do corpo de substâncias nocivas que podem contribuir para uma ampla gama de problemas.

Boa Fonte de Fibra:

Arroz preto e outras variedades de arroz integral – como arroz selvagem, vermelho ou marrom – têm uma quantidade similar de fibra, com cerca de 2-3 gramas por meia xícara. A fibra no Arroz preto ajuda na prevenção da constipação, inchaço e outros sintomas digestivos indesejáveis. A fibra liga-se a resíduos e toxinas dentro do trato digestivo, ajudando na sua eliminação e contribuição para a função intestinal regular.

A fibra dietética encontrada no Arroz preto também pode ajudá-lo a saciá-lo e ficar satisfeito por um longo período de tempo entre as refeições, o que pode ajudar na perda de peso.

Estudos descobriram que uma dieta rica em fibras derivadas de arroz integral protege contra a obesidade, doenças cardíacas, diabetes e distúrbios digestivos, como a síndrome do intestino irritável (SII). Isso ocorre porque a fibra tem um importante trabalho de limpar o corpo de toxinas, ajudando na redução da inflamação e limpeza das artérias, pois elimina os resíduos e a praga do corpo. O Arroz preto também pode prevenir ou curar casos de diarreia, uma vez que a fibra adiciona volume às suas fezes.

Não Contém Glúten:

Como outras variedades de arroz , o arroz preto naturalmente não contém glúten, a proteína encontrada em todos os produtos de trigo, centeio e cevada. Estima-se que 1 em cada 7 pessoas sejam sensíveis ao glúten mas ainda testem negativo para a doença celíaca.

Depois de comer algo com glúten, aqueles com sensibilidade ao glúten sofrem muitos dos mesmos sintomas que aqueles com doença celíaca (uma alergia confirmada ao glúten), incluindo inchaço, constipação, diarreia, deficiências nutricionais e um aumento do risco de desenvolver a síndrome do intestino gotejante.

Consumir arroz preto em lugar de grãos refinados e produtos de farinha processada não é somente delicioso, mas também todos os alimentos contendo trigo, cevada e centeio – mesmo aqueles que são grãos integrais podem ajudar na eliminação de problemas digestivos associados ao consumo de glúten para muitas pessoas.

Ajuda na Prevenção do Diabetes:

Estudos têm mostrado que, quando se trata do risco de desenvolver diabetes e até mesmo de obesidade, consumir cereais integrais é muito mais benéfico e preventivo do que consumir carboidratos refinados.

Em comparação com o consumo de carboidratos processados que são despojados de suas fibras , antioxidantes e outros nutrientes que ajudam retardar a absorção de açúcar na corrente sanguínea, o arroz preto é uma opção muito mais saudável. O arroz preto contém todo o farelo onde a fibra é armazenada, e a fibra é capaz de controlar a glicose (açúcar ) e também promover a absolvição pelo corpo por um longo período de tempo.

Quando os pesquisadores examinaram o consumo de arroz branco e marrom em relação ao risco de diabetes tipo 2, eles descobriram que o arroz branco era mais propenso a contribuir para a resistência à insulina e risco de diabetes. A substituição de grãos integrais, incluindo arroz integral ou Arroz preto, no lugar de arroz branco, pão branco, macarrão e cereais açucarados pode diminuir o risco de diabetes tipo 2 e outras complicações, além de manter seu peso controlado e seus níveis de energia equilibrado.

Previne da Obesidade:

É muito importante que aquelas pessoas com pré-diabetes, diabetes ou outras formas de síndrome metabólica e resistência à insulina consumam 100% de grãos integrais, ao contrário dos tipos “brancos” processados que não possuem fibra.

O mesmo pode ser dito para aquelas pessoas que lutam com a perda de peso, uma vez que a fibra e os nutrientes presente no Arroz preto ajudam desligar os sinais de fome e evitar excessos. Pesquisas mostraram que as variedades de arroz integral podem prevenir a resistência à insulina, que está relacionada ao aumento do risco de obesidade.

Onde Comprar Arroz Preto:

A popularidade do Arroz preto e o conhecimento sobre seus inúmeros benefícios para a saúde estão crescendo nas nações ocidentais, mas ainda permanece muito menos popular do que o arroz branco, que é menos saudável. Neste momento, você pode encontrá-lo na maioria das lojas de produtos naturais e grandes mercados de alimentos gourmet, além de supermercados asiáticos.

A esperança é que, quanto mais as pessoas aprenderem sobre os benefícios do Arroz preto, provavelmente se tornará mais amplamente disponível em supermercados e restaurantes de grande escala.

Como os benefícios mencionados do arroz preto são encontrados no farelo do arroz , você sempre deve comprar arroz 100% integral Desta forma, você estará tendo a certeza de que está consumindo o tipo correto, verificando o rótulo do ingrediente e procurando as palavras “Arroz preto integral” como o primeiro e, idealmente, o único ingrediente da lista.

Como Cozinhar Arroz Preto:

O arroz preto vem da mesma família de plantas que outros arrozes coloridos e inclui várias variedades, como o Arroz preto indonésio e o Arroz preto jasmim tailandês. Os diferentes tipos de Arroz preto contêm benefícios para saúde muito semelhantes e todos têm um sabor suave e aveludado, semelhante ao sabor do arroz castanho mais conhecido.

Por ser não refinado e mais denso que o arroz branco, o arroz preto leva mais tempo para cozinhar. Os melhores resultados podem ser alcançados embebendo seu arroz preto por pelo menos uma hora antes de cozinhá-lo, mas de preferência por várias horas.

Caso possa planejar com antecedência e deixar seu arroz de molho, reduzirá a quantidade de tempo necessário para cozinhar e também tornará os nutrientes do Arroz preto mais absorvíveis.

Depois de molhar o arroz , lave e coloque no fogão com duas xícaras de água para cada xícara de arroz. Ferva o arroz por pelo menos meia hora, caso tenha deixado o arroz de molho, e por uma hora, caso não tenha feito esse procedimento. Verifique a textura do arroz depois desse tempo para ver se está mastigável e cozido; se não, continue fervendo até alcançar a textura que está procurando.

Receitas de Arroz Preto:

Não sabe o que fazer com Arroz preto? Faça um prato delicioso sozinho, com um pouco de sal e pimenta, mas também pode ser usado para fritar, cozinhar sopas e ensopados, ou polvilhar em cima de uma salada. Adicione o arroz preto cozido aos hambúrgueres vegetarianos caseiros, em burritos em vez de arroz branco, ou sirva com legumes frescos assados.

Algumas pessoas até optam por moer os grãos de arroz seco em um moedor de café ou processador de alimentos e depois usar o arroz moído para assar, assar peixe ou polvilhar com outros alimentos para um aumento extra de antioxidante. O arroz preto tem sido usado em sobremesas tradicionais chinesas e lanches para fazer um mingau, bolos ou pães, macarrão e muito mais.

Então, como você pode ver, há muitas opções para adicionar o Arroz preto em sua dieta. Outro uso interessante do Arroz preto é usá-lo como corante natural. Atualmente, alguns pequenos fabricantes adicionam o Arroz preto, seja em pó ou em extrato, em bebidas e outros alimentos, a fim de evitar o uso de corantes e ingredientes artificiais que podem ser prejudiciais de várias maneiras.

Preocupações com Arroz Preto:

Embora o arroz preto contenha nutrientes benéficos, os grãos geralmente são mais benéficos quando consumidos com moderação, como parte de uma dieta saudável e bem equilibrada. Mesmo que o arroz preto contenha mais fibras e antioxidantes do que grãos refinados ou alimentos com carboidratos, todos os grãos ainda têm a capacidade de afetar os níveis de açúcar no sangue. Desta forma, ficar de olho no tamanho das porções de todos os grãos é sempre uma boa ideia.

Consuma grãos como Arroz preto como uma fonte de gordura saudável e alguma proteína. Isso atrasa ainda mais o tempo que os açúcares dos carboidratos levam para impactar os níveis de glicose no sangue.

Grãos antigos e integrais, como o Arroz preto, podem ter um papel saudável na dieta de uma pessoa, desde que estejam conscientes do quanto consomem e também garanta de conseguir bastante proteína e gorduras saudáveis de outros alimentos.

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os 8 Analgésicos Naturais Para Aliviar Dores!

Os 5 Benefícios da Lingonberry Para Saúde!