Temperos e Especiarias

Açafrão da Terra e aliado contra a artrite: veja 30 benefícios

Por Alan Costa, em 21/02/2018 (atualizado em 30/09/2021)
beneficios do açafrao da terra

O açafrão da terra também conhecido como cúrcuma, açafrão da índia é benéfico para saúde, é uma raiz da família do gengibre. No mundo todo há mais de 100 espécies da família Cúrcuma, mas o que consumimos vem da Cúrcuma longa.

Este tempero se destaca pela ação antienvelhecimento e antioxidante e segundo uma pesquisa da Universidade da Califórnia é capaz de reduzir o risco da doença de Alzheimer. O açafrão da terra também protege contra diversos tipos de câncer e tem ação anti-inflamatória.

Valor Nutricional do Açafrão da Terra:

O açafrão da terra apresenta vários minerais e vitaminas, sendo destaque o potássio, que auxilia para controle da pressão arterial e prevenção de derrames. Ainda se resume fonte da vitamina C, aliada em relação à imunidade, e também vitamina B6, que se caracteriza boa ao cérebro.

O tempero também apresenta ferro, para prevenção de anemias, manganês fundamental ao metabolismo do colesterol e ao crescimento, e cálcio, interessante aos ossos e dentes. Além disso, ainda magnésio, essencial ao metabolismo da glicose. Mais proteína, benéfica aos músculos, a gordura e teor superior da fibra solúvel, para melhorar trânsito intestinal.

Benefícios do Açafrão da Terra Para Saúde:

1. Forte ação anti-inflamatória:

A curcumina é considerada o principal agente farmacológico. Além disso, em numerosos estudos os efeitos anti-inflamatórios da curcumina são comparáveis aos da hidrocortisona, diclofenaco e fenilbutazona (drogas anti-inflamatórias potentes).

Ao contrário destes medicamentos, que estão associados a efeitos colaterais significativos, formação de úlcera. Além disso, diminuição do número de células brancas do sangue, sangramento intestinal, a curcumina não produz nenhuma toxicidade.

2. Ação antioxidante:

Estudos clínicos têm comprovado que exerce um efeito antioxidante muito poderoso. Além disso, assim ela é capaz de neutralizar os radicais livres, substâncias químicas que causam danos às células.

3. Aliado contra a artrite:

Devido à ação antioxidante da curcumina, o açafrão da terra ajuda a aliviar a artrite. Além disso, isto porque nesta doença os radicais livres são responsáveis pela degeneração e inflamação das articulações.

A combinação do efeito antioxidante e anti-inflamatório do açafrão reduz os sintomas da artrite, como a rigidez matinal, o edema (inchaço) e a dor.

4. Bom contra o câncer:

A ação antioxidante da curcumina presente no açafrão-da-terra protege as células de radicais livres que podem danificar o DNA celular, cuja alteração leva ao crescimento de células cancerígenas. Este polifenol também ajuda o corpo a destruir as células cancerosas desgarradas evitando metástases.

O açafrão da terra ainda age inibindo a síntese de proteínas que atuam na formação do tumor e evita a angiogênese.Além disso, que é a formação de novos vasos sanguíneos para alimentar o crescimento de células cancerígenas.

5. Bom para o cérebro:

Os resultados de um estudo recente, publicado em 2014, mostram que o açafrão da terra pode ajudar a reparar o cérebro após uma lesão e também pode ser usado para tratar doenças neurodegenerativas.

Para examinar os efeitos da cúrcuma em células cerebrais, os cientistas banharam as células-tronco do cérebro adulto em um extrato contendo turmerona, um polifenol encontrado no açafrão-da-terra. O crescimento de células-tronco foi superior a 80% quando comparado com o controle.

6. Ajuda na digestão:

Há vários sintomas que podem prejudicar o estômago, como flatulência, gases, náuseas, problemas digestivos e entre outros. Além disso, a cúrcuma estimula produção de bílis no fígado, o que melhora na hora da digestão.

Também pode ser indicado que pode reduzir sintomas de gás e inchaço para pessoas susceptíveis a indigestão.

7. Alivia eczema e coceira:

Um estudo foi publicado pela revista de Arquivos de Plantas, descobrindo que a cúrcuma pode dar um alívio imenso às afecções da pele devido a sua ação anti-inflamatória e anti-bacteriana. Além disso, a curcumina é um componente ativo que pode ser aplicado nas regiões irritadas, assim reduzindo-as.

8. Ajuda a melhorar a saúde cognitiva:

A curcumina tem capacidade de provocar o crescimento de células novas na região do cérebro. Além disso, o que torna um potencial de maior tratamento e a medida preventiva contra a depressão.

O açafrão da terra também pode ajudar a modular a liberação de certos neurotransmissores no cérebro. Além disso, a dopamina é um deles e está associada com os sistemas de recreio e recompensa do cérebro, o que conduzem a sensações de prazer e motivação.

9. Contém substâncias anti-cancerígenas:

Um estudo foi realizado pelo Instituto de Pesquisa do Câncer de Jiangsu, na China. Além disso, foi encontrado um componente ativo chamado curcumina que é do açafrão da terra, que foi responsável por resultados favoráveis em que o câncer é revertido.

10. Desintoxica o fígado:

O açafrão da terra Diariamente no corpo, dezenas de toxinas entram no nosso corpo deixando nosso organismo lutando com cada uma para eliminá-las. Além disso, o fígado é um dos principais sistemas de desintoxicação e muitas das toxinas, o atacam.

A curcumina quando ingerida estimula o aumento de enzimas no fígado, no qual auxiliam no processo de desintoxicação. Além disso, impedindo que as toxinas se acumulem e gere complicações a saúde.

11. Previne o diabete tipo 2:

Um estudo foi publicado no Jornal Diabetes e concluiu que o açafrão da terra pode ajudar na prevenção de pessoas que estavam pré-diabéticos, com probabilidades de se tornarem diabéticos. Nove meses depois, 16,4% que foram diagnosticados com diabetes tipo 2.

O que melhorou a função global de células únicas dentro do pâncreas responsáveis pela produção, armazenamento e libertação de insulina. Além disso, já os que foram diagnosticado com a doença e não ingeriu a curcumina, continuou o desenvolvimento da doença.

12. Tratamento potencial para a doença de alzheimer:

A inflamação crônica das células nervosas é um dos fatores que contribuem para a doença de Alzheimer. Os benefícios do açafrão da terra pode inibir algumas enzimas e substâncias químicas que causam inflamações, problemática inferior.

A acumulação de proteínas formam a placa dentro do cérebro e impossibilita as vias de comunicação dentro do cérebro. Ingerindo a curcumina a absorção e ingestão de placas funciona com mais eficiência.

13. Funciona como cicatrizante:

Contém propriedades antissépticos e antibacterianas que funciona como agente desinfectante. Além disso, em caso de queimadura ou corte, espalhe o pó de cúrcuma na região afetada. Os benefícios do açafrão da terra também ajuda a cicatrizar melhor e pode ser usado para tratar psoríase ou outras inchações de pele.

14. Benéfico contra câncer:

A ação antioxidante do açafrão da terra encontrada na cúrcuma é capaz de proteger células contra radicais livres que podem prejudicar DNA celular, cuja modificação ocasiona o desenvolvimento das células cancerígenas.

15. Previne a doença de alzheimer:

A doença de Alzheimer é decorrente da acumulação da proteína denominada beta-amilóide, que tem depósito em células cerebrais. Além disso, com produção de inflamação e estresse oxidativo, compondo placas entre células nervosas, os neurônios, pelo cérebro e gerando perturbação ao funcionamento do mesmo.

16. Ajuda a tratar a acne:

O açafrão da terra tem eficácia em tratar acne por causa das suas propriedades antissépticas e antibacterianas, a mesma vai combater espinhas, controlar oleosidade e oferecer brilho à pele. Além disso, para que tal resultado seja obtido, a recomendação é aplicação tópica da cúrcuma, dialogar com o médico acerca da melhor forma de uso.

17. Auxilia no emagrecimento:

Um estudo com publicação apontou a ação do açafrão-da-terra em inibir lipogênese, produção da gordura pelo organismo. Além disso, o tempero diminuiu o percentual da gordura do corpo, em grupo que consumiu o condimento. A dose utilizada em estudo se resumiu a 5 gramas diárias, o mesmo que uma colher de chá rasa.

Confira Outros Benefícios do Açafrão da Terra:

Baseando-se nos nutrientes presentes no açafrão da terra, é possível falar a respeito dos benefícios do açafrão da terra oferecido ao nosso corpo a partir do momento que começamos a consumi-la.

  • A curcumina ajuda a relaxar a musculatura
  • Sacia o apetite e melhora as atividades do intestino
  • Auxilia na manutenção da massa muscular
  • Deixa a defesa do corpo em alta e combate “radicais livres”, combatendo o envelhecimento
  • precoce
  • É bom para que os ossos e dentes fiquem saudáveis
  • Oferece auxílio na prevenção de anemia e outros doenças causadas por deficiência férrica
  • Tratar e prevenir inflamações
  • Fortalecer o sistema imunológico
  • Bom contra problemas nas articulações
  • Previne resfriados

Algumas contraindicações do açafrão da terra:

É melhor comprar o açafrão da terra em lojas de produto naturais e ao fazê-lo, verifique a validade. Além disso, isto porque quanto mais fresco, mais rico em polifenois. A cúrcuma é indicada para todas as pessoas, com restrição apenas nos casos raros de alergias a este tempero.

Sair da versão mobile