Os 15 Benefícios da Moringa Oleífera Para Saúde

Revisado por

Dr. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Cura Natural

Os 15 Benefícios da Moringa Oleífera Para Saúde
4.7 (94.29%) 35 votes

Os Benefícios da Moringa Oleífera Para Saúde de forma simples e super naturais. Além disso, a moringa oleífera que dá origem à Moringa, é conhecida como árvore baqueta. Trata-se de uma planta altamente valorizada e versátil que pertence à família Moringaceae. É uma árvore cultivada em áreas tropicais, portanto pode ser encontrada na Ásia, África e também América do Sul.A moringa é amplamente conhecida por muitos outros nomes, como acácia branca, árvore rabanete de cavalo, moringueiro, cedro e quiabo de quina. Ela é rica em nutrientes e pode ser inserida na alimentação através de saladas de folhas.

Embora a ciência moderna tenha descoberto o valor recentemente da moringa Oleífera , a planta foi amplamente utilizada por vários povos de culturas antigas, como gregos, egípcios, e romanos pelo seu alto valor medicinal e consequentemente nutricional.

Benefícios da Moringa Para SaúdeHoje o consumo da moringa Oleífera  vem sendo incentivado por diversas organizações humanitárias para combater a desnutrição e seus efeitos nas regiões atingidas pela pobreza. A natureza tem muita coisa boa para nos oferecer. É até inacreditável como preferimos consumir tantas coisas industrializadas, sendo que o natural proporciona saúde plena e prevenção de várias doenças.

Veja Também: Os 10 Incríveis Benefícios das Folhas de Moringa Contra a Diabetes!

Formas De Consumo:

A Moringa pode ser consumida basicamente de três formas. São elas:

  • In natura – diretamente como salada;
  • Em cápsulas;
  • Em .

Valor Nutricional:

A desconhecida e curiosa planta possui uma série de aminoácidos essenciais em sua composição, que nada mais são do que os blocos de construção das proteínas.

A moringa contém ainda significativas quantidades de vitaminas, como vitamina A, e vitaminas do complexo B (como vitaminas B1, B2, B3, B6 e ácido fólico), além de quantidades moderadas de vitamina C, que potencializa o funcionamento do sistema imunológico.

Quando falamos de minerais, podemos encontrar nessa incrível planta altas doses de cálcio, potássio, ferro, fósforo, magnésio e zinco. Como ocorre em outras plantas comestíveis, as quantidades de carboidrato, proteínas e gorduras são bastante baixas. Então, confira agora Os 15 Benefícios da Moringa Oleífera Para Saúde.

1. Previne as Rugas:

Verificou-se que a Moringa Oleífera possui propriedades anti-envelhecimento. O efeito dos radicais livres na pele humana provoca o aparecimento de rugas e torna a pele envelhecida e menos resistente às linhas. Moringa Oleífera tem excelente capacidade de limpeza que auxilia na limpeza das células da pele de radicais livres e restaura a vitalidade e pele jovem.

Veja Também: Os 15 Benefícios da Moringa Para Pele!

2. Contribui Para as Células da Pele:

folhas de Moringa Oleífera contêm cerca de 30 antioxidantes que contribuem muito para a pele saudável. Óleo de Moringa é altamente absorvível e, portanto, ajuda na entrega destes poderosos antioxidantes para as células da pele.

3. Produz Colágeno:

As folhas de Moringa também contêm enxofre. Este mineral está presente em cada única célula do corpo e é o ingrediente chave para o colágeno e a queratina. O colágeno é uma substância elástica que dá flexibilidade e suavidade à pele e queratina é uma substância rígida que dá à pele rigidez e força. Estas duas substâncias formam a maioria do tecido da pele e são compostas de proteínas construídas a partir de enxofre.

4. Auxilia na Saúde da Pele:

O extrato de semente da erva Moringa Oleífera é popular na indústria de cosméticos devido aos seus benefícios terapêuticos de cuidado com a pele e propriedades de purificação da pele. E possui a capacidade de filtrar impurezas que estão profundamente enraizadas dentro da pele e incríveis propriedades desintoxicantes e rejuvenescedoras. E aumenta a beleza da pele, equilibrando a cor natural e tom. Uma pasta feita de folhas de Moringa embeleza e pode ser usada como uma máscara facial.

Veja Também: Os 15 Benefícios da Semente de Moringa Para Saúde!

Moringa Para Saúde5. Bom Para Pele do Bebê:

O óleo de bem que é extraído de semente de Moringa é usado para suavizar e acalmar a pele do bebê.

6. Combate o Tabagismo:

O extrato de semente de Moringa Oleífera é usado em cremes protetores e tem a capacidade de fornecer proteção contra a fumaça do cigarro e poluição por metais pesados.

7. Previne o Crescimento de Fungos:

A Moringa possui qualidades antifúngicos. Os efeitos inibidores da Moringa Oleífera ajudam na prevenção do crescimento de fungos que causam doenças contaminantes, tais como Aspergillus e Penicillium.

Veja Também: Moringa – Propriedades e Benefícios da Árvore da Vida!

8. Previne a Obesidade:

As Moringas ajudam no combate à obesidade, graças às suas qualidades altamente nutritivos e de baixo teor de gordura. O conteúdo impressionante de vitamina B nas folhas da planta ajuda na digestão e converte o alimento em energia em vez de armazená-lo como gordura.

9. Combate a Asma:

Os benefícios da Moringa Oleífera também incluem alívio de asma brônquica e inflamação causada nas vias aéreas. Segundo a pesquisa, o tratamento com o Chá desta moringa ajuda a reduzir a gravidade dos ataques de asma e vários sintomas como pieira, tosse, dispneia e aperto no peito. A Moringa Oleífera estende seus efeitos protetores contra constrições brônquicas e incentiva uma melhor função pulmonar e respiração.

10. Previne Alergias:

As Moringas possuem qualidades antialérgicas. Pesquisas validaram a ação inibitória deste Chá nas reações de hipersensibilidade envolvidos em várias doenças alérgicas, incluindo rinite alérgica e anafilaxia.

Veja Também: Chá de Moringa – Benefícios, Usos e Efeitos Colaterais!

11. Ajuda na Produção de Colágeno:

As folhas de Moringa similarmente contêm enxofre. Esse mineral está presente em cada única célula do corpo e é o elemento alicerce para o colágeno e a queratina. O colágeno é uma elemento elástica que acontece flexibilidade e afeto à pele e queratina é uma elemento rígida que acontece à pele acerto e vigor. Estas duas substâncias formam a maior parte do tecido da pele e são compostas de proteínas construídas a começar por enxofre.

12. Trata Problemas Gastrointestinais:

Adicionando um punhado de folhas da Moringa Oleífera para sopas e pratos de vegetais é a melhor maneira de manter as coisas em movimento. Folhas da moringa Oleífera  têm um efeito laxante suave. O alto teor de fibras facilita a movimentação do conteúdo estomacal ao longo do trato digestivo e alivia a constipação. A moringa pode cuidar de pequenos problemas digestivos causados ​​por vermes e micróbios gastrointestinais. O extrato de raiz é um remédio herbal para vermes de helmintos.

Veja Também: Os 50 Benefícios das Folhas de Moringa Para Saúde!

13. Promove a Perda de Peso:

As pessoas que tomam extrato de folha de Moringa e de folhas, muitas vezes relatam perda de peso. Este efeito benéfico pode ser devido a muitos fatores. O efeito anti-inflamatório e diurético ajuda a reduzir a retenção de água. O alto teor de fibras reduz a absorção de gordura no intestino. A redução na resistência à insulina pode impedir o acúmulo excessivo de gordura.

14. Aumenta o Leite Materno:

De todos os benefícios da moringa, este é um dos mais apreciados nas comunidades indígenas, especialmente em setores economicamente mais fracos, porque o leite materno é a base das crianças no primeiro ano de vida.

O alto teor de cálcio das folhas de Moringa pode ser uma razão óbvia para o aumento da produção de leite materno, mas pode haver mais do que isso. Por exemplo, o efeito dos suplementos de cálcio não chega nem perto da copiosa produção de leite resultante do uso de folhas da moringa.

Veja Também: Moringa – Receitas, Benefícios e Propriedades Para a Saúde!

Moringa Benefícios15. Melhora a Saúde Óssea:

Os extratos da moringa Oleífera são benéficas para a manutenção da saúde dos ossos, o que é atribuído à presença de minerais tais como fósforo e cálcio. Os extratos possuem propriedades anti-inflamatórios e são eficientes no tratamento de estados dolorosos, tais como a artrite.

A moringa pode ter todas as suas partes consumidas, cada uma de formas diferentes. As folhas, por exemplo, podem ser consumidas na forma de salada ou cozidas, como alimentos complementares de sopas. Além disso a vagem pode ser cozida em água e depois aberta para se consumir as sementes  pode-se consumi-las também torradas.

As raízes, que possuem formato semelhante às cenouras, mas menores, apresentam um sabor picante, podendo ser usadas na forma de salada também, assim como as flores. Existem ainda cápsulas à venda nos mercados que são feitas com o das folhas, o extrato, feito com a casca e as raízes, e o mel que é feito com as flores.

Veja Também: Os 10 Benefícios da Raiz da Moringa Para Saúde!

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Valeria Carneiro

Dr. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *