Grãos e Cereais

Granola: Para que serve, valor nutricional, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 13/12/2017 (atualizado em 25/08/2023)
beneficios da granola

A granola é tradicionalmente composta de aveia enrolada, que são grãos de aveia que foram pressionados a seco e ligeiramente cozidos no vapor com mel, nozes e arroz. Toda a mistura da Granola é cozida até ficar crocante e, em seguida, pode ser levada para qualquer lugar, proporcionando um lanche cheio de energia. Quando comido em casa, a Granola é muitas vezes combinada com iogurte, mel, morangos, bananas e outros tipos de frutas, ou misturada com outros cereais para aumentar seu valor nutritivo.

granola

Desenvolveu-se de várias maneiras, tanto nos Estados Unidos quanto na Austrália para o consumo da Granola. Depois que os Benefícios da Granola foram descobertos foi ganhando popularidade ao longo dos anos.

Valores nutricionais da granola:

A Granola é um cereal composto por flocos de aveia, mel, nozes e arroz tufado. Fonte de agentes antioxidantes e fibras alimentares, ela pode ajudar no controle do colesterol e prevenir o envelhecimento precoce da pele, além de outros benefícios.

Benefícios da Granola: 

1. Ajuda a perder peso:

O emagrecimento está entre os benefícios da granola. As fibras presentes nos cereais integrais da granola ajudam a manter a sensação de saciedade por retardarem o processo de digestão, por isso a Granola é indicada para pessoas que precisam comer menos.

Embora alguns ingredientes da granola possam ser mais calóricos, como as castanhas, a energia que elas trazem ao organismo e os benefícios da granola  no trato intestinal, justificam seu consumo por pacientes em dieta de redução de peso. Esse benefício não é valido se a composição estiver repleta de açúcar e gorduras ruins.

2. Contra hipertensão:

Os problemas de hipertensão aumentam o risco de doenças no coração, incluindo ataques cardíacos. Os benefícios da granola é muito útil para manter a pressão arterial estável. Também, consumir Granola é benéfica, pois tem uma grande quantidade de potássio e muito pouco sódio.

3. Aumenta a energia vital:

Esportistas adoram Granola não só pela praticidade. Ela realmente ajuda a melhorar todo o metabolismo o que leva a um consumo eficiente de energia pelo organismo. Os benefícios da granola contém quase todos os minerais essenciais para a nossa saúde:

Magnésio, fósforo, zinco, cobre, manganês e selênio. O magnésio, por exemplo, age em mais de 300 reações enzimáticas do organismo, incluindo a produção de energia, o uso eficiente do cálcio e a manutenção da saúde dos ossos.

4. Previne anemia:

Outros benefícios da granola é a sua capacidade de prevenir a carência de ferro no organismo, uma vez que a aveia é uma é uma fonte significante deste mineral. Quando há falta de ferro, ocorre uma deficiência de glóbulos vermelhos no sangue, a anemia.

A doença causa cansaço, dores de cabeça, problemas intestinais e dificuldade de aprendizado. Cada porção de um copo de Granola possui o equivalente a um terço da necessidade diária de consumo de ferro.

5. Ajuda a baixar os níveis da pressão arterial:

Pressão arterial alta implica em maior risco de doenças do coração, derrame e doenças renais. De acordo com alguns estudos (Departamento Americano de Saúde e Serviços à Pessoa), os grãos integrais como a aveia podem baixar a pressão sanguínea porque contem alta concentração de potássio e pouco sódio.

Para aumentar ainda mais a concentração de potássio na Granola pode-se acrescentar frutas secas e frescas, como banana e consumi-la com leite desnatado ou iogurte natural.

6. Contra o envelhecimento precoce:

Os benefícios da granola contem um grande fonte de vitamina E, também conhecida como alfa-tocoferol, em uma única porção pode fornecer-lhe quase 20% de suas necessidades diárias dessa vitamina. A Granola afeta uma série de processos corporais, incluindo a proteção da pele contra o envelhecimento precoce e as rugas.

7. Aumenta a cognição:

Os benefícios da granola para o cérebro em vários aspectos. O ômega 3, um tipo de gordura poli-insaturada presente na Granola é essencial para o bom funcionamento do cérebro.

O alimento também é fonte de vitamina E, um antioxidante que protege o nosso corpo de radicais livres e melhora o funcionamento do sistema nervoso.

As vitaminas do complexo B da Granola, dão suporte a energia gasta no nosso metabolismo, nas funções nervosas no nosso corpo, no desenvolvimento celular e na prevenção de certas más formações no tubo neural dos bebês.

O alto teor de potássio e o baixo teor de sódio da granola funcionam como vasos dilatadores, o que diminui a pressão sanguínea, melhora a circulação do sangue e, por consequência, a oxigenação do cérebro. Isto melhora as funções cognitivas e as ligações neurais.

8. Melhora a aparência da pele e dos cabelos:

A vitamina E, presente em abundancia na Granola é fundamental em uma série de processos no nosso corpo, incluindo os que previnem a pele do envelhecimento precoce e o fortalecimento dos cabelos.

A vitamina E também melhora a saúde do coração, o que aumenta a eficiência da irrigação sanguínea nas extremidades dos folículos capilares e das unhas, melhorando a sua saúde e sua aparência.

9. Aumentar a energia corporal:

Contém vitaminas A, B1, B2, B3, B6 e E, além de minerais zinco, selênio, cromo, Manganês, que fornecem ao organismo mais energia e vitalidade para suas atividades do dia a dia.

10. Ajuda a Controlar o Diabetes:

granola beneficios

Pacientes diabéticos que conseguem controlar o consumo diário de açúcar, também podem consumir granola em quantidades moderadas e se beneficiar das suas propriedades. Devido à alta concentração de manganês, a granola pode inclusive funcionar como um regulador do nível de açúcar no sangue através da sua capacidade de estimular ou inibir a liberação de insulina. Regular os picos de insulina no sangue é um dos maiores desafios das pessoas diabéticas.

11. Contra a beribéri infantil:

A tiamina encontrada na granola é muito útil para combater a Beribéri Infantil. Além disso, as propriedades ajudam a combater deficiência de certos alimentos.

12. Ajuda na prevenção do câncer:

De acordo com especialista em nutrição oncológica, os grãos integrais, as castanhas e as sementes devem fazer parte da nossa dieta porque são ricos em fibras, vitamina B e fitoquímicos que ajudam a manter as nossas células saudáveis para combater o câncer e outras doenças. Segundo ela, a granola é uma excelente fonte de todos estes alimentos “protetores” do nosso organismo.

Ela estimula para que cada um prepare a sua granola em casa, usando os ingredientes que mais se adequam as necessidades de cada um. O manganês, também bastante concentrado na granola, tem propriedades antioxidantes que ajudam o organismo a se livrar dos radicais livres, responsáveis por causar mutações no DNA de células saudáveis, transformando-as em células cancerígenas.

13. Saúde do cérebro:

A granola é rica em carboidratos que é um importante nutriente para o funcionamento do corpo. Formada por hidrogênio, carbono e oxigênio, a granola fornece energia através da liberação de glicose após a sua absorção.

14. Contra doenças intestinais:

É fonte de fibras solúveis e insolúveis, que são os agentes energéticos para as bactérias benéficas que vivem na microbiota intestinal, melhorando assim a imunidade e protegendo o intestino de várias doenças.

15. Melhora a saúde do coração:

As fibras podem melhorar a saúde do coração porque literalmente removem o LDL, ou seja, o colesterol ruim das artérias, assim como outras gorduras que levam a doenças cardíacas como a aterosclerose, ataque cardíaco e derrame.

16. Para uma boa digestão:

Ajuda de maneira inigualável a saúde digestiva. É diariamente consumida por pessoas que querem melhorar a digestão dos alimentos, porque a Granola contém tanto fibras solúveis quanto insolúveis.

17. Contra o câncer de próstata:

A vitamina E tem como principal função combater os radicais livres que podem prejudicar as células. Alguns estudos apontam que sua forte ação antioxidante ajuda a prevenir o câncer de próstata.

18. Fornece gorduras benéficas para saúde:

A Granola é uma boa fonte de gorduras boas. Uma porção de granola dá cerca de 4 g de ácidos gordos monoinsaturados e cerca de 4 g de ácidos gordos poli-insaturados. Estes dois ajudam a reduzir o colesterol e a pressão arterial. Entre outras coisas, estes efeitos podem ajudar a prevenir ou controlar a doença cardíaca, diabetes e condições inflamatórias.

19. Saúde da pele:

O Ômega-3 presente na granola ajuda manter a pele brilhosa e saudável. No entanto, consumir granola excessivamente pode faze-lo ter problemas intestinais.

20. Para esportistas:

A granola ajuda no aumento do colesterol bom e na diminuição do ruim, o que em atletas profissionais ou amadores pode significar melhor desempenho. Por isso, a granola também é muito indicada no meio esportivo. Porém, alguns nutricionistas apontam para a digestão lenta ser uma característica não tão positiva para quem consome antes do exercício físic

21. Baixa o colesterol:

As fibras solúveis encontradas na aveia são particularmente úteis para diminuir os níveis de colesterol ruim das artérias. As fibras solúveis também se ligam aos ácidos biliares e, juntos, eles quebram as moléculas de gordura, reduzindo-as e permitindo que elas atravessem o trato digestivo e sejam removidas do organismo.

22. Auxilia no sistema ósseo:

O magnésio encontrado na granola ajuda na saúde óssea. Em adição, o fósforo também encontrado na granola, regula o equilíbrio ácido-base do nosso corpo; selênio regula a formação de tecidos e de desenvolvimento de células vermelhas do sangue conjuntivos.

Confira agora neste vídeo outros benefícios da granola para saúde:

23. Combate eczema:

O zinco encontrado na Granola ajuda a combater a eczema do corpo. O eczema é uma doença inflamatória crônica e da pele, causada principalmente pela deficiência de zinco no corpo. O zinco desempenha um papel importante na cura de infecções crônicas e auxilia o organismo em restaurar a sua capacidade de curar corretamente e completamente.

Confira agora outros benefícios:

  • 24 ajuda nas inflamações do sistema respiratório;
  • 25 é eficaz no tratamento da asma;
  • 26 ajuda no reumatismo;
  • 27 Problemas nos rins, nos fígados e no baço;
  • 28 trata a diarreia;
  • 29 ajuda no tratamento a úlcera;
  • 30 ajuda no tratamento da faringite.
Sair da versão mobile