Plantas medicinais

Gardênia Melhora a memória: veja 13 benefícios da planta

Por Alan Costa, em 22/02/2018 (atualizado em 27/09/2021)
benefícios da gardênia

A gardênia é um tipo de arbusto verde ou talvez uma pequena árvore, que é parte da família botânica da rubiácea. A planta cresce de dois à cinco pés de altura e tem folhas verdes brilhantes.

A gardênia é cultivada no Japão e também é indígena para a China. Nos Estados Unidos, cresce bem no sul e oeste. A gardênia tem 43 espécies. As raízes e folhas tem sido tradicionalmente utilizada no tratamento de febres e também para limpeza do corpo. As flores bonitas já foram utilizadas para chás perfumados.

benefícios da gardênia

Valor nutricional da gardênia:

A gardênia atua como uma fonte fácil para adquirir vitamina A, vitamina C, K, B6 e ácido fólico. Em termos de minerais, é uma boa fonte de cálcio, silício, ferro, manganês, potássio e cobre.

Quais os benefícios da gardênia?

1. Possui propriedades antibacterianas:

A gardênia é realmente um agente bactericida poderoso, que vai ajudar a torná-lo mais eficaz para lidar com infecções bacterianas, como sepse, tétano, bem como outros. A atividade bactericida também significa que ele pode ser utilizado na superfície de sua pele, se você quer cheirar bem e manter-se livre de germes.

2. Regula a pressão arterial:

A gardênia é simplesmente muito útil para manter a pressão sanguínea do indivíduo. A sua riqueza em composições saudáveis, como o magnésio, o potássio e o cálcio, faz com que seja uma escolha ideal para diminuir o nível de pressão sanguínea e também manter o controle frequente na pressão sanguínea da pessoa.

3. Auxilia no ganho de peso:

A gardênia é outro grande suplemento que estimula o ganho de peso. Na realidade, consumir alimentos feito de extratos de óleo melhora a personalidade do indivíduo, portanto ajudando no ganho de peso.

4. É anti-inflamatória:

A gardênia exibe em seu óleo qualidades anti-inflamatórias. É realmente uma cura eficaz para tratar desordens inflamatórias, como artrite, colite ulcerativa, assim como a inflamação intestinal. Geniposide e genipina são dois produtos químicos especiais presentes que prometem ações anti-inflamatórias.

5. Atua como antioxidante:

Embalado com antioxidantes, o impede a criação dos radicais livres, o que ajuda a reduzir o estresse oxidativo. Como resultado, este óleo ajuda na prevenção do câncer, juntamente com outras doenças que se formam por causa de toxinas de vagueiam pelo corpo. Este óleo poderoso também ajuda evitar as toxinas devastadora da pele, diminuindo cicatrizes, bem como hiperpigmentação.

6. Melhora a memória:

A gardênia é demasiadamente benéfico para o cérebro, assim como aumenta a função do sistema nervoso em grande medida. Na Realidade, consumir alimentos feitos de extratos de óleos aumenta suas habilidades, portanto, mantém as faculdades mentais de alguma forma meticulosa.

7. Previne insônia:

A massagem regular do couro cabeludo, bem como pele, com gardênia fornece melhor resultado na prevenção da insônia, bem como distúrbio do sono. O uso deste óleo em particular na forma de alimentos também produz a criação de hormônio do sono que, muitas vezes, proporciona uma noite de sono tranquila e sem perturbação.

8. Promove a hidratação da pele:

A gardênia é um agente hidratante que proporciona a hidratação da pele o tempo todo, bem como reparos a pele seca e danifica, portanto, dando-lhe um olhar mais bonito.

9. Reduz o colesterol:

A gardênia é também muito útil na redução do nível de colesterol do seu utilizador. Este óleo consiste em quantidade adequada de fibras solúveis em água que reduz o colesterol LDL, sem fazer qualquer perturbação para o colesterol HDL.

10. Alivia depressão:

A gardênia é adicionalmente um antioxidante incrível que diminui a depressão, bem como administra o estresse. Ele também é capaz de combater problemas mentais complexas demais, como sinais de PMS e hipertensão.

gardênia

11. Alivia o mal humor:

A gardênia tem inúmeras utilidades na aromaterapia, bem como aumenta o seu humor, diminui a ansiedade, bem como causa o relaxamento. Portanto, a próxima vez que você se sentir para baixo ou até mesmo entrar em um estado de humor podre. Inclua algum em seu banho, ou mesmo massageie sua cabeça com este óleo. Ele não só irá ajudar a aquecer o corpo para cima, mas também melhorar o seu humor também.

12. Beneficia a tireoide:

Mais um aliado para ajudar quem sofre de hipotireoidismo. Para quem não tem disfunção da tireoide, o cravo é também preventivo contra o surgimento dessa disfunção, seja para hipotireoidismo ou hipertireoidismo.

13. Promove a saúde renal:

A gardênia é realmente uma rica fonte de potássio, juntamente com outros compostos antioxidantes necessários que em conjunto com vegetais de raiz fornece proteção para a saúde renal.

Sair da versão mobile