Nutrição

10 benefícios da dieta macrobiótica para saúde

Por Alan Costa, em 06/02/2018 (atualizado em 06/10/2021)
beneficios dieta macrobiotica

Os benefícios da dieta macrobiótica que a maioria das pessoas desconhecem, pois, é a capacidade de equilibrar a saúde e a dieta, adotando um estilo de vida mais saudável e alimentos naturais, orgânicos e com baixo teor de gordura, além de manter uma rotina ativa.

benefícios dieta macrobiótica

As dietas regulares são todas projetadas para incentivar a perda de peso imediata, mas uma dieta macrobiótica consiste em tornar o corpo saudável e trazer de volta a vitalidade que desejamos.
Muitas pessoas acreditam que o que comemos e a forma como os alimentos são preparados reflete um grande impacto em todo o nosso corpo.

A dieta moderna e o estilo de vida conseguiram afetar negativamente a saúde humana e o resultado é o conjunto de doenças crônicas degenerativas. Isso significa que a idade não é o verdadeiro culpado e nossos problemas de saúde são derivados de nossas escolhas alimentares e métodos alimentares.

Somente uma mudança produtiva e substancial nesse estilo pode proporcionar uma vida mais saudável e abençoada. Isto é o que os macrobióticos podem fazer.

O que significa macrobiótico?

Macrobiótico é um termo grego. É uma combinação de duas palavras Macro (que significa ótimo) e Bios (que significa vida). Quando combinada, a palavra se torna macrobiótica, o que significa o caminho para uma vida longa e saudável. Envolver os macrobióticos em sua vida é aplicar leis naturais de mudança. A ideia foi originalmente desenvolvida por George Oshawa. Oshawa desenvolveu a teoria macrobiótica, que é aplicável em todos os aspectos da vida, o mais importante, a saúde e a dieta.

O que é uma dieta macrobiótica?

Uma dieta macrobiótica é um sistema completo que utiliza formas tradicionais e informações científicas para garantir que todos os desafios sejam abordados e que a saúde geral seja melhorada.

A dieta envolve a compreensão da filosofia asiática de Yin e Yang. Arroz integral, quinoa, espelta, centeio, cevada, milheto, grãos de teff e vegetais são bons alimentos macrobióticos. No entanto, os tomates, pimentas, berinjelas, batatas, abacates e espinafre devem ser evitados.

Uma dieta dessa não é realmente um programa de dieta convencional, pois é muito mais do que um cardápio regrado. Esta dieta incentiva as pessoas a entenderem o impacto dos alimentos sobre o corpo, o meio ambiente e a atitude. É por isso que os benefícios são extremamente variados.

Benefícios da dieta macrobiótica:

1. Contra diversas doenças

Através dessa dieta a cura natural do corpo torna-se possível. Quando o corpo não está sobrecarregado com excessos e toxinas, todas as suas funções são melhoradas e as doenças são curadas.

2. Manter o equilíbrio do PH

A força da vida, indiscutivelmente, está presente em cada ser humano e é categorizada como yin e yang. Os alimentos Yin, como a melancia e os pepinos, têm um efeito de resfriamento, enquanto os alimentos Yang, como pimenta, café e pimentão são gostosos. O consumo de alimentos tanto de yin como de yang de forma balanceada permite o mantimento de um pH perfeito. Este equilíbrio permite que o corpo permaneça ativo e saudável.

3. Perda de peso

Uma vez que as dietas macrobióticas dependem completamente dos produtos orgânicos e se abstêm do consumo de gordura animal e itens processados, acredita-se que seja uma das melhores dietas para perda de peso.

Os seguidores da dieta macrobiótica cozinham alimentos apenas em vasos de barro ou utensílios de ferro fundido e evitem usar a eletricidade para o cozimento. Eles preferem assar, vaporizar, ferver, cozinhar a pressão, e é por isso que experimentam uma rápida perda de peso e é considerado uma das melhores dietas.

4. Contra a diabetes

Caso esteja sofrendo de diabetes tipo 2 ou queira evitar que esse problema afete seu corpo, será uma ideia mudar para uma dieta macrobiótica. Uma pesquisa revelou que essa dieta é rica em carboidratos, vegetais e grãos integrais, enquanto proíbe o consumo de gordura animal, proteína e açúcar.

Esta estratégia ajuda na melhoria do metabolismo, açúcar no sangue, perfil lipídico sérico, pressão sanguínea, hemoglobina glicosilada, IMC (índice de massa corporal) e peso total.

5. Contra problemas cardíacos

Uma pesquisa indica que a dieta macrobiótica incentiva a redução dos “níveis de lipídios séricos e pressão arterial” nas pessoas. Portanto, é indicada como uma estratégia eficaz para prevenir doenças cardiovasculares.

6. Para limpar toxinas

A adoção de mudanças de estilo de vida que estejam em sincronia com as leis da natureza e incentivam um equilíbrio de energias garante uma maior vida útil, pois nosso corpo permanece ativo e saudável por um longo período.

Assim que iniciamos nosso corpo começa a limpeza das toxinas e o processo de cicatrização é iniciado onde todos os tipos de problemas de saúde estão presentes. Por isso, proporciona uma vida mais longa e saudável.

dieta macrobiótica benefícios

7. Alivio do estresse

Quando comemos alimentos frescos e orgânicos, alcançamos paz mental porque percebemos que estamos harmonizando nosso estilo de vida e dieta com as leis do universo e o movimento de energia. Esse sentimento proporciona paz interior. Nos sentimos mais leves e mais ativos, já que não estamos comendo alimentos que nos tornam agressivos, como carne animal ou produtos que não são benéficos para a nossa saúde como alimentos processados

8. Melhorar o processo digestivo

A dieta macrobiótica enfatiza a inclusão de alimentos ricos em fibras em nossas dietas, como grãos integrais, frutas frescas e vegetais. Isso ajuda nosso corpo a ter uma abundância de fibra, minerais e vitaminas fundamentais que proporciona uma desintoxicação eficaz e eficiente. Assim, o poder digestivo do nosso corpo é melhorado tremendamente.

Sair da versão mobile