Grãos e Cereais

Cevada: Para que serve, valor nutricional, benefícios, receitas e malefícios

A cevada é uma boa fonte de proteínas, as proteínas são moléculas orgânicas compostas de aminoácidos que auxiliam na saúde geral do corpo. Além disso, um dos melhores benefícios da cevada é prevenir a osteoporose, pois é rica em cálcio.

No entanto, ela (Hordeum vulgare) é muito conhecida entre os apreciadores da cerveja, mas não conhecem quais as outras formas de consumo da cevada e nem os benefícios para o corpo. Ela é um grão cultivado principalmente no Brasil, de acordo com dados da Embrapa, 30% de toda a demanda mundial de fabricação de cerveja é suprida pela produção de grãos do Brasil.

Cevada é bom para imunidade: veja 17 benefícios
benefícios da cevada

Valor nutricional da cevada:

Quantidade por 100 gramas dela:

  • Sódio – 12 mg;
  • Potássio – 452 mg;
  • Fibra Alimentar 17 g;
  • Açúcar – 0,8 g;
  • Proteínas – 12 g;
  • Vitamina A – 22 IU;
  • Vitamina C – 0 mg;
  • Cálcio 33 – mg;
  • Ferro 3,6 – mg;
  • Vitamina D – 0 IU;
  • Carboidratos – 73 g;
  • Magnésio – 133 mg
  • Vitamina B6 – 0,3 mg;
  • Vitamina B12 – 0 µg;

Ela não é apenas o grão que dá origem a cerveja, mas também o cereal capaz de apresentar diversos benefícios para a pele.

Benefícios da cevada para saúde:

1. Melhorar a imunidade:

A cevada (Hordeum vulgare) contém o dobro da quantidade de vitamina C do que nas laranjas, que suporta o seu sistema imunológico, reduzindo as chances de gripes e resfriados.

Ferro aumenta o volume de sangue, evitando assim anemia e fadiga. Facilita funcionamento renal adequada e o desenvolvimento das células do corpo. O manganês permite que você se sentir bem e cheio de energia que, por sua vez, beneficia o sistema nervoso e do sistema imunitário.

2. Prevenir a osteoporose:

Ela contém fósforo e cobre, que são bons para a saúde geral dos ossos. O fósforo é eficaz na cura de doenças de ossos e dentes. suco dela tem onze vezes mais cálcio do que o leite.

O manganês é necessário para a produção normal do osso e também para o tratamento da deficiência de ferro. Assim, a ela pode ser um remédio natural para a osteoporose.

3. Prevenir a aterosclerose:

O espessamento das paredes das artérias, devido à coagulação de materiais gordos, tal como o colesterol, é conhecido como aterosclerose.

Niacina ou vitamina do complexo B contida nela reduz os níveis de colesterol total e de lipoproteínas, diminuindo assim os fatores de risco cardiovasculares.

Ela é particularmente benéfica para as mulheres pós-menopáusicas com pressão sanguínea elevada, níveis elevados de colesterol ou doenças cardiovasculares.

4. Restaurar a cor do cabelo:

O consumo da cevada ajuda a restaurar a cor do cabelo. Além disso, ela contém o mineral de cobre que está envolvido na formação de melanina, um pigmento que dá cor ao seu cabelo.

5. Acelerar o crescimento do cabelo:

Ela é rica em micronutrientes, tiamina e niacina, que ajuda no crescimento do cabelo. Ele também contém Procianidina B-3, o qual é isolado a partir dela e identificado como um estimulante do crescimento de cabelo.

6. Prevenir a anemia:

Ela contém os minerais ferro e cobre, que aumentam a produção de células vermelhas do sangue, assim, ajuda a prevenir a anemia.

Cevada é bom para imunidade: veja 17 benefícios
cevada beneficios

7. Reduzir os níveis de colesterol:

A cevada (Hordeum vulgare) é rica em ambas as fibras solúveis e insolúveis. A fibra solúvel se dissolve e se liga com os ácidos gordos, reduzindo assim os níveis de colesterol total bem como a lipoproteína de baixa densidade (LDL), também conhecido como o mau colesterol.

A fibra insolúvel, por outro lado, produz ácido propiônico que ajuda a manter os níveis de colesterol no sangue baixo. Além disso, os baixos níveis de colesterol reduzem significativamente o risco de acidente vascular cerebral e ataques cardíacos.

5. Prevenir câncer:

A Hordeum vulgare contém fito nutrientes chamados lignanas vegetais. Um desses lignana, chamado enterobacter, ajuda a prevenir o câncer da mama, bem como doenças coronárias.

A fibra dietética presente nela fornece boas bactérias no intestino grosso que ajudam no bom funcionamento, protegendo assim contra o câncer de cólon.

6. Controlar o diabetes:

Comer ela é particularmente benéfica para pacientes diabéticos, pois estabiliza os níveis de glicose no sangue.

Isto é porque a fibra de beta-glucano encontrada nela tem a capacidade de retardar a absorção do corpo de hidratos de carbono a partir de alimentos, levando a uma redução nos níveis de glucose e de insulina.

7. Auxiliar a digestão:

O suco dela é extremamente benéfico para o sistema digestivo. Ele ajuda a digestão, permitindo que os sucos digestivos para trabalhar horas extras, reduzindo assim a sensação de inchaço no estômago.

8. Ajudar na formação de hemoglobina:

A cevada (Hordeum vulgare) contém o mineral de cobre que ajuda na formação de hemoglobina, necessária para a produção de células vermelhas do sangue. Assim, ele ajuda a Prevenir a anemia.

9. Mantem a elasticidade da pele:

Ela contém selênio, que preserva a elasticidade da pele e protege contra os danos dos radicais livres.

Selênio melhora o funcionamento do seu coração, pâncreas e sistema imunológico. A deficiência deste mineral pode causar pele, cólon, próstata, fígado, estômago e mama.

10. Eliminar cálculos biliares:

Por ser rico em fibras insolúveis, a Hordeum vulgare ajuda na redução da secreção de ácidos biliares, aumentando assim a sensibilidade à insulina e a redução dos níveis de triglicéridos. Por isso, ela pode ajudar as mulheres a evitar cálculos biliares eficaz.

11. Acabar com a constipação intestinal:

Ela ajuda na manutenção das funções intestinais saudáveis, devido ao seu teor de fibra rico. Isso ajuda na prevenção da constipação.

Cevada é bom para imunidade: veja 17 benefícios
cevada

12. Prevenir a infecção do trato urinário:

A Hordeum vulgare é um poderoso diurético e mantém o trato urinário saudável, evitando infecção do trato urinário (ITU).

13. Reduzir o calor:

Ela é a bebida de verão perfeita, uma vez que reduz o calor do corpo. É por isso que é geralmente dada a pessoas com altas temperaturas.

14. Parapele:

Além disso, a Hordeum vulgare ajuda a melhorar a elasticidade da pele, ela facilita o aperto da pele, tornando a pele mais macia e bem tonificado e dando-lhe uma aparência mais jovem.

15. Curar lesões faciais:

Ela é uma rica fonte de zinco, que acelera as propriedades curativas do corpo. Portanto, quando tomados por via oral ou aplicados como uma pasta, pode curar lesões faciais dentro de 5-6 meses.

16. Prevenir o envelhecimento precoce:

Os antioxidantes presente nela ajuda em desacelerando os sinais de envelhecimento. água dela libera as toxinas do corpo, dando-lhe um, livre de rugas textura da pele limpa.

17. Combater os radicais livres:

Ela contém antioxidantes que desempenham um papel importante na manutenção da boa saúde por abrandar a taxa de dano oxidativo pelos radicais livres que se formam quando as células do corpo usar oxigênio.

Você acha que acabou? está muito enganado! Agora e que estar por vim os principais Benefícios da Cevada para Saúde. Veja o vídeo a baixo:

Como usar a cevada?

Você pode encontrar ela em grãos ou então na forma de farelo, que pode substituir a farinha de trigo em receitas de bolos, pães, panquecas e tortas integrais.

Já os grãos dela podem ser cozidos e consumidos de maneira semelhante ao trigo e ao arroz, na forma de salada, risoto, sopa ou mesmo sozinhos, temperados a gosto.

Outro uso dela é no preparo do café verde, um tipo de bebida obtido a partir do cereal e que substitui o café tradicional com a vantagem de não conter cafeína.

Como preparar da água da cevada?

Ingredientes:

– 1,5 litro de água;
– um punhado de cevada (quantidade de contida numa mão).

Modo de preparo:

  1. Ferva um punhado dela em 1,5 litro de água.
  2. Em seguida, vire o calor para baixo e cozinhe por 30 minutos.
  3. Você pode alterar a quantidade de água, dependendo de como você gosta do sabor dela .
  4. Deixe esfriar e beber durante todo o dia.
  5. Tenha em mente que o gosto é muito branda.
  6. Então, se você não pode tolerar o gosto e quer melhorá-lo, apertar um pouco de limão nele ou adicionar um pouco de mel.

Assim, este grão de cereal rico em fibra pode formar uma parte de refeições equilibradas, onde ele pode ser usado como um prato lateral ou feitas em um cereal de pequeno-almoço, para fornecer uma refeição de enchimento com uma variedade de saúde, pele e cabelo benefícios.

Como fazer o chá de cevada?

Ingredientes:

– 100 gramas de cevada;
– 1 litro de água;
– 1 pitada de canela.

Modo de preparo:

  1. Em primeiro lugar pegue uma panela ferva um litro de água com ela.
  2. Deixe ferver 3 minutos, Após este tempo, desligue o fogo, tampe e deixe descansar por 2 minutos.
  3. Após este tempo, a estirpe e servir em copos Adicione uma pitada de canela e adoçar a gosto (com mel ou açúcar mascavo).
  4. Como já afirmei, é uma bebida adequada para a digestão pesada e lenta se refeições, tornando-o ideal para levá-lo após as refeições.

Contraindicações e efeitos colaterais da cevada:

O consumo dela é livre para todos, inclusive idosos e crianças, uma vez que não possui cafeína. Não foram encontradas contraindicações nem efeitos colaterais na literatura consultada.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.